Logo Passei Direto
Buscar
As unidades integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza dividem-se em dois grupos, com características específicas: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Assinale a opção que apresenta exemplos, respectivamente, de uma Unidade de Proteção Integral e de uma Unidade de Uso Sustentável.

a) Floresta Nacional e Reserva Extrativista.
b) Reserva de Fauna e Reserva de Fauna.
c) Parque Nacional e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) Floresta Nacional e Reserva Extrativista - A Floresta Nacional é uma Unidade de Uso Sustentável, enquanto a Reserva Extrativista é uma Unidade de Proteção Integral. Portanto, essa opção não está correta. b) Reserva de Fauna e Reserva de Fauna - Ambas as opções se referem a Reservas de Fauna, o que não condiz com a divisão entre Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Portanto, essa opção não está correta. c) Parque Nacional e Reserva de Desenvolvimento Sustentável - O Parque Nacional é um exemplo de Unidade de Proteção Integral, enquanto a Reserva de Desenvolvimento Sustentável é um exemplo de Unidade de Uso Sustentável. Portanto, essa é a opção correta. Assim, a alternativa correta é: c) Parque Nacional e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a opção correta com relação aos enunciados normativos da Lei n.º 9.985/2000.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação estabelece dois grupos de UCs: as de proteção integral e as de uso sustentável.
Estação ecológica e reserva biológica são unidades de proteção de uso sustentável.
Parque nacional e área de proteção ambiental são unidades de uso sustentável.
Refúgio da vida silvestre é unidade de uso sustentável.
Entende-se por UC o espaço territorial e seus recursos ambientais, exceto os recursos hídricos nele existentes.
a) O Sistema Nacional de Unidades de Conservação estabelece dois grupos de UCs: as de proteção integral e as de uso sustentável.
b) Estação ecológica e reserva biológica são unidades de proteção de uso sustentável.
c) Parque nacional e área de proteção ambiental são unidades de uso sustentável.
d) Refúgio da vida silvestre é unidade de uso sustentável.
e) Entende-se por UC o espaço territorial e seus recursos ambientais, exceto os recursos hídricos nele existentes.

As estações ecológicas, as reservas biológicas e os parques nacionais são exemplos de áreas que, na legislação ambiental, são denominadas de

a) Unidades de Uso Sustentável.
b) Unidades de Proteção Integral.
c) Patrimônio Biológico Nacional.
d) Patrimônio Histórico Nacional.
e) Áreas de Uso Compartilhado.

A respeito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza instituída pela Lei nº 9.985/2000, analise os itens a seguir.
A Reserva da Biosfera é constituída por uma ou várias zonas de transição, sem limites rígidos, em que o processo de ocupação e o manejo dos recursos naturais são planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentáveis.
A realização de pesquisas científicas nas unidades de conservação dispensa autorização prévia e fiscalização, exceto nas Área de Proteção Ambiental e nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais.
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

De acordo com a Lei nº 9.985/2000, trata-se de:

a) Refúgio de Vida Silvestre, que pertence ao grupo das Unidades de Proteção Integral;
b) Reserva Biológica, que pertence ao grupo das Unidades de Uso Sustentável;
c) Estação Ecológica, que pertence ao grupo das Unidades de Uso Sustentável;
d) Área de Proteção Ambiental, que pertence ao grupo das Unidades de Proteção Integral;
e) Área de Relevante Interesse Ecológico, que pertence ao grupo das Unidades de Proteção Integral.

Diante da descrição, de acordo com a Lei nº 9.985/2000, é correto afirmar que a Unidade de Conservação Alfa é um(a)

a) Monumento Natural.
b) Parque Nacional.
c) Estação Ecológica.
d) Área de Relevante Interesse Ecológico.
e) Floresta Nacional.

Em 2000 foi instituído o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC define Unidade de Conservação (UC), como o espaço territorial e seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com características específicas. A categoria Floresta Nacional pertence ao grupo das Unidades de

a) uso sustentável.
b) proteção integral.
c) interesse ecológico.
d) conservação da biosfera.
e) preservação da flora nativa.

A Floresta Nacional (Flona) do Amapá, criada por meio do Decreto nº 97.630 de 10 de abril de 1989, consiste em uma Unidade de Conservação segundo a Lei federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). De acordo com a Lei que institui o SNUC, em relação à Floresta Nacional é correto afirmar que

a) é uma área com cobertura florestal de espécies exclusivamente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
b) é de posse e domínio públicos, mas pode ser constituída por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.
c) é admitida a permanência de populações tradicionais que a habitam quando de sua criação, em conformidade com o disposto em regulamento e no Plano de Manejo da unidade.
d) é permitida a visitação pública, condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração, desde que haja compatibilidade entre os objetivos da área e as atividades privadas, devendo haver aquiescência do proprietário às condições propostas de visitação.
e) disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, dos proprietários das áreas particulares e das populações tradicionais residentes.

Leia atentamente o trecho do Art. 15 da Lei 9985, de 18 de julho de 2000 a seguir:

“A área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, com objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.”

A área a que se refere o texto é denominada

a) Área de Proteção Ambiental.

b) Área de Relevante Interesse Ecológico.

c) Floresta Nacional.

d) Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

e) Reserva Particular do Patrimônio Natural.

a) Área de Proteção Ambiental.
b) Área de Relevante Interesse Ecológico.
c) Floresta Nacional.
d) Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
e) Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Mais conteúdos dessa disciplina