Logo Passei Direto
Buscar
O raio atômico do cobre é maior do que o crômio devido:

a) A presença de elétrons desemparelhados no cobre e ausência de elétrons desemparelhados no crômio.
b) A presença de elétrons emparelhados em ambos os elementos.
c) A ausência de elétrons desemparelhados em ambos os elementos.
d) Ao preenchimento completo de orbitais-d.
e) nenhuma das anteriores.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, é importante considerar a estrutura eletrônica dos átomos de cobre e cromo. O cobre (Cu) possui a configuração eletrônica [Ar] 3d¹⁰ 4s¹, enquanto o cromo (Cr) possui a configuração eletrônica [Ar] 3d⁵ 4s¹. A presença de elétrons desemparelhados no cobre e a ausência de elétrons desemparelhados no crômio contribuem para o raio atômico do cobre ser maior do que o do crômio. Isso ocorre devido à repulsão entre os elétrons desemparelhados, que faz com que o raio atômico do cobre seja maior. Portanto, a alternativa correta é: a) A presença de elétrons desemparelhados no cobre e ausência de elétrons desemparelhados no crômio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3) Indique a alternativa correta:
a) O efeito do par inerte é a tendência para elementos do bloco-p em formar cátions duas unidades abaixo em carga do que seria esperado para o número do grupo; isto é mais pronunciado para elementos pesados.
b) As interações entre íons são responsáveis pela formação de compostos iônicos, sendo que a força de tais interações são medidas pela entalpia de rede. A entalpia de rede é alta para compostos formados a partir de íons de carga alta e grandes.
c) Ressonância é a combinação de estruturas com o mesmo arranjo de elétrons, mas diferente arranjo de átomos. Ela difunde o caráter de ligação múltipla em uma molécula e também reduz sua energia.
d) Compostos constituídos de cátions altamente polarizáveis e ânions altamente polarizantes tem significante caráter covalente em sua ligação.
e) A carga formal dá uma indicação da extensão em que átomos ganharam ou perderam elétrons em um processo de formação de ligação covalente. Estruturas com cargas formais mais altas são esperadas ter a menor energia.

4) Indique dentre as alternativas abaixo qual espécie é diamagnética.

a) F2+
b) O22-
c) N2-
d) O2+
e) O2

6) Indique qual alternativa a seguir é a falsa:
a) Os símbolos de Lewis mostram os números de elétrons de valência dos átomos de determinados elementos e são muito úteis para os elementos representativos.
b) O arranjo de elétrons ligantes e de pares isolados ao redor dos átomos de uma molécula é representado pela estrutura de Lewis.
c) Em moléculas onde ocorre uma ligação covalente na qual um dos átomos “doa” ambos elétrons, esta é denominada ligação covalente coordenada. Embora as propriedades de uma ligação covalente coordenada não sejam diferentes daquelas e uma ligação covalente normal, já que os elétrons são indistinguíveis, a diferenciação é útil para classificar os elétrons de valência e atribuir as cargas formais.
d) A força de uma ligação covalente é medida em termos de sua energia de ligação, que é definida como a variação de entalpia necessária para quebrar uma ligação em 1 mol de moléculas no estado gasoso. Desta forma, as energias de ligação podem ser utilizadas para estimar as entalpias de rede.
e) É possível a estabilização de moléculas com número ímpar de elétrons, sendo às vezes, denominadas de radicais. Muitos radicais são altamente reativos devido à tendência do elétron desemparelhado formar ligação covalente com um elétron desemparelhado de outra molécula.

7) Uma massa de 5,00 g de fosfato de potássio foi dissolvida em água e a esta solução foi adicionada uma solução de nitrato de cálcio, em excesso. O precipitado formado foi filtrado, seco, e pesado, resultando numa massa de 2,46 g. Indique dentre as alternativas abaixo qual o rendimento desta reação.

a) 33,7%
b) 67,4%
c) 49,2%
d) 43,4%
e) nenhuma das anteriores

Indique a afirmação a seguir que é a verdadeira: a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, e  é o comprimento de onda da radiação. b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro de emissão do átomo de hidrogênio. c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela equação formulada por de Broglie  = h/mu. d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma precisão razoável aos átomos monoeletrônicos. e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica.

a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, e  é o comprimento de onda da radiação.
b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro de emissão do átomo de hidrogênio.
c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela equação formulada por de Broglie  = h/mu.
d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma precisão razoável aos átomos monoeletrônicos.
e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica.

Qual das seguintes afirmacoes não está correta?

a) A difusão de gases ocorre mais rapidamente em temperaturas mais elevadas.
b) A efusão de H2 é mais rápida a efusão de He (supondo condições similares e uma velocidade expressa em unidades mol/h).
c) A difusão ocorrerá mais rapidamente em baixa pressão do que em alta pressão.
d) A velocidade de efusão de um gás (mol/h) é diretamente proporcional à massa molar.
e) Sob condições normais de temperatura e pressão (CNTP), o volume ocupado por uma única molécula é muito pequeno com relação ao volume total do gás.

Mais conteúdos dessa disciplina