Logo Passei Direto
Buscar
O enfermeiro da Clínica Médica, ao realizar exame físico em um paciente adulto jovem do sexo masculino, durante o exame do tórax, auscultou o pulmão e ouviu sons pulmonares anormais em base de ambos hemitórax. Esses sons caracterizavam-se por serem descontínuos, ouvidos no final da inspiração, com frequência alta, ou seja, agudos, e de curta duração. Não se modificavam quando o paciente tossia, podendo ser comparados ao ruído produzido pelo atrito de um punhado de cabelos junto ao ouvido. Diante desse quadro, o enfermeiro descreveu que esses sons se tratavam de
(A) atrito pleural.
(B) roncos.
(C) murmúrios vesiculares.
(D) estertores finos.
(E) sibilos.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas com base na descrição dos sons pulmonares anormais: - A) Atrito pleural: Sons que ocorrem devido ao atrito das pleuras, geralmente ouvidos durante a respiração, mas não se encaixam na descrição de sons descontínuos e agudos. - B) Roncos: Sons contínuos, geralmente associados a obstruções nas vias aéreas, não se encaixam na descrição de sons descontínuos. - C) Murmúrios vesiculares: Sons normais da ausculta pulmonar, não se encaixam na descrição de sons anormais. - D) Estertores finos: Sons descontínuos, ouvidos no final da inspiração, com frequência alta e de curta duração, que se assemelham ao som de cabelos sendo friccionados. Essa descrição se encaixa perfeitamente. - E) Sibilos: Sons contínuos, geralmente agudos, mas não se encaixam na descrição de sons descontínuos. Diante da análise, a alternativa correta é: D) estertores finos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Com base na descrição dos sons pulmonares anormais ouvidos pelo enfermeiro durante o exame físico do paciente, podemos identificar que se tratam de estertores finos. Os estertores finos são sons descontínuos, ouvidos no final da inspiração, com frequência alta (agudos) e de curta duração, sem modificação ao tossir, sendo comparados ao ruído produzido pelo atrito de um punhado de cabelos junto ao ouvido. Portanto, a alternativa correta é: (D) estertores finos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

02 dias de vida e à puérpera, o enfermeiro da Estratégia Saúde da Família explica corretamente sobre os cuidados com o RN. Nesse sentido, esse enfermeiro orienta
(A) que, nos cuidados com o coto umbilical, deve-se, após a higiene diária, cobri-lo com faixa ou micropore.
(B) que, após o banho, depois de secar bem o umbigo, deve ser aplicada uma gota de óleo mineral para cicatrização.
(C) a limpeza da região anal e perineal a cada troca de fraldas para evitar lesões na pele.
(D) que, nas meninas, a higiene da região anal e perineal deve ser feita no sentido do ânus para a vulva.
(E) que pode ser usado perfume ou talco no RN, desde que seja hipoalergênico.

Mais conteúdos dessa disciplina