Logo Passei Direto
Buscar
O texto apresenta algumas reflexões sobre o papel da indústria automobilística no desenvolvimento do capitalismo. São fatores que contribuíram para a redução da importância dessa indústria na era pós-fordista:
a) a padronização da produção e a contínua necessidade de ampliação da infraestrutura em regiões densamente povoadas
b) a saturação física das cidades, que não comportam mais o aumento do número de veículos, e os movimentos sindicais fortalecidos
c) a introdução do consumo de massa e o custo ambiental decorrente da tecnologia do motor de combustão
d) a racionalização e automação da produção e a modernização dos transportes ferroviários
e) a diminuição drástica dos postos de trabalho no setor e as perspectivas futuras de exploração dos combustíveis fósseis
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) a padronização da produção e a contínua necessidade de ampliação da infraestrutura em regiões densamente povoadas - Esses fatores estão mais relacionados ao crescimento e à manutenção da indústria automobilística na era fordista, não à sua redução na era pós-fordista. b) a saturação física das cidades, que não comportam mais o aumento do número de veículos, e os movimentos sindicais fortalecidos - A saturação das cidades e os movimentos sindicais fortalecidos podem ser fatores que contribuem para repensar a mobilidade urbana, mas não necessariamente para a redução da importância da indústria automobilística. c) a introdução do consumo de massa e o custo ambiental decorrente da tecnologia do motor de combustão - A introdução do consumo de massa e o impacto ambiental do motor de combustão são fatores relevantes para a discussão sobre a indústria automobilística, mas não necessariamente para a sua redução na era pós-fordista. d) a racionalização e automação da produção e a modernização dos transportes ferroviários - A racionalização e automação da produção são características da era pós-fordista, porém a modernização dos transportes ferroviários não está diretamente ligada à redução da importância da indústria automobilística. e) a diminuição drástica dos postos de trabalho no setor e as perspectivas futuras de exploração dos combustíveis fósseis - A diminuição dos postos de trabalho e a transição para fontes de energia mais sustentáveis são fatores que podem impactar a indústria automobilística na era pós-fordista, tornando a opção mais adequada. Portanto, a alternativa correta é: e) a diminuição drástica dos postos de trabalho no setor e as perspectivas futuras de exploração dos combustíveis fósseis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

02 - (ACAFE SC) A expressão “fábrica global” indica que:

a) a produção ocorre num país desenvolvido e o consumo no subdesenvolvido.
b) a produção e o consumo ocorrem sempre no interior de um mesmo país.
c) as etapas do processo produtivo podem ocorrer em países diferentes.
d) todas as etapas do processo produtivo acontecem nos países desenvolvidos, devido ao poder aquisitivo de sua população.
e) o seu uso foi desencadeado a partir do início da expansão das multinacionais dos países subdesenvolvidos.

08 - (UEG GO) Atualmente, a indústria promove um complexo processo de desconcentração geográfica. Sobre o assunto, julgue as proposições e marque a alternativa INCORRETA:
a) A desconcentração geográfica da Indústria foi seletiva, o que significa que os países subdesenvolvidos implantaram ramos industriais com tecnologias tradicionais, e os altos investimentos tecnológicos permaneceram nos países desenvolvidos.
b) O processo de industrialização dos países latino-americanos teve como modelo a produção para o mercado externo e os baixos impostos para importação, enquanto os “Dragões Asiáticos” adotaram o modelo de produção para o mercado interno com altos impostos.
c) Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura, Indonésia, Malaísia, Tailândia e Hong Kong formam os “Dragões Asiáticos”, países subdesenvolvidos do leste e do sudeste asiáticos conhecidos como plataformas de exportações, por causa do seu grande número de exportações industriais.
d) Coréia do Sul e Taiwan eram considerados, nas décadas de 1950 a 1980, 'o cinturão geopolítico' capitalista em torno da China Socialista. Esses países receberam fluxos significativos de capitais norte-americanos e europeus no pós-guerra.

Assinale o item que indica todas as afirmativas corretas:
I. da circulação de mercadorias, pessoas, recursos financeiros e informações.
II. da freqüência com que as interações passaram a se verificar.
III. dos fluxos de circulação e comunicação.
IV. da velocidade através da qual se verifica a progressiva superação do espaço pelo tempo.
V. das redes geográficas que se tornaram mais complexas e abrangentes.
a) I, II, III e IV.
b) II, IV e V.
c) I, II e III.
d) I, II, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa:
I. Tanto o Brasil como a Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura são periferias de países centrais com um grande endividamento externo e uma economia agrícola voltada para o consumo.
II. O Brasil, a Argentina e o México possuem eixos industriais em torno de grandes cidades como São Paulo, Rosário e Guadalajara.
III. Tanto o Brasil como os Estados Unidos possuem o transporte rodoviário como meio mais importante para o deslocamento de cargas.
IV. O Brasil e a Argentina são países americanos que persistem em incentivar a indústria automobiística.
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) III e IV
e) I, II e III

Mais conteúdos dessa disciplina