Logo Passei Direto
Buscar

Geologia

Outros
3 - Os métodos de extração dos recursos minerais brasileiros variam de acordo com o tipo de recurso almejado, podendo se realizar extrações na superfície do solo, em profundidade, ou até em leitos pluviais. Cada método tem sua vantagem e desvantagem, e, concomitantemente, cada um produz impactos adversos distintos ao meio ambiente. A seguir, verifique se as afirmativas sobre os métodos de extração dos recursos minerais são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( F ) As lavras subterrâneas são utilizadas na extração de minerais que se encontram próximas à superfície, e seus danos ambientais são incipientes e facilmente reparáveis.
( V ) As lavras a céu aberto são utilizadas na extração de minerais que se encontram próximas à superfície, e seus danos ambientais são extensos e dificilmente reparáveis.
( F ) O garimpo é praticado primeiramente para se extrair minerais leves e de pouco valor comercial, como o alumínio.
( F ) O principal impacto socioambiental adverso da mineração no Brasil é o desemprego.
a. F – V – F – F.
b. F – V – V – F.
c. V – F – F – F.
d. F – V – F – V.
e. V – F – V – F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre os métodos de extração dos recursos minerais: ( F ) As lavras subterrâneas são utilizadas na extração de minerais que se encontram próximas à superfície, e seus danos ambientais são incipientes e facilmente reparáveis. Esta afirmação é falsa. As lavras subterrâneas são utilizadas na extração de minerais que se encontram em profundidade, não próximos à superfície, e seus danos ambientais podem ser significativos e nem sempre facilmente reparáveis. ( V ) As lavras a céu aberto são utilizadas na extração de minerais que se encontram próximos à superfície, e seus danos ambientais são extensos e dificilmente reparáveis. Esta afirmação é verdadeira. As lavras a céu aberto são utilizadas em minerais próximos à superfície, e os danos ambientais costumam ser mais extensos e difíceis de reparar devido à grande área afetada. ( F ) O garimpo é praticado primeiramente para se extrair minerais leves e de pouco valor comercial, como o alumínio. Esta afirmação é falsa. O garimpo é uma prática informal e muitas vezes ilegal de extração de minerais, e não está necessariamente relacionado à leveza ou valor comercial dos minerais. ( F ) O principal impacto socioambiental adverso da mineração no Brasil é o desemprego. Esta afirmação é falsa. O desemprego pode ser um impacto da mineração, mas não é o principal. Os impactos socioambientais da mineração incluem questões como degradação ambiental, conflitos sociais, impactos na saúde das comunidades, entre outros. Portanto, a sequência correta é: b) F – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2 - O Brasil colonial foi historicamente modelado pela mineração do ouro, principalmente no estado de Minas Gerais. O chamado 'ciclo do ouro' surgiu como uma fase em que a avassaladora maioria do ouro produzido no Brasil era transportada de volta para a corte real portuguesa. A partir dessa premissa, assinale a alternativa correta.

a. A exploração do ouro no século XVIII teve uma ascensão e queda repentina, pois as fontes de ouro se esgotaram rapidamente e os impostos sobre as coletas aumentaram, resultando no movimento conhecido como 'Inconfidência Mineira'.
b. Além de Minas Gerais, a Bacia Amazônica foi palco da exploração de ouro no século XVIII.
c. Apesar de a Bacia Sedimentar Amazônica conter reservas significativas de ouro, o ciclo do ouro foi, de fato, protagonizado pelo estado de Minas Gerais durante a primeira metade do século XVIII, especificamente na comunidade de Vila Rica e seus entornos. Essa corrida do ouro causou uma explosão na população de Minas Gerais: apenas em Vila Rica havia 79 mil moradores no ano de 1763, muito mais do que a capital Salvador (46 mil) e o Rio de Janeiro (39 mil). Por isso, a corte resolveu relocalizar a capital colonial para um local muito mais próximo às reservas de ouro, onde surgiu o Rio de Janeiro como capital, de modo a facilitar o transporte da carga para a capital portuária. Com o extrativismo em massa, por meio de trabalho escravo e abusivo, as reservas de ouro diminuíram e se tornaram escassas, motivo pela qual foram desencadeadas diversas rebeliões e revoltas contra a corte, que continuava a aumentar os impostos sobre as coletas de ouro. Para se ter uma ideia, a partir do fim do século XVIII, o volume de ouro transportado para Portugal era igual aos níveis do início do século, mesmo com uma mão de obra mais do que triplicada.
d. O ciclo do ouro foi pouco determinante para a mudança da capital federal de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.
e. A exploração do ouro eventualmente alavancou prosperidade para os extrativistas e os alferes da corte, que contaram com a redução de impostos pela corte.

Mais conteúdos dessa disciplina