Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
a) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
b) O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
c) A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
d) As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
e) A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as angiospermas: a) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem. - Correta. O fruto realmente ajuda na dispersão das sementes. b) O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo. - Incorreta. Embora as angiospermas tenham sementes, o desenvolvimento de sementes não é exclusivo delas, já que as gimnospermas também possuem. c) A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento. - Incorreta. A dupla fecundação é um caráter exclusivo das angiospermas, não das gimnospermas. d) As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente. - Incorreta. As sépalas e pétalas não são esporófilos; os esporófilos são estruturas que produzem esporos. e) A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas. - Incorreta. A polinização pelo vento também ocorre em gimnospermas. Portanto, a alternativa correta é: a) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações sobre as angiospermas: a) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribui para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem. - CORRETO. O fruto é uma estrutura que protege a semente e auxilia na sua dispersão. b) O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo. - INCORRETO. O desenvolvimento da semente não é exclusivo das angiospermas, mas sim comum a todas as plantas com sementes. c) A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento. - INCORRETO. A dupla fecundação é um evento exclusivo das angiospermas. d) As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente. - INCORRETO. As sépalas e pétalas não são esporófilos, mas sim estruturas florais envolvidas na proteção e atração de polinizadores. e) A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas. - INCORRETO. A polinização e a dispersão pelo vento podem ocorrer em diversas plantas, não sendo exclusivas das angiospermas. Portanto, a alternativa correta é: a) O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribui para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina