Logo Passei Direto
Buscar

Vestibular

UNIASSELVI
Poeta moderno, Carlos Drummond aborda o tema mãe na poesia “Para sempre”, texto abaixo. Nela, o poeta se ressente: Para Sempre Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho E ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. ( Carlos Drummond de Andrade) Escolha uma alternativa A) dos exageros das mães como se pode perceber no verso “Mãe não tem limite”. B) do envelhecimento das mães como apontam os versos “veludo escondido/ na pele enrugada.” C) da perda da mãe como se nota nos versos “Por que Deus se lembra /- mistério profundo -/ de tirá-la um dia?” D) da brevidade da vida demostrada nos versos “com o que é breve e passa/ sem deixar vestígio” E) da falta de poder no mundo como mostra o verso “Fosse eu Rei do Mundo”
User badge image
Vynny Tatoo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao tema da poesia "Para Sempre" de Carlos Drummond de Andrade, que aborda a relação com a mãe e a dor da perda. A) dos exageros das mães como se pode perceber no verso “Mãe não tem limite” - Essa alternativa não reflete o sentimento de perda, mas sim uma idealização da figura materna. B) do envelhecimento das mães como apontam os versos “veludo escondido/ na pele enrugada.” - Embora mencione o envelhecimento, não é o foco principal da poesia, que trata mais da perda. C) da perda da mãe como se nota nos versos “Por que Deus se lembra /- mistério profundo -/ de tirá-la um dia?” - Esta alternativa aborda diretamente a dor da perda e a reflexão sobre a morte da mãe, que é um tema central do poema. D) da brevidade da vida demonstrada nos versos “com o que é breve e passa/ sem deixar vestígio” - Embora a brevidade da vida seja mencionada, o foco do poema é mais sobre a relação com a mãe e a perda. E) da falta de poder no mundo como mostra o verso “Fosse eu Rei do Mundo” - Essa alternativa reflete um desejo de controle, mas não é o tema central da poesia. A alternativa que melhor representa o tema da poesia e o ressentimento do eu lírico em relação à perda da mãe é: C) da perda da mãe como se nota nos versos “Por que Deus se lembra /- mistério profundo -/ de tirá-la um dia?”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando o poema "Para Sempre" de Carlos Drummond de Andrade, percebemos que o poeta aborda o tema da perda da mãe. Ele questiona por que Deus permite que as mães se vão embora, destacando a eternidade da figura materna e a dor da separação. Analisando as alternativas: A) dos exageros das mães como se pode perceber no verso “Mãe não tem limite”. - Essa alternativa não condiz com a temática da perda da mãe presente no poema. B) do envelhecimento das mães como apontam os versos “veludo escondido/ na pele enrugada.” - Embora o envelhecimento seja mencionado, o foco principal não está nesse aspecto. C) da perda da mãe como se nota nos versos “Por que Deus se lembra /- mistério profundo -/ de tirá-la um dia?” - Correta, pois reflete a principal reflexão do poema sobre a perda da mãe. D) da brevidade da vida demostrada nos versos “com o que é breve e passa/ sem deixar vestígio” - Embora a brevidade da vida seja mencionada, não é o foco principal do poema. E) da falta de poder no mundo como mostra o verso “Fosse eu Rei do Mundo” - Essa alternativa não está diretamente relacionada à temática da perda da mãe presente no poema. Portanto, a alternativa correta é: C) da perda da mãe como se nota nos versos “Por que Deus se lembra /- mistério profundo -/ de tirá-la um dia?”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina