Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma fotografia de um objeto é signo visual ou icônico deste objeto. ( ) As imagens já foram consideradas substitutas das coisas ou seres que representavam. ( ) Não é preciso estar diante do objeto real para perceber a sua existência, mas de um signo. ( ) A foto de uma pessoa famosa não representa esta pessoa, já que a fotografia não é capaz de fixar a fama. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - F.
B F - F - V - F.
C V - V - V - F.
D F - V - V - V.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação para classificar como verdadeira (V) ou falsa (F): ( ) Uma fotografia de um objeto é signo visual ou icônico deste objeto. Verdadeiro (V). Uma fotografia é um registro visual que representa um objeto, pessoa ou cena, sendo um signo icônico que remete àquilo que foi fotografado. ( ) As imagens já foram consideradas substitutas das coisas ou seres que representavam. Verdadeiro (V). As imagens têm o poder de representar objetos, pessoas ou situações, sendo capazes de substituir a presença física do objeto representado. ( ) Não é preciso estar diante do objeto real para perceber a sua existência, mas de um signo. Verdadeiro (V). Através de signos visuais, como fotografias, é possível perceber a existência de objetos ou pessoas mesmo sem estar diante deles fisicamente. ( ) A foto de uma pessoa famosa não representa esta pessoa, já que a fotografia não é capaz de fixar a fama. Falso (F). Uma fotografia de uma pessoa famosa pode sim representar essa pessoa, pois a imagem capturada pode ser reconhecida e associada à fama da pessoa retratada. Portanto, a sequência correta é: C) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Muitos questionamentos surgiram em torno da fotografia, desde o seu surgimento. Isso porque a foto de um objeto dado dá a impressão de que se vê o objeto real e não uma imagem desse objeto. Alguns artistas e profissionais da imagem modernos e contemporâneos usam a fotografia em seus trabalhos. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa CORRETA:
A - O objeto é signo visual ou icônico deste objeto.
B - As imagens já foram consideradas substitutas das coisas ou seres que representavam.
C - Não é preciso estar diante do objeto real para perceber a sua existência, mas de um signo.
D - A foto de uma pessoa famosa não representa esta pessoa, já que a fotografia não é capaz de fixar a fama.
a) V - V - F - F
b) F - F - V - F
c) V - V - V - F
d) F - V - V - V

Desde o início da fotografia, as pessoas queriam ver seu retrato impresso e afixado pelas casas ou a circular em jornais. Sobretudo as pessoas abastadas e que tinham destaque na sociedade tiveram esse privilégio. No Brasil, surgem, assim, fotos em que a família real aparece em situações banais. A partir deste uso dado à fotografia, analise as sentenças a seguir: I- A fotografia torna-se objeto de estudo; Roland Barthes e Vilém Flusser são expoentes na área. II- Um questionamento animou os debates: a foto é arte ou mera técnica? III- A miniaturização e apresentação simultânea de várias imagens permite a Niépce vender sua técnica. IV- Quando a fotografia se popularizou, diminuiu o seu leque de aplicações. Assinale a alternativa CORRETA:

a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Gravura ou pintura artística. II- Pintura religiosa. III- Pintura rupestre. IV- Câmara escura e fotografia. ( ) Um desejo profundo de representação e reprodução objetiva da realidade conduz à técnica. ( ) É testemunha de técnicas e estratégias de caça ou convívio interativo entre os indivíduos e o meio ou os indivíduos entre si. ( ) A criação artística permite reproduzir um elo entre o humano e figuras representativas do sagrado religioso. ( ) Um desejo de perenidade e autoestima conduzem à representatividade através de suportes materiais e esteticamente valorizados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A IV - III - II - I.
B IV - I - III - II.
C III - II - I - IV.
D I - IV - III - II.

Sobre esse aspecto, assinale a alternativa CORRETA:

A A única finalidade e única capacidade da fotografia é reproduzir a realidade.
B A pintura e a gravura são técnicas usadas para reproduzir a realidade.
C Uma fotografia das pirâmides do Egito corresponde às pirâmides reais e não a uma criação.
D Um gato mostrado em uma foto é a representação de um gato, mas não permite que se negue a existência do animal real.

em jornais. Sobretudo as pessoas abastadas e que tinham destaque na sociedade tiveram esse privilégio. No Brasil, surgem, assim, fotos em que a família real aparece em situações banais. A partir deste uso dado à fotografia, analise as sentenças a seguir: I- A fotografia torna-se objeto de estudo; Roland Barthes e Vilém Flusser são expoentes na área. II- Um questionamento animou os debates: a foto é arte ou mera técnica? III- A miniaturização e apresentação simultânea de várias imagens permite a Niépce vender sua técnica. IV- Quando a fotografia se popularizou, diminuiu o seu leque de aplicações. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina