Logo Passei Direto
Buscar
Um Modelo Relacional apresenta alguns componentes para representar as informações de um cenário modelado, por exemplo, as relações ou tabelas, as tuplas, os atributos, as chaves e outros. Considerando um Sistema de Consultas Médicas como exemplo, imagine os seguintes elementos da modelagem e associe com os conceitos do Modelo Relacional. I. Um médico possui uma especialidade, por isso o Código Identificador da especialidade presente em uma relação ESPECIALIDADE deve ser incorporada à relação MEDICO. II. Cada paciente possui seu registro, os vários registros de pacientes podem ser considerados como linhas em uma tabela. III. Um paciente é identificado através de seu CPF. IV. Percebeu-se que o nome do paciente deve ser um VARCHAR e sua altura um campo NUMERIC. Associe os itens citados aos elementos do Modelo Relacional: ( ) Tuplas. ( ) Tipos de dados. ( ) Chave Primária. ( ) Chave estrangeira. A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a. I, IV, II, III.
b. I, II, IV, III.
c. IV, I, II, III.
d. II, IV, III, I.
e. III, IV, I, II.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as associações feitas em relação aos elementos do Modelo Relacional: I. Um médico possui uma especialidade, por isso o Código Identificador da especialidade presente em uma relação ESPECIALIDADE deve ser incorporada à relação MEDICO. - Associação com Chave Estrangeira, pois o Código Identificador da especialidade na relação ESPECIALIDADE será uma chave estrangeira na relação MEDICO. II. Cada paciente possui seu registro, os vários registros de pacientes podem ser considerados como linhas em uma tabela. - Associação com Tuplas, pois cada registro de paciente seria representado por uma tupla na tabela. III. Um paciente é identificado através de seu CPF. - Associação com Chave Primária, pois o CPF seria a chave primária que identifica unicamente cada paciente na tabela. IV. Percebeu-se que o nome do paciente deve ser um VARCHAR e sua altura um campo NUMERIC. - Associação com Tipos de Dados, pois VARCHAR e NUMERIC são tipos de dados que definem como as informações devem ser armazenadas. Com base nas associações feitas, a sequência correta é: b) I, II, IV, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na conversão do Modelo MER para o Modelo Relacional, algumas entidades, alguns relacionamentos e outros elementos são convertidos para a representação de como os dados serão logicamente mantidos em relações ou tabelas, com chaves primárias e chaves estrangeiras. Uma conversão comum é quando um relacionamento dá origem a uma tabela associativa. Ao analisar as situações a seguir, é necessário criar uma tabela associativa em:

a. Um sistema de uma empresa em que um Diretor chefia apenas um setor e um setor é chefiado apenas por um Diretor.
b. Um sistema de escola em que um aluno pode cursar várias disciplinas e uma disciplina pode conter vários alunos.
c. Um sistema de condomínio em que um Morador mora em apenas uma unidade (apartamento, por exemplo) e uma unidade podem contar vários moradores.
d. Um sistema de academia em que um Personal Trainer pode treinar vários alunos, entretanto, um aluno só pode ser treinado por um Personal Trainer.
e. Um sistema de consulta médica em que um Paciente mora em um Bairro e um Bairro pode ser associado a vários clientes.

Estabeleça relação entre cada um dos itens destacados na questão com o que representam em uma modelagem relacional:
I. LOCACAO.
II. DATA_LOCACAO.
III. DATETIME.
IV. NOT NULL.
( ) Relação.
( ) Especificação de obrigatoriedade.
( ) Atributo.
( ) Tipo de Dados.

Associe cada uma das tarefas necessárias para a construção de um modelo de dados ao contexto ou ao nível de abstração com o qual ela melhor se relaciona:
I. Processos de negócios e requisitos do sistema.
II. Modelo conceitual.
III. Modelo lógico.
IV. Modelo físico.
( ) Conversão das entidades em tabelas do banco de dados.
( ) Definição dos tipos de dados dos campos e tamanho de espaço em disco.
( ) Definição de quais funções o sistema deve contemplar.
( ) Determinação das entidades do sistema.

Mais conteúdos dessa disciplina