Logo Passei Direto
Buscar
A criação de uma autarquia para executar determinado serviço público representa uma descentralização das atividades estatais. Essa criação somente se promove por meio da edição de lei específica para esse fim.

Certo
Errado
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Certo. A criação de uma autarquia para executar um serviço público específico requer a edição de uma lei específica para esse fim, o que de fato representa uma descentralização das atividades estatais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o tema abordado na Aula 00 do curso de Administração Geral para Analista Administrativo do ICMBio?

A) Administração direta, indireta, e fundacional.
B) Atos administrativos.
C) Regime dos servidores públicos federais.
D) Licitação pública.

3) (CESPE - 2013 - MS - Analista Técnico - Administrativo) A respeito da organização administrativa, julgue os itens subsequentes. Considere que o Estado tenha criado uma entidade e a ela tenha transferido, por lei, determinado serviço público. Nesse caso, ocorreu descentralização por meio de delegação.
A descentralização por outorga ocorre quando o Estado transfere, por lei, determinado serviço público. O serviço continua sendo prestado em nome, por conta e risco do Estado.
Certo
Errado

Explique a teoria do órgão para explicar como se dá a atribuição ao Estado dos atos das pessoas naturais que agem em nome deles, ou seja: Se a pessoa jurídica não tem vontade própria, como é que vamos considerar que a manifestação daquela pessoa é a manifestação do Estado? Para explicar esse fenômeno, foram criadas 3 teorias: teoria do mandato, teoria da representação e teoria do órgão (ou da imputação). Mas não se esqueça: o BRASIL ADOTA A TEORIA DO ÓRGÃO! Conforme lição de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (2010, p. 117-119), podemos definir essas três teorias da seguinte forma:

11) (CESPE - 2012 - TJ-RR - Técnico Judiciário) Tanto a criação quanto a extinção de órgãos públicos depende da edição de lei específica; contudo, a estruturação e o estabelecimento das atribuições desses órgãos, desde que não impliquem aumento de despesa, podem ser processados por decreto do chefe do Poder Executivo.

Gabarito: Certo

Quais são as principais características das autarquias?
As autarquias são criadas por lei específica.
Normalmente, a lei informa a qual Ministério estará a autarquia vinculada.
As autarquias exercem atividades administrativas típicas do Estado.
As autarquias têm personalidade jurídica de direito público.

O que é uma agência executiva de acordo com a Lei 9.649/98?

a) Uma entidade instituída com a denominação de agência executiva.
b) Uma entidade preexistente (autarquia ou fundação governamental) que, uma vez preenchidos os requisitos legais, recebe a qualificação de agência executiva.
c) Uma entidade que não possui relação com autarquias ou fundações governamentais.

idades políticas (União, Estados, DF e Municípios), de um ente com personalidade jurídica própria, para promover a gestão associada de serviços públicos. Celebram contrato de rateio e contrato de programa.

a) As agências reguladoras são autarquias com regime especial, cujos dirigentes ocupam cargos em comissão exoneráveis pelo chefe do Poder Executivo.
b) De acordo com a jurisprudência, compete à justiça federal processar e julgar as ações ajuizadas contra sociedade de economia mista, quando a referida instituição estiver sob a intervenção do BACEN.
c) Na denominada descentralização por serviços, por meio da qual o poder público cria uma pessoa jurídica de direito público ou privado, atribuindo-lhe a execução de determinado serviço público, é vedada a transferência da própria titularidade do serviço.
d) O Estado pode intervir no domínio econômico mediante a criação de empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas.
e) As autarquias administrativas, entidades destinadas ao exercício de diversas atividades administrativas, inclusive, de fiscalização, submetem-se ao regime jurídico de direito público, a exemplo do BACEN.

As pessoas integrantes da administração indireta podem ser autorizadas e instituídas somente por lei, cujo teor deverá abordar a atividade descentralizada a ser exercida, e serão submetidas ao controle da administração direta da pessoa política a que são vinculadas.

a) Certo.
b) Errado.

Mais conteúdos dessa disciplina