Logo Passei Direto
Buscar
2. EF07HI01 “Os homens do século XVI julgavam estar vivendo em um mundo novo (moderno) [...] liberto do “obscurantismo” medieval. Nesse sentido, a Era Moderna é de fato moderna, ao menos para os que nela viveram.” SILVA, K. V. e SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Conexto, 2005. A ideia de “moderno” mencionada pelo texto refere-se: a) ao período da história da humanidade de ruptura com o passado e vivenciado por todas as sociedades e povos do planeta. b) a um conceito histórico vinculado ao pensamento ocidental e europeu do século XVI. c) à filosofia racionalista e libertária do período medieval, fortemente combatida pela Igreja. d) ao pensamento do século XVI compartilhado por diversos povos americanos e asiáticos e que influenciou profundamente a Europa Moderna.

a) ao período da história da humanidade de ruptura com o passado e vivenciado por todas as sociedades e povos do planeta.
b) a um conceito histórico vinculado ao pensamento ocidental e europeu do século XVI.
c) à filosofia racionalista e libertária do período medieval, fortemente combatida pela Igreja.
d) ao pensamento do século XVI compartilhado por diversos povos americanos e asiáticos e que influenciou profundamente a Europa Moderna.
User badge image
EducaFit

ano passado

User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para entender a ideia de "moderno" mencionada no texto, precisamos considerar o contexto histórico do século XVI, que é marcado por transformações significativas na Europa, como o Renascimento, a Reforma Protestante e o início da Era das Descobertas. Essas mudanças foram percebidas como uma ruptura com o passado medieval, especialmente no que diz respeito ao pensamento e à cultura ocidental. Analisando as alternativas: a) ao período da história da humanidade de ruptura com o passado e vivenciado por todas as sociedades e povos do planeta. - Embora a Era Moderna represente uma ruptura, essa afirmação é muito ampla e não se aplica a todas as sociedades. b) a um conceito histórico vinculado ao pensamento ocidental e europeu do século XVI. - Esta opção é mais precisa, pois a ideia de "moderno" realmente se refere ao contexto europeu e ocidental do século XVI. c) à filosofia racionalista e libertária do período medieval, fortemente combatida pela Igreja. - Esta opção é incorreta, pois a filosofia racionalista é mais associada ao Iluminismo, que veio depois do período medieval. d) ao pensamento do século XVI compartilhado por diversos povos americanos e asiáticos e que influenciou profundamente a Europa Moderna. - Embora haja interações entre culturas, a ideia de "moderno" no contexto do texto se refere mais ao pensamento europeu. Portanto, a alternativa correta é: b) a um conceito histórico vinculado ao pensamento ocidental e europeu do século XVI.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) ao período da história da humanidade de ruptura com o passado e vivenciado por todas as sociedades e povos do planeta. b) a um conceito histórico vinculado ao pensamento ocidental e europeu do século XVI. c) à filosofia racionalista e libertária do período medieval, fortemente combatida pela Igreja. d) ao pensamento do século XVI compartilhado por diversos povos americanos e asiáticos e que influenciou profundamente a Europa Moderna. Considerando o contexto do texto fornecido, a ideia de "moderno" mencionada refere-se ao pensamento ocidental e europeu do século XVI, como descrito na citação. Portanto, a alternativa correta é: b) a um conceito histórico vinculado ao pensamento ocidental e europeu do século XVI.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Irene Remor

há 11 meses

Letra c

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Identifique nas afirmacoes abaixo a qual civilização pré-colombiana elas se referem.
a) Eles não possuíam um império centralizado, pois organizavam-se em cidades-estado. (_________)
b) Tinham uma sociedade hierarquizada e guerreira tendo no topo o imperador e as ordens militares Guerreiros Águia e Guerreiros Jaguar. (_________)
c) Sua população vivia em pequenas coletividades familiares agropastoris chamadas ayllu. (_________)
d) Desenvolveram um sistema de escrita, a matemática, a astronomia e calendários. (_________)
e) Adoravam Inti, o Sol e seu imperador era considerado filho do Sol. (_________)
f) Criaram ilhas artificiais para cultivo chamadas chinampas. (_________)
g) Em seu mercado de Tlatelolco, comerciavam alimentos, utensílios, ervas medicinais, artesanatos por meio de escambo e também usando sementes de cacau como moeda. (_________)
i) Criaram um sistema de registro contábil chamado quipo, feito com cordas coloridas. (_________)

Entre os produtos cultivados nas savanas do leste africano antes da chegada dos europeus incluem-se:

a) café, feijão fradinho, pimenta malagueta, inhame e quiabo.
b) milho, maçã, uva, ervilha e arroz.
c) trigo, sorgo, oliveira, pera e abóbora.
d) mandioca, tomate, amendoim, batata e caqui.
e) cacau, algodão, milho, carambola e morango.

Sobre a escravidão na África antes da chegada dos europeus na Idade Moderna, sabemos que:

a) já existia um intenso comércio de escravos em todo continente realizado com trocas monetárias que fortaleceram a economia capitalista dos reinos africanos.
b) a escravidão era produto das guerras entre reinos e diferentes etnias do continente.
c) praticamente havia desaparecido devido a expansão do islamismo na África.
d) não existia escravidão, mas sim servidão temporária para os reis e chefes de aldeias.
e) era praticada unicamente pelos iorubás de Benim, inexistindo no resto da África.

O movimento reformista liderado por Martinho Lutero defendia:

a) a fé como elemento fundamental para a salvação dos cristãos.
b) o relaxamento dos costumes dos sacerdotes e autoridades da Igreja daquela época.
c) a confissão obrigatória, o jejum e o culto aos santos e mártires.
d) o princípio da predestinação e da busca do lucro por meio do trabalho.
e) o fim dos sacramentos do batismo e da comunhão.

Sobre o contexto cultural e social na Europa e na América, século XVI, em que ocorreu o movimento das Reformas religiosas pode-se afirmar que:

a) a Europa passava por uma crise espiritual e pela ruralização da economia provocada pela Peste Negra, o que levou ao declínio do poder da Igreja.
b) o Renascimento, a difusão do pensamento humanista pela imprensa e a descoberta de civilizações na América contribuíram para uma nova visão sobre o mundo.
c) a descoberta de grandes civilizações na América causou um forte impacto nos europeus que passaram a duvidar da religião e se tornaram ateus.
d) a decadência das monarquias nacionais levou à fragmentação dos reinos e à formação de feudos e ao fim do poder da Igreja.
e) as Reformas religiosas são resultado das grandes navegações que levaram os europeus a

Mais conteúdos dessa disciplina