Logo Passei Direto
Buscar
6 - É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado). Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmacoes seguintes.

 Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.

 II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.

 III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.

É correto o que se afirma em: Todas as alternativas estão corretas.

User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação: I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. Verdadeiro, pois mesmo uma pessoa que cometeu um crime tem direitos básicos que devem ser respeitados. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. Verdadeiro, pois as regras de conduta são essenciais para o funcionamento de uma sociedade democrática e pluralista. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual. Verdadeiro, pois o princípio da dignidade humana preconiza que todos os seres humanos são dignos de respeito, independentemente de suas características pessoais. Portanto, todas as afirmativas estão corretas. A alternativa correta é: Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4 -Para Vázquez, o principal influenciador da moral e da ética na vida medieval era: -- A religião

6- Após a leitura das afirmativas abaixo, assinale a questão correta.
I A palavra moralidade vem do latim mos ou moris e significa costumes.
II As palavras ética e moralidade são sinônimas e correspondem à mesma ideia.
III As normas morais não variam a depender da cultura e do período histórico.
IV A palavra ética vem do grego éthikos e significa modos de ser.
V A palavra ética deriva do latim éthos e significa de ser e agir.

I e IV estão corretas

A quem pode ser atribuído o trecho: ¿ afirma que o fim supremo do conhecimento é Deus¿:

São Thomas de Aquino

A perspectiva da Ecologia Social, genericamente: integra os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura.

Diversos autores, nos mais variados campos do conhecimento, têm ressaltado a importância de estabelecer-se uma relação ética com os recursos sociais, humanos e naturais que reponha uma hierarquia de valores morais e filosóficos como parâmetros do desenvolvimento. Não há desenvolvimento social sem antes a formação de uma ética que baseie os pressupostos fundamentais de uma sociedade. A Ecologia Social integra os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura entendendo que as relações do homem com as sociedade passam também pelo modo como ele estabelece relação consigo próprio e com seu ambiente.

Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é: Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.

Todas estas relações são moldadas por idéias, princípios, valores e conceitos que existem dentro de nós e que definem a maneira como agimos, ou seja, que ¿aprovam¿ ou ¿desaprovam¿ nossas ações e condutas.

1 - Sobre os princípios básicos da Bioética, analise as afirmativas abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F).
a) O principio do duplo efeito foi elaborado para estabelecer as condições pelas quais considera-se ética uma ação boa que promove efeitos negativos.
b) No princípio da totalidade, as partes do corpo podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física.
c) Somente se justifica a aplicação de um meio extraordinário se os meios ordinários já tiverem sido tentados e demonstrados sua ineficácia no caso em questão.
d) Qualquer intervenção ou interferência produzida sobre a vida humana, precisa obrigatoriamente ser avaliada somente em termos éticos e morais.
Gabarito A opção b) é falsa pois, no princípio da totalidade, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física.
A opção d) também é falsa pois, qualquer intervenção ou interferência produzida sobre a vida humana, precisa obrigatoriamente ser avaliada em termos éticos e morais e deve ter o sentido de sacralidade como paradigma central de suas considerações.

Quais são os princípios para que as pesquisas atendam as exigências éticas e científicas, exceto:

assegurar que os participantes terão suas informações divulgadas.

A classificação ou definição precisa do conceito de risco é sempre algo controverso e que implica em aspectos subjetivos e muitas vezes culturais ou ideológicos. Avaliando a Resolução 196/96, é incorreto afirmar: Determina que os riscos não são aceitáveis no desenvolvimento de pesquisas.

Bruno está participando de um experimento e deu seu consentimento explícito para o bom andamento da pesquisa. Contudo ele desistiu de sua participação e decidiu cancelar o consentimento. Segundo a Declaração de Helsinque:

O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento a qualquer momento.

Mais conteúdos dessa disciplina