Logo Passei Direto
Buscar

Controladoria

Colégio Objetivo
O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais utilizadas pelas grandes e médias empresas para apoiar os processos de planejamento e controle empresarial. A sua importância se deve aos diversos papéis por ele assumidos, os quais vão desde desdobrar a estratégia, até alocar de maneira eficiente os recursos financeiros da empresa. Ao longo da evolução das empresas, as suas estruturas organizacionais foram sendo modificadas, fazendo com que os modelos orçamentários também se alterassem. Em virtude disso, diversos tipos de orçamentos empresariais foram desenvolvidos e são utilizados de acordo com as particularidades ou modelo de gestão de cada negócio.
I. Padoveze (2011) afirma que o orçamento estático é o mais comum e utilizado na fixação de determinado volume de produção ou vendas.
II. O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração.
III. O orçamento de vendas é o ponto de partida geral das empresas.
a. I, II, III
b. Apenas I e II
c. Apenas II e III
d. Apenas I e III
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Padoveze (2011) afirma que o orçamento estático é o mais comum e utilizado na fixação de determinado volume de produção ou vendas. Verdadeiro, o orçamento estático realmente é utilizado para fixar um volume específico de produção ou vendas. II. O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração. Verdadeiro, essa definição está correta, pois o orçamento estático não se ajusta a variações nas condições de operação. III. O orçamento de vendas é o ponto de partida geral das empresas. Verdadeiro, o orçamento de vendas geralmente é considerado o ponto de partida para a elaboração de outros orçamentos, pois define as expectativas de receita. Com base na análise, todos os itens I, II e III são verdadeiros. Portanto, a alternativa correta é: a) I, II, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Padoveze (2011) afirma que o orçamento estático é o mais comum e utilizado na fixação de determinado volume de produção ou vendas. Verdadeiro, o orçamento estático é um tipo comum de orçamento que se baseia em números fixos e não sofre alterações ao longo do período. II. O orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração. Verdadeiro, o orçamento estático é caracterizado por não permitir alterações durante o período em que está em vigor. III. O orçamento de vendas é o ponto de partida geral das empresas. Verdadeiro, o orçamento de vendas é fundamental para o planejamento financeiro e estratégico das empresas, sendo muitas vezes o ponto de partida para a elaboração de todo o orçamento empresarial. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I, II, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas efetuam cada vez mais pressão para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração e/ou acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não atendimento dessas expectativas. Os sintomas de um processo ineficiente de orçamento são usualmente óbvios: distanciamento das ações operacionais dos objetivos estratégicos do negócio, surpresas nas revisões periódicas ou anuais, aumento do envolvimento das áreas operacionais sem trazer melhoria para os resultados, falta de comprometimento das áreas envolvidas, aumento nos níveis de itens a serem analisados, lentidão na coleta e consolidação dos dados sem tempo para análise e simulações e uma exagerada confiança nos softwares utilizados para sua preparação.
I. Para que isso aconteça os cenários de cada setor deve ser observado para elaboração do orçamento.
II. As premissas promovem um dimensionamento das estratégias a serem seguidas para definição das metas.
a. As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d. As asserções I e II são falsas.

O orçamento é um atividade que precisamos preparar em um determinado período, que pode ser anual, mensal, trimestral e semestral. É importante o envolvimento de todos os diferentes setores da empresa e que devem orçar receitas e despesas. Considerando o texto exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os orçamentos devem manter-se atualizados para atender o que foi traçado no planejamento estratégico e operacional.
II. Em determinadas ocasiões é necessário replanejamento, ajustando o plano e conduzindo para real situação da empresa, pois o orçamento preveem meios para comunicar as metas a curto prazo da empresa e de seus membros.
a. As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
c. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
d. As asserções I e II são falsas.

O orçamento na administração pública tem a mesma função que aquela admitida na esfera privada. Desse modo, serve como direcionador e coordenador das atividades do governo. A Srta. Luana é uma nova funcionária da Secretaria de Planejamento do governo. Desse modo, ela deseja conhecer a estrutura de um orçamento público. A Sra. Flávia, chefe da Srta. Luana, explica que, no âmbito do orçamento público no Brasil, a estrutura é a seguinte: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA). Nesse sentido, a Sra. Flávia comenta com a Srta. Luana que o processo orçamentário público é norteado por princípios. Sobre o orçamento na administração pública, é correto afirmar que:

a. Possui como princípio a “universalidade”, que determina que as receitas e as despesas devem ter previsão legal.
b. Possui como princípio a “exclusividade”, que determina que as receitas e as despesas devem ser exclusivas para determinados setores.
c. Possui como princípio a “flexibilidade”, que determina que as receitas e as despesas podem ser alteradas a qualquer momento.
d. Possui como princípio a “publicidade”, que determina que as receitas e as despesas devem ser divulgadas publicamente.

O orçamento público faz parte do nosso cotidiano, pois todas a arrecadações recebidas pelo governo saem dos contribuintes, de forma direta ou indireta. São repassados através de compras e ou serviços que estão embutidos os impostos no preço. Além destes, temos os impostos diretos, que é o caso do imposto de renda retido na fonte e que é pago por milhões de contribuintes que recebem salário ou quando prestam serviços para pessoas jurídicas ou físicas. Considerando que o orçamento público se compõe de receitas e despesas. Por receitas públicas, compreendemos “os recursos recebidos necessários à efetivação das políticas públicas através dos programas de governo” (BEZERRA FILHO, 2013, p. 83). Despesas públicas, por sua vez, são “o conjunto de gastos públicos autorizados por intermédio do orçamento” (BEZERRA FILHO, 2013, p. 134). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Porque II - Uma das principais funções da LDO é estabelecer parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no PPA. É papel da LOA ajustar as ações de governo, previstas no PPA, às reais possibilidades de caixa do Tesouro Nacional e selecionar dentre os programas incluídos no PPA aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Catelli ( 2001) afirma que orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa , para determinado período, que servem também para coordenação e implantação desses planos. I. O orçamento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenação das receitas e despesas do somente do setor administrativo, gerando melhoria dos resultados. II. O orçamento funciona como meio de organização e direção de um grande segmento do processo administrativo III. O orçamento funciona como uma continua advertência em procurar desenvolver os planos e programas guiando a administração no dia a dia IV. O orçamento funciona como um indicador de performance da organização É correto o que se afirma em:

c. II, III e IV, apenas

No processo orçamentário das empresas é fundamental a previsão para gastos fixos e de investimentos. Os gastos fixos possuem características particulares que os diferenciam dos demais gastos. Já os investimentos possuem relação com o futuro da organização. Ambos os tipos de gastos devem ter previsão com o envolvimento de todos os líderes dentro das empresas. Acerca disso, avalie as afirmativas. I. Os investimentos são gastos que geram expectativas de retorno para as empresas II. Os gastos fixos são aqueles que possuem relação direta com o faturamento e com a produção das empresas. III. Os gastos fixos são aqueles que não se alteram em função das vendas das empresas ou com a quantidade produzida. IV. Os investimentos estão relacionados com os objetivos de longo prazo das empresas em que se espera que estes gerem benefícios futuros por vários períodos. Assinale a alternativa que apresenta o que é correto afirmar.

e. I, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina