Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Sobre a farmacocinética da morfina, assinale o que for correto:
Os opioides são amplamente empregados como fármacos analgésicos, mas a respectiva utilização pode levar à tolerância e à dependência. A esse respeito, é correto afirmar que a
O receptor opioide K tem ação midriatica quando saturado
AINES, pela ação de bloqueio a síntese de prostaglandinas, são amplamente usados em unidades de terapia intensiva, visto sua estabilidade sob o aspecto hemodinâmico e o fato de não causar alteração direta na função renal de doentes críticos
Os receptores Mu-2 são os únicos responsáveis pelo efeito analgésico opióide
O metabólito da morfina tem maior ação analgésica que o próprio fármaco inalterado
A codeína é um analgésico opióide de uso oral. Produz acentuada euforia e dependência e geralmente é associada ao paracetamol como medicamento de venda livre para tratar cefaléias, lombalgias e dor de dente.
O tramadol não é mais utilizado como analgésico para dor pós-operatória.
A morfina é um analgésico opióide somente de uso oral cujos efeitos são: analgesia, euforia e sedação, depressão respiratória e diarréia.
A fentanila pode ser usada em sistemas de infusão intravenosa controlados pelo paciente ou na forma de adesivos transdérmicos na dor crônica intensa.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a farmacocinética da morfina, vamos analisar as afirmações apresentadas: 1. O receptor opioide K tem ação midriática quando saturado - INCORRETO. A ação midriática está relacionada ao receptor opioide M, não ao receptor K. 2. AINES, pela ação de bloqueio a síntese de prostaglandinas, são amplamente usados em unidades de terapia intensiva, visto sua estabilidade sob o aspecto hemodinâmico e o fato de não causar alteração direta na função renal de doentes críticos - INCORRETO. Os AINES podem causar efeitos adversos na função renal e hemodinâmica, especialmente em pacientes críticos. 3. Os receptores Mu-2 são os únicos responsáveis pelo efeito analgésico opioide - INCORRETO. Além dos receptores Mu, outros receptores opioides também estão envolvidos nos efeitos analgésicos dos opioides. 4. O metabólito da morfina tem maior ação analgésica que o próprio fármaco inalterado - INCORRETO. Geralmente, a morfina é metabolizada em metabólitos ativos que contribuem para a ação analgésica, mas não necessariamente maior que a morfina em si. 5. A codeína é um analgésico opioide de uso oral. Produz acentuada euforia e dependência e geralmente é associada ao paracetamol como medicamento de venda livre para tratar cefaleias, lombalgias e dor de dente - INCORRETO. A codeína é um opioide de uso oral, mas não produz acentuada euforia e dependência como afirmado. 6. O tramadol não é mais utilizado como analgésico para dor pós-operatória - INCORRETO. O tramadol ainda é amplamente utilizado como analgésico para dor pós-operatória. 7. A morfina é um analgésico opioide somente de uso oral cujos efeitos são: analgesia, euforia e sedação, depressão respiratória e diarreia - INCORRETO. A morfina pode ser administrada por diversas vias, não apenas oral, e seus efeitos incluem os mencionados, mas não se limitam a eles. 8. A fentanila pode ser usada em sistemas de infusão intravenosa controlados pelo paciente ou na forma de adesivos transdérmicos na dor crônica intensa - CORRETO. A fentanila pode ser utilizada de diversas formas para o controle da dor, incluindo sistemas de infusão intravenosa e adesivos transdérmicos. Portanto, a única afirmação correta sobre a farmacocinética da morfina é: A fentanila pode ser usada em sistemas de infusão intravenosa controlados pelo paciente ou na forma de adesivos transdérmicos na dor crônica intensa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os opioides são fármacos de origem natural, semissintética ou sintética que agem no Sistema Nervoso Central, imitando a ação de neurotransmissores peptídeos endógenos. Sobre eles, assinale a alternativa correta:
A biodisponibilidade oral de codeína é considerada boa.
Tramadol é primeira escolha para tratamento em longo prazo de dor crônica não oncológica.
O acúmulo do metabólito de meperidina pode induzir confusão mental e convulsão.
Morfina é o opioide de eleição para analgesia intensa em dor oncológica.
A infusão de opioides e agentes anestésicos locais através de um cateter epidural resulta em alívio da dor com mais efeitos colaterais, inclusive sedação, em comparação com a analgesia sistêmica.
A via parenteral do medicamento analgésico produz efeitos mais rápidos que a administração oral e esses efeitos apresentam duração mais prolongada.
A via subcutânea é uma maneira efetiva e conveniente para tratar a dor. Além disso, a dose de opioide que pode ser administrada por vez no tecido subcutâneo é ilimitada.
A infusão de opioides ou de agentes anestésicos locais no espaço epidural tem sido empregada para o controle efetivo da dor em pacientes pós-operatórios e naqueles com dor crônica não aliviada por outros métodos.
O início da ação dos opioides administrados via retal é preciso, mas a ação mostra-se rápida quando comparada com outras vias de administração.
A biodisponibilidade oral de codeína é considerada boa.

Mais conteúdos dessa disciplina