Logo Passei Direto
Buscar

Processo Seletivo PPG-Química 2018

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

3) Indique a alternativa correta:
a) O efeito do par inerte é a tendência para elementos do bloco-p em formar cátions duas unidades abaixo em carga do que seria esperado para o número do grupo; isto é mais pronunciado para elementos pesados.
b) As interações entre íons são responsáveis pela formação de compostos iônicos, sendo que a força de tais interações são medidas pela entalpia de rede. A entalpia de rede é alta para compostos formados a partir de íons de carga alta e grandes.
c) Ressonância é a combinação de estruturas com o mesmo arranjo de elétrons, mas diferente arranjo de átomos. Ela difunde o caráter de ligação múltipla em uma molécula e também reduz sua energia.
d) Compostos constituídos de cátions altamente polarizáveis e ânions altamente polarizantes tem significante caráter covalente em sua ligação.
e) A carga formal dá uma indicação da extensão em que átomos ganharam ou perderam elétrons em um processo de formação de ligação covalente. Estruturas com cargas formais mais altas são esperadas ter a menor energia.

4) Indique dentre as alternativas abaixo qual espécie é diamagnética.

a) F2+
b) O22-
c) N2-
d) O2+
e) O2

6) Indique qual alternativa a seguir é a falsa:
a) Os símbolos de Lewis mostram os números de elétrons de valência dos átomos de determinados elementos e são muito úteis para os elementos representativos.
b) O arranjo de elétrons ligantes e de pares isolados ao redor dos átomos de uma molécula é representado pela estrutura de Lewis.
c) Em moléculas onde ocorre uma ligação covalente na qual um dos átomos “doa” ambos elétrons, esta é denominada ligação covalente coordenada. Embora as propriedades de uma ligação covalente coordenada não sejam diferentes daquelas e uma ligação covalente normal, já que os elétrons são indistinguíveis, a diferenciação é útil para classificar os elétrons de valência e atribuir as cargas formais.
d) A força de uma ligação covalente é medida em termos de sua energia de ligação, que é definida como a variação de entalpia necessária para quebrar uma ligação em 1 mol de moléculas no estado gasoso. Desta forma, as energias de ligação podem ser utilizadas para estimar as entalpias de rede.
e) É possível a estabilização de moléculas com número ímpar de elétrons, sendo às vezes, denominadas de radicais. Muitos radicais são altamente reativos devido à tendência do elétron desemparelhado formar ligação covalente com um elétron desemparelhado de outra molécula.

7) Uma massa de 5,00 g de fosfato de potássio foi dissolvida em água e a esta solução foi adicionada uma solução de nitrato de cálcio, em excesso. O precipitado formado foi filtrado, seco, e pesado, resultando numa massa de 2,46 g. Indique dentre as alternativas abaixo qual o rendimento desta reação.

a) 33,7%
b) 67,4%
c) 49,2%
d) 43,4%
e) nenhuma das anteriores

Indique a afirmação a seguir que é a verdadeira: a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, e  é o comprimento de onda da radiação. b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro de emissão do átomo de hidrogênio. c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela equação formulada por de Broglie  = h/mu. d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma precisão razoável aos átomos monoeletrônicos. e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica.

a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, e  é o comprimento de onda da radiação.
b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro de emissão do átomo de hidrogênio.
c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela equação formulada por de Broglie  = h/mu.
d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma precisão razoável aos átomos monoeletrônicos.
e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica.

Qual das seguintes afirmacoes não está correta?

a) A difusão de gases ocorre mais rapidamente em temperaturas mais elevadas.
b) A efusão de H2 é mais rápida a efusão de He (supondo condições similares e uma velocidade expressa em unidades mol/h).
c) A difusão ocorrerá mais rapidamente em baixa pressão do que em alta pressão.
d) A velocidade de efusão de um gás (mol/h) é diretamente proporcional à massa molar.
e) Sob condições normais de temperatura e pressão (CNTP), o volume ocupado por uma única molécula é muito pequeno com relação ao volume total do gás.

Organize os seguintes átomos em ordem crescente de energia de ionização: Si, K, P e Ca.

a) K < Ca < Si < P
b Ca < K < Si < P
c) K < Ca < P < Si
d) K < Si < Ca < P
e) P < Si < Ca < K

Quais íons na seguinte lista não são encontrados nos compostos químicos: K2+, Cs+, Al4+, F2- e Se2-?

a) K2+, Al4+ e F2-
b) K2+, Cs+ e Al4+
c) Al4+, F2- e Se2-
d) Al4+, Cs+ e Se2-
e) K2+, Cs+ e F2-

Qual dos grupos de elementos a seguir está organizado de maneira correta em ordem crescente de energia de ionização:

a) C < Si < Li < Ne
b) Ne < Si < C < Li
c) Li < Si < C < Ne
d) Ne < C < Si < Li
e) Si < Ne < C < Li

Sobre a geometria das moléculas SnCl3-, PO4 3- e CS2é possível afirmar:

a) a molécula SnCl3- apresenta geometria pirâmide trigonal.
b) a molécula PO4 3- apresenta geometria tetraédrica.
c) a molécula CS2 apresenta geometria linear
d) as alternativas “a”, “b” e “c” estão incorretas.
e) as alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.

Indique a alternativa correta que dispõe os compostos hidrogenados do grupo 16 (6A) da Tabela Periódica, em ordem decrescente de seus pontos de ebulição.

a) H2Te > H2Se > H2S > H2O
b) H2O > H2S > H2Se> H2Te
c) H2O > H2Te > H2Se >H2S
d) H2S > H2Se > H2Te > H2O
e) H2Se > H2Te > H2S > H2O

Identifique a afirmação incorreta:

a) As substâncias que são gases ou líquidos à temperatura ambiente são geralmente compostas de moléculas.
b) Nos gases as forças atrativas e repulsivas intermoleculares são desprezíveis se comparadas às energias cinéticas das moléculas, permitindo seu movimento caótico.
c) As forças de dispersão de London atuam em todas as moléculas.
d) O n-pentano e o neopentano possuem a mesma fórmula molecular, contudo o ponto de ebulição do neopentano é maior, pois é uma molécula mais polarizável.
e) A viscosidade de um líquido aumenta à medida que as forças intermoleculares aumentam em intensidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

3) Indique a alternativa correta:
a) O efeito do par inerte é a tendência para elementos do bloco-p em formar cátions duas unidades abaixo em carga do que seria esperado para o número do grupo; isto é mais pronunciado para elementos pesados.
b) As interações entre íons são responsáveis pela formação de compostos iônicos, sendo que a força de tais interações são medidas pela entalpia de rede. A entalpia de rede é alta para compostos formados a partir de íons de carga alta e grandes.
c) Ressonância é a combinação de estruturas com o mesmo arranjo de elétrons, mas diferente arranjo de átomos. Ela difunde o caráter de ligação múltipla em uma molécula e também reduz sua energia.
d) Compostos constituídos de cátions altamente polarizáveis e ânions altamente polarizantes tem significante caráter covalente em sua ligação.
e) A carga formal dá uma indicação da extensão em que átomos ganharam ou perderam elétrons em um processo de formação de ligação covalente. Estruturas com cargas formais mais altas são esperadas ter a menor energia.

4) Indique dentre as alternativas abaixo qual espécie é diamagnética.

a) F2+
b) O22-
c) N2-
d) O2+
e) O2

6) Indique qual alternativa a seguir é a falsa:
a) Os símbolos de Lewis mostram os números de elétrons de valência dos átomos de determinados elementos e são muito úteis para os elementos representativos.
b) O arranjo de elétrons ligantes e de pares isolados ao redor dos átomos de uma molécula é representado pela estrutura de Lewis.
c) Em moléculas onde ocorre uma ligação covalente na qual um dos átomos “doa” ambos elétrons, esta é denominada ligação covalente coordenada. Embora as propriedades de uma ligação covalente coordenada não sejam diferentes daquelas e uma ligação covalente normal, já que os elétrons são indistinguíveis, a diferenciação é útil para classificar os elétrons de valência e atribuir as cargas formais.
d) A força de uma ligação covalente é medida em termos de sua energia de ligação, que é definida como a variação de entalpia necessária para quebrar uma ligação em 1 mol de moléculas no estado gasoso. Desta forma, as energias de ligação podem ser utilizadas para estimar as entalpias de rede.
e) É possível a estabilização de moléculas com número ímpar de elétrons, sendo às vezes, denominadas de radicais. Muitos radicais são altamente reativos devido à tendência do elétron desemparelhado formar ligação covalente com um elétron desemparelhado de outra molécula.

7) Uma massa de 5,00 g de fosfato de potássio foi dissolvida em água e a esta solução foi adicionada uma solução de nitrato de cálcio, em excesso. O precipitado formado foi filtrado, seco, e pesado, resultando numa massa de 2,46 g. Indique dentre as alternativas abaixo qual o rendimento desta reação.

a) 33,7%
b) 67,4%
c) 49,2%
d) 43,4%
e) nenhuma das anteriores

Indique a afirmação a seguir que é a verdadeira: a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, e  é o comprimento de onda da radiação. b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro de emissão do átomo de hidrogênio. c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela equação formulada por de Broglie  = h/mu. d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma precisão razoável aos átomos monoeletrônicos. e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica.

a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, e  é o comprimento de onda da radiação.
b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro de emissão do átomo de hidrogênio.
c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela equação formulada por de Broglie  = h/mu.
d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma precisão razoável aos átomos monoeletrônicos.
e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica.

Qual das seguintes afirmacoes não está correta?

a) A difusão de gases ocorre mais rapidamente em temperaturas mais elevadas.
b) A efusão de H2 é mais rápida a efusão de He (supondo condições similares e uma velocidade expressa em unidades mol/h).
c) A difusão ocorrerá mais rapidamente em baixa pressão do que em alta pressão.
d) A velocidade de efusão de um gás (mol/h) é diretamente proporcional à massa molar.
e) Sob condições normais de temperatura e pressão (CNTP), o volume ocupado por uma única molécula é muito pequeno com relação ao volume total do gás.

Organize os seguintes átomos em ordem crescente de energia de ionização: Si, K, P e Ca.

a) K < Ca < Si < P
b Ca < K < Si < P
c) K < Ca < P < Si
d) K < Si < Ca < P
e) P < Si < Ca < K

Quais íons na seguinte lista não são encontrados nos compostos químicos: K2+, Cs+, Al4+, F2- e Se2-?

a) K2+, Al4+ e F2-
b) K2+, Cs+ e Al4+
c) Al4+, F2- e Se2-
d) Al4+, Cs+ e Se2-
e) K2+, Cs+ e F2-

Qual dos grupos de elementos a seguir está organizado de maneira correta em ordem crescente de energia de ionização:

a) C < Si < Li < Ne
b) Ne < Si < C < Li
c) Li < Si < C < Ne
d) Ne < C < Si < Li
e) Si < Ne < C < Li

Sobre a geometria das moléculas SnCl3-, PO4 3- e CS2é possível afirmar:

a) a molécula SnCl3- apresenta geometria pirâmide trigonal.
b) a molécula PO4 3- apresenta geometria tetraédrica.
c) a molécula CS2 apresenta geometria linear
d) as alternativas “a”, “b” e “c” estão incorretas.
e) as alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.

Indique a alternativa correta que dispõe os compostos hidrogenados do grupo 16 (6A) da Tabela Periódica, em ordem decrescente de seus pontos de ebulição.

a) H2Te > H2Se > H2S > H2O
b) H2O > H2S > H2Se> H2Te
c) H2O > H2Te > H2Se >H2S
d) H2S > H2Se > H2Te > H2O
e) H2Se > H2Te > H2S > H2O

Identifique a afirmação incorreta:

a) As substâncias que são gases ou líquidos à temperatura ambiente são geralmente compostas de moléculas.
b) Nos gases as forças atrativas e repulsivas intermoleculares são desprezíveis se comparadas às energias cinéticas das moléculas, permitindo seu movimento caótico.
c) As forças de dispersão de London atuam em todas as moléculas.
d) O n-pentano e o neopentano possuem a mesma fórmula molecular, contudo o ponto de ebulição do neopentano é maior, pois é uma molécula mais polarizável.
e) A viscosidade de um líquido aumenta à medida que as forças intermoleculares aumentam em intensidade.

Prévia do material em texto

Número de Inscrição: ______________ 
1 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA 
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – PRESIDENTE 
PRUDENTE 
 
 
CADERNO DE QUESTÕES E RESPOSTAS 
PROVA DE CONHECIMENTOS 
ESPECÍFICOS 
INSTRUÇÕES 
1) Escreva o número de sua inscrição nos cabeçalhos de todas as 
folhas, inclusive desta capa. Folhas com identificação por nomes ou 
assinaturas SERÃO DESCONSIDERADAS. 
2) Esta prova contém 40 questões objetivas e terá duração total de 
4h00. 
3) Para cada questão, o candidato deverá assinalar apenas uma 
alternativa na Folha de Respostas, utilizando caneta de tinta azul ou 
preta, sem rasuras. Note que há uma Folha de Respostas Rascunho 
além da Folha de Respostas que será considerada na correção. 
4) Encontra-se neste caderno a Classificação Periódica, a qual, a 
critério do candidato, poderá ser útil para a resolução de questões. 
5) O candidato somente poderá sair do local de prova depois de 
transcorridas 2h, contadas a partir do início da prova. 
6) Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao responsável pela 
aplicação da prova a Folha de Respostas e o Caderno de Questões. 
7) É EXPRESSAMENTE PROIBIDO O USO DE CELULARES. 
 Número de Inscrição: ______________ 
2 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
QUESTÕES 
 
1) Nitrogênio gasoso na atmosfera de uma espaçonave deve ser reposto, porque ele 
é gradualmente perdido por meio de vazamentos. Um método viável é a 
estocagem do nitrogênio na forma de hidrazina, N2H4(l), que ao ser aquecida 
libera amônia e nitrogênio gasoso. Indique a alternativa correta que corresponda 
à massa de nitrogênio liberada se 20,0 gramas de hidrazina são aquecidas. 
a) 2,91 g 
b) 17,5 g 
c) 8,74 g 
d) 5,83 g 
e) 11,7 g 
 
2) O primeiro estágio na produção de ácido nítrico pelo processo Ostwald é a 
reação entre amônia e oxigênio molecular, produzindo óxido nítrico e água. O 
óxido nítrico então reage com oxigênio molecular resultando em dióxido de 
nitrogênio, o qual, ao ser dissolvido em água, produz o ácido nítrico e óxido 
nítrico. Indique a alternativa incorreta relacionada à produção de ácido nítrico. 
a) 3NO2(g) + H2O(l)  2HNO3(aq) + NO(g) (3º Estágio) 
b) 4NH3(g) + 6O2(g) + NO2(g)  3NO(g) + 5H2O(l) + 2HNO3(aq) (equação 
global) 
c) 2NO(g) + O2(g) 2NO2(g) (2º Estágio) 
d) 4NH3(g) + 5O2(g)  4NO(g) + 6H2O(l) (1º Estágio) 
e) Nenhuma das anteriores 
 
3) Indique a alternativa correta: 
a) O efeito do par inerte é a tendência para elementos do bloco-p em formar cátions 
duas unidades abaixo em carga do que seria esperado para o número do grupo; 
isto é mais pronunciado para elementos pesados. 
b) As interações entre íons são responsáveis pela formação de compostos iônicos, 
sendo que a força de tais interações são medidas pela entalpia de rede. A 
entalpia de rede é alta para compostos formados a partir de íons de carga alta e 
grandes. 
c) Ressonância é a combinação de estruturas com o mesmo arranjo de elétrons, 
mas diferente arranjo de átomos. Ela difunde o caráter de ligação múltipla em 
uma molécula e também reduz sua energia. 
d) Compostos constituídos de cátions altamente polarizáveis e ânions altamente 
polarizantes tem significante caráter covalente em sua ligação. 
e) A carga formal dá uma indicação da extensão em que átomos ganharam ou 
perderam elétrons em um processo de formação de ligação covalente. Estruturas 
com cargas formais mais altas são esperadas ter a menor energia. 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
3 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
4) Indique dentre as alternativas abaixo qual espécie é diamagnética. 
a) F2
+ 
b) O2
2- 
c) N2
- 
d) O2
+ 
e) O2 
 
5) Indique dentre as alternativas abaixo em qual conjunto de moléculas todos os 
átomos em negrito tem a mesma hibridização. 
a) CH4; GaCl3; C (diamante) 
b) BF3; NO2
-; CO3
2- 
c) ClF3; XeF2; SF4; 
d) SeF6; BrF5; XeO3F2 
e) AsCl3; NO3
-; ONF 
 
6) Indique qual alternativa a seguir é a falsa: 
a) Os símbolos de Lewis mostram os números de elétrons de valência dos átomos 
de determinados elementos e são muito úteis para os elementos representativos. 
b) O arranjo de elétrons ligantes e de pares isolados ao redor dos átomos de uma 
molécula é representado pela estrutura de Lewis. 
c) Em moléculas onde ocorre uma ligação covalente na qual um dos átomos “doa” 
ambos elétrons, esta é denominada ligação covalente coordenada. Embora as 
propriedades de uma ligação covalente coordenada não sejam diferentes 
daquelas e uma ligação covalente normal, já que os elétrons são indistinguíveis, 
a diferenciação é útil para classificar os elétrons de valência e atribuir as cargas 
formais. 
d) A força de uma ligação covalente é medida em termos de sua energia de ligação, 
que é definida como a variação de entalpia necessária para quebrar uma ligação 
em 1 mol de moléculas no estado gasoso. Desta forma, as energias de ligação 
podem ser utilizadas para estimar as entalpias de rede. 
e) É possível a estabilização de moléculas com número ímpar de elétrons, sendo às 
vezes, denominadas de radicais. Muitos radicais são altamente reativos devido à 
tendência do elétron desemparelhado formar ligação covalente com um elétron 
desemparelhado de outra molécula. 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
4 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
7) Uma massa de 5,00 g de fosfato de potássio foi dissolvida em água e a esta 
solução foi adicionada uma solução de nitrato de cálcio, em excesso. O 
precipitado formado foi filtrado, seco, e pesado, resultando numa massa de 2,46 
g. Indique dentre as alternativas abaixo qual o rendimento desta reação. 
Dados: N = 14,01 g/mol; K = 39,10 g/mol; P = 30,97 g/mol; O = 16,00 g/mol; Ca = 
40,08 g/mol 
a) 33,7% 
b) 67,4% 
c) 49,2% 
d) 43,4% 
e) nenhuma das anteriores 
 
8) Quando J. J. Thomson fez seus primeiros experimentos em raios catódicos, a 
natureza do elétron ainda não estava bem definida, ou seja, havia a dúvida do 
elétron se tratar de uma forma de radiação (onda, luz) ou partícula. Desta forma, 
as observações feitas por Thomson usando os raios catódicos podem apoiar tanto 
uma quanto a outra hipótese, ou seja, do elétron ser onda ou partícula. Indique a 
seguir qual das afirmações sobre o experimento de Thomson é falsa. 
a) Raios catódicos são produzidos ao aplicar-se alta voltagem entre dois contatos 
metálicos; 
b) Os raios catódicos passam através de folhas de metal; 
c) Os raios catódicos viajam em velocidades inferiores à da luz; 
d) Se um objeto é colocado na trajetória dos raios catódicos, observa-se uma 
sombra; 
e) A trajetória dos raios catódicos muda quando eles passam entre placas com 
carga elétrica, indo na direção da placa negativa. 
 
9) Dentre os conjuntos de números quânticos (n, l, ml, ms), indique aquele que é 
permitido para um elétron em um átomo no estado fundamental: 
a) {4,2,1-,+1/2}; 
b) {5,0,-1,+1/2}; 
c) {4,4,-1,+1/2} 
d) {2,2,-1,+1/2} 
e) {1,1,0,+1/2} 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
5 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
10) Indique a afirmação a seguir que é a verdadeira: 
a) A teoria quântica explica com sucesso a emissão de radiação por sólidos 
aquecidos, sendo que átomos e moléculas emitem energia radiante em pequenas 
quantidades discretas (quanta), e não de modo contínuo, de acordo com a 
expressão E = h, em que E é a energia da radiação, h é a constante de Rydberg, 
e  é o comprimento de onda da radiação. 
b) Diz-se que um elétron em seu estado de energia mais estável está no estado 
fundamental, e um elétron em estado de energia superior ao estado fundamental 
está em seu estado excitado. No modelo de Bohr, um elétron emite um fóton 
quando retorna de um estado de menor energia (estado fundamental) para um 
estado de energia maior (estado excitado). A liberação de quantidades de energia 
específicas na forma de fótons é coerente com as linhas observadas no espectro 
deemissão do átomo de hidrogênio. 
c) A descrição da luz como onda-partícula proposta por Einstein foi estendida por 
de Broglie para toda a matéria que está em movimento. O comprimento de onda 
de uma partícula em movimento, de massa m e velocidade u, é dado pela 
equação formulada por de Broglie  = h/mu. 
d) A equação de Schrödinger dá os estados de energia possíveis para um elétron em 
um átomo polieletrônico e a probabilidade de se localizá-lo em uma região 
particular a redor do núcleo. Esses resultados podem ser aplicados com uma 
precisão razoável aos átomos monoeletrônicos. 
e) O arranjo mais estável dos elétrons em uma subcamada é aquele que apresenta o 
maior número de spins antiparalelos (regra de Aufbau). Já a regra de Hund dá 
uma orientação para construir os elementos, ou seja, preencher os orbitais 
atômicos com elétrons, resultando em sua configuração eletrônica. 
 
11) Um novo hidreto de boro, BxHy, foi isolado. Para encontrar sua massa molar, 
você mede a pressão do gás em um volume conhecido a uma temperatura 
conhecida. Os seguintes dados experimentais foram coletados: 
Massa do gás = 12,5 mg 
Pressão do gás = 24,8 mmHg 
Temperatura = 25 C 
Volume do frasco = 125 mL 
Qual a fórmula corresponde à massa molar calculada? 
a) B2H6 
b) B4H10 
c) B5H9 
d) B6H10 
e) B10H14 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
6 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
12) Qual das seguintes afirmações não está correta? 
a) A difusão de gases ocorre mais rapidamente em temperaturas mais elevadas. 
b) A efusão de H2 é mais rápida a efusão de He (supondo condições similares e 
uma velocidade expressa em unidades mol/h). 
c) A difusão ocorrerá mais rapidamente em baixa pressão do que em alta pressão. 
d) A velocidade de efusão de um gás (mol/h) é diretamente proporcional à massa 
molar. 
e) Sob condições normais de temperatura e pressão (CNTP), o volume ocupado por 
uma única molécula é muito pequeno com relação ao volume total do gás. 
 
13) Organize os seguintes átomos em ordem crescente de energia de ionização: 
Si, K, P e Ca. 
a) K < Ca < Si < P 
b Ca < K < Si < P 
c) K < Ca < P < Si 
d) K < Si < Ca < P 
e) P < Si < Ca < K 
 
14) Quais íons na seguinte lista não são encontrados nos compostos químicos: K2+, 
Cs+, Al4+, F2- e Se2-? 
a) K2+, Al4+ e F2- 
b) K2+, Cs+ e Al4+ 
c) Al4+, F2- e Se2- 
d) Al4+, Cs+ e Se2- 
e) K2+, Cs+ e F2- 
 
15) Qual dos grupos de elementos a seguir está organizado de maneira correta em 
ordem crescente de energia de ionização: 
a) C < Si < Li < Ne 
b) Ne < Si < C < Li 
c) Li < Si < C < Ne
 
d) Ne < C < Si < Li 
e) Si < Ne < C < Li 
 
16) O raio atômico do cobre é maior do que o crômio devido: 
a) A presença de elétrons desemparelhados no cobre e ausência de elétrons 
desemparelhados no crômio. 
b) A presença de elétrons emparelhados em ambos os elementos. 
c) A ausência de elétrons desemparelhados em ambos os elementos. 
d) Ao preenchimento completo de orbitais-d. 
e) nenhuma das anteriores. 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
7 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
17) Qual alternativa está correta? 
a) O XeF2 tem estrutura molecular linear. 
b) O XeF2 tem estrutura molecular angular. 
c) O ClF3 tem estrutura em T. 
d) O ClF3 tem estrutura planar triangular. 
e) As alternativas “a” e “c” estão corretas. 
 
18) Sobre a geometria das moléculas SnCl3
- , PO4
3- e CS2é possível afirmar: 
a) a molécula SnCl3
- apresenta geometria pirâmide trigonal. 
b) a molécula PO4
3- apresenta geometria tetraédrica. 
c) a molécula CS2 apresenta geometria linear 
d) as alternativas “a”, “b” e “c” estão incorretas. 
e) as alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas. 
 
19) Qual das seguintes espécies químicas tem geometria piramidal trigonal? 
a) PCl3 
b) BCl3 
c) SO3 
d) ClF3 
e) Todas as alternativas estão corretas. 
 
20) Qual é a geometria molecular do N2O, no qual os átomos são unidos na ordem 
NNO? 
a) linear, ângulo de 180o 
b) angular, ângulo de 109,5o 
c) angular, ângulo de 90o 
d) angular, ângulo de 120o 
e) nenhuma das anteriores 
 
21) Indique a alternativa correta que dispõe os compostos hidrogenados do grupo 16 
(6A) da Tabela Periódica, em ordem decrescente de seus pontos de ebulição. 
a) H2Te > H2Se > H2S > H2O 
b) H2O > H2S > H2Se> H2Te 
c) H2O > H2Te > H2Se >H2S 
d) H2S > H2Se > H2Te > H2O 
e) H2Se > H2Te > H2S > H2O 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
8 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
22) Identifique a afirmação incorreta: 
a) As substâncias que são gases ou líquidos à temperatura ambiente são geralmente 
compostas de moléculas. 
b) Nos gases as forças atrativas e repulsivas intermoleculares são desprezíveis se 
comparadas às energias cinéticas das moléculas, permitindo seu movimento 
caótico. 
c) As forças de dispersão de London atuam em todas as moléculas. 
d) O n-pentano e o neopentano possuem a mesma fórmula molecular, contudo o 
ponto de ebulição do neopentano é maior, pois é uma molécula mais polarizável. 
e) A viscosidade de um líquido aumenta à medida que as forças intermoleculares 
aumentam em intensidade. 
 
23) Indique a alternativa correta, a qual representa a ordem decrescente de acidez 
de oxiácidos provenientes de halogênios: 
a) HI > HBr > HCl > HF 
b) HF > HCl > HBr > HI 
c) HClO > HBrO > HIO 
d) HIO > HBrO > HClO 
e) HBrO > HClO > HIO 
 
24) Uma mistura de hidrogênio e nitrogênio em um frasco reacional atinge o 
equilíbrio a 472 oC, produzindo amônia. A mistura de gases em equilíbrio foi 
analisada e descobriu-se que ela contém 7,38 atm de H2, 2,46 atm de N2 e 0,166 
atm de NH3. Indique a alternativa com o valor correto da constante de equilíbrio 
Keq para a reação. 
a) 2,79×10-5 
b) 9,15×10-3 
c) 1,09×10-3 
d) 9,15×10-5 
e) 1,09×10-5 
 
25) Dissolve-se uma quantidade de amônia em 5,00 litros de água a 25 oC para 
produzir uma solução de 0,0124 mol L-1 de amônia. A solução é mantida até que 
atinja o equilíbrio. A análise da mistura em equilíbrio mostra que a concentração 
de hidróxido é de 4,64 × 10-4 mol L-1. Indique a alternativa com o valor correto 
da constante de equilíbrio Keq para a reação. 
a) 1,81×10-5 
b) 1,81×10-4 
c) 1,81×10-3 
d) 1,81×10-2 
e) 1,81×10-1 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
9 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
26) Identifique a alternativa com a afirmação correta sobre uma reação em 
equilíbrio. 
a) Os reagentes não são mais transformados em produtos e vice-versa 
b) A constante de velocidade para a reação direta é igual à da reação inversa. 
c) Existem quantidades equimolares de reagentes e produtos. 
d) Catalisadores afetam a velocidade que o equilíbrio é atingido e a ordem de 
grandeza da constante de equilíbrio. 
e) Em uma reação endotérmica, um aumento na temperatura desloca o equilíbrio 
para a direita. 
 
27) Indique a alternativa que apresenta o valor correto da concentração 
(em mol L-1) de uma solução aquosa de hidróxido de cálcio para qual o pH é 
11,68. 
a) 2,4×10-4 
b) 2,4×10-3 
c) 2,4×10-2 
d) 2,4×10-1 
e) 2,4×10-5 
 
28) Um estudante preparou uma solução a 0,10 mol L-1 de ácido fórmico (HCHO2) e 
mediu seu pH com auxílio de um medidor de pH. Constatou-se que o pH a 25 oC 
é 2,38. Indique a alternativa que apresenta o valor correto da constante de 
dissociação ácida (Ka). 
a) 4,2×10-3 
b) 1,8×10-4 
c) 4,2×10-9 
d) 4,2×10-4 
e) 1,8×10-7 
 
29) Indique a alternativa que contém o valor correto de pH de um tampão de 
0,12 mol L-1 de ácido lático (HC3H5O3) e 0,10 mol L-1 de lactato de sódio. O 
valor da constante de dissociação ácida para o ácido lático é Ka = 2,4 × 10-4. 
a) 3,77 
b) 2,65 
c) 1,89 
d) 4,78 
e) 9,89 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
10 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
30) A solubilidade do sulfato de cálcio (CaSO4), em água, é 0,67 g L-1. Indique a 
alternativa que apresenta o valor correto do produto de solubilidade (Kps) desse 
sal. 
a) 2,4×10-5b) 4,8×10-4 
c) 1,2×10-4 
d) 3,6×10-4 
e) 3,6×10-6 
 
31) Quantos mols de íons estão presentes em soluções aquosas preparadas pela 
dissolução de 0,10 mol dos sais abaixo em 1 L de água. 
a) K2SO4 ; b) Fe(NO3)3 ; c) Al2 (SO4)3 ; d) NiSO4 
a) 3; 4; 5; 2 
b) 6; 4; 5; 2 
c) 0,3; 0,4; 0,5 e 0,5 
d) 6; 10; 14; 5 
e) 0.3; 0.4; 0,5; 0,2 
 
32) Uma solução anticongelante foi preparada com 50,0 mL de etilenoglicol, 
C2H6O2 (d = 1,12 g/mL) em 50 g de água. Calcule a temperatura de 
congelamento desta mistura. 50:50. 
Dados: Kc = 1,86 oC mol/Kg, 
a) -15 oC 
b) -30oC 
c) 33,7oC 
d) -33,7oC 
e) -18,1oC 
 
33) Ordene as soluções 0,1 molal dos seguintes solutos segundo a ordem 
decrescente de suas temperaturas de congelamento. 
i) C2H6O2; ii) CrCl3 ; iii) Al2(SO4)3 ; iv) Na2CO3 
a) i>iv>ii>iii 
b) iii>ii>iv>i 
c) i>iv>iii>ii 
d) iv>iii>ii> i 
e) i>ii>iii>iv 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
11 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
34) Assinale a frase incorreta: 
a) Para uma reação de ordem zero, a velocidade é independente da concentração de 
reagente. 
b) A ordem de uma reação pode ser deduzida dos coeficientes da equação 
balanceada. 
c) A energia de ativação de uma reação química é independente da temperatura e 
concentração. 
d) Um catalisador atua diminuindo a energia de ativação e por isso aumenta a 
velocidade de reação. 
e) O tempo de meia vida de uma reação de 1ª. ordem é igual a 0,693/k 
 
35) Os dados abaixo se referem à reação de NO com Cl2 para formar NOCl a 295 K. 
A partir dos dados podemos dizer que as ordens de reação em relação à NO, Cl2, e a 
constante de velocidade são respectivamente: 
a) 1, 1, e 4,0 ((L2/mol2 s) 
b) 2, 1, e 8,0 (L2/mol2 s) 
c) 1, 2, e 8,0 (L2/mol2 s) 
d) 1, 1, e 8,0 (L2/mol2 s) 
e) 1, 1, e 16,0 (L2/mol2 s) 
 
36) Considere as energias de ativação direta e inversa dos sistemas 1, 2 e 3 (abaixo) 
para a conversão de reagentes (R) em produtos (P) a mesma temperatura. 
 
 
 
 
 
Considerando os sistemas acima podemos dizer que as afirmações abaixo 
a) O sistema que possui a mais alta velocidade para a reação direta. 
b) O sistema para o qual a reação direta é endotérmica. 
c) A reação mais exotérmica no sentido direto 
Referem-se respectivamente aos sistemas: 
a) 3, 2, 1 
b) 3, 2, 3 
c) 2, 2, 3 
d) 1 ,2, 3 
e) 3, 2, 1 
 
Conc. Cl2 (mol/L) Conc. NO (mol/L) Velocidade inicial (mol/l.h) 
0,050 0,05 1,0 x10-3 
0,150 0,05 3,0 x10-3 
0,05 0,150 9,0 x10-3 
Sistemas Ea (kJ/mol) Eainv (kJ/mol) 
1 50 70 
2 85 25 
3 12 40 
 Número de Inscrição: ______________ 
12 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
37) Assinale a alternativa incorreta. 
a) A energia pode ser convertida de uma forma para outra, podendo ser transferida 
de uma parte do universo para outra. 
b) Qualquer sistema pode trocar energia com sua vizinhança na forma de calor ou 
trabalho. 
c) A entalpia é uma propriedade extensiva, portanto sua magnitude depende da 
quantidade de reagente consumida no processo. 
d) A variação de entalpia para uma reação depende do estado físico dos reagentes e 
produtos 
e) A variação de pressão, a variação de volume e a energia interna são funções de 
estado, embora a entalpia não seja. 
 
38) A partir dos calores de reação 
2H2 (g) + O2 (g) 2 H2O (g)H = -483,6kJ 
3O2 (g) 2 O3 (g)H = +284,6kJ 
Podemos afirmar que a reação 3H2(g) + O3(g)  3 H2O(g) 
a) É endotérmica e seu H = -867,7 kJ 
b) É exotérmica e seu H = +199,0 kJ 
c) É exotérmica e seu H = -867,7 kJ 
d) É endotérmica e seu H = -199,0 kJ 
e) É exotérmica e seu H = -199,0 kJ 
 
39) Considere as seguintes afirmações. 
i) Para um processo espontâneo a entropia do universo aumenta 
ii) Para um processo reversível a entropia do universo não varia 
iii) Se a entropia de um sistema aumentar durante um processo reversível, a entropia 
das vizinhanças deve ser negativa. 
iv) Para um processo espontâneo S >0, para um processo reversível 
Suniverso= 0 
Analisando as afirmações acima podemos dizer que 
a) A única incorreta é a afirmação ii) 
b) Todas estão incorretas 
c) Todas as afirmações são corretas 
d) A única incorreta é a afirmação iii 
e) A única incorreta é a afirmação iv 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________ 
13 
PROCESSO SELETIVO 2018 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT-UNESP 
40) Sabendo-se que para uma determinada reação química, Ho = -35,4 kJ e 
So = -85,5 J/K, considere as seguintes afirmações. 
i) A reação é exotérmica e leva a um aumento da desordem do sistema 
ii) A reação é exotérmica e leva a um decréscimo na desordem do sistema 
iii) A reação é espontânea à temperatura de 298 K 
iv) A reação não é espontânea à temperatura 298 K 
v) O valor de Go= -9,9 kJ 
vi) O valor de Go= +25,44kJ 
Portanto são incorretas as afirmações: 
a) i; ii 
b) ii, iv 
c) ii; iii 
d) v; ii 
e) iv; vi 
 
 
 
 
 
I A II A III B IV B V B VI B VII B
 
VIII B
 I B II B III A IV A V A VI A VII A VIII A
 
1 2
1 H He
1,008 4,0026
3 4 5 6 7 8 9 10 
2 Li Be 1 B C N O F Ne
6,939 9,0122 H 10,811 12,011 14,007 15,999 18,998 20,183 
11 12
 
1,008 
 
13 14 15 16 17 18 
3 Na Mg Al Si P S Cl Ar 
22,99 24,312 26,982 28,086 30,974 32,064 35,453 39,948 
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 
4 K Ca Sc Ti V Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr 
39,102 40,08 44,956 47,89 50,942 51,996 54,938 55,847 58,932 58,71 63,54 65,37 69,72 72,59 74,922 78,96 79,909 83,8 
37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 
5 Rb Sr Y Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te I Xe 
85,468 87,62 88,906 91,224 92,906 95,94 * 98 101,07 102,91 106,42 107,9 112,41 114,82 118,71 121,75 127,61 126,9 131,29 
55 56 57 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 
6 Cs Ba **La Hf Ta W Re Os Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn
132,91 137,33 138,91 178,49 180,95 183,85 186,21 190,2 192,22 195,08 196,97 200,29 204,38 207,2 208,98 * 209 * 210 * 222 
87 88 89 104 105 106 107 108 109 110 111 112 114 116 118
7 Fr Ra ***Ac Rf Ha Sg Ns Hs Mt Uun Uuu Unb Uuq Uuh Uuo
* 223 226,03 227,03 * 261 * 262 * 263 * 262 * 265 * 268 * 269 * 272 * 277 *285 *289 *293
Based on symbols used by ACS S.M.Condren 1999
58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 
* Designates that **Lanthanum Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb Lu
all isotopes are Series
 
140,12 140,91 144,24 * 145 150,36 151,96 157,25 158,93 162,51 164,93 167,26 168,93 173,04 174,97 
radioactive 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103
*** Actinium Th Pa U Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No Lr
 
Series 232,04 231,04 238,03 237,05 * 244 * 243 * 247 * 247 * 251 * 252 * 257 * 258 * 259 * 260 
Periodic Table of the
Elements
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
Os rascunhos não serão considerados na correção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________
14 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
Os rascunhos não serão considerados na correção. 
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP 
 
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
Os rascunhos não serão considerados na correção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________
15 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
Os rascunhos não serão considerados na correção. 
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP 
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
Os rascunhos não serão considerados na correção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________
16 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
Os rascunhos não serão considerados na correção. 
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP 
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
Os rascunhos não serão considerados na correção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________
17 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
Os rascunhos não serão considerados na correção. 
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP 
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
Os rascunhos não serão considerados na correção.
 
 
 
 
 
 
 
 Número de Inscrição: ______________
18 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
Osrascunhos não serão considerados na correção. 
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP 
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
FOLHA DE RESPOSTA 
 
 Número de Inscrição: ______________
19 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
FOLHA DE RESPOSTA – RASCUNHO
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP 
RASCUNHO 
 
 
PROCESSO SELETIVO 2018 
FOLHA DE RESPOSTA 
 Número de Inscrição: ______________
20 
 PPG-QUÍMICA-IBILCE/FCT
FOLHA DE RESPOSTA 
 
 
Número de Inscrição: ______________ 
/FCT-UNESP

Mais conteúdos dessa disciplina