Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I O sistema de numeração atual, no qual se formam os números por justaposição dos dez dígitos – 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 – é quase sempre denominado de notação árabe, pois se atribui aos árabes sua divulgação pelo mundo no século VII.
II O zero ganhou o status de número com os gregos, uma vez que, até então, mesmo entre os romanos do período alexandrino, ele era usado apenas para indicar “ausência”.
III O primeiro registro do uso de números negativos de que se tem notícia remete ao matemático e astrônomo hindu Brahmagupta (598?), que já conhecia as regras para as quatro operações com esses números.
Assinale a alternativa correta.

a) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
b) As afirmações I e III são verdadeiras, e a II é falsa.
c) As afirmações II e III são verdadeiras, e a I é falsa.
d) As afirmações I e II são verdadeiras, e a III é falsa.
e) As afirmações I, II e III são falsas.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações apresentadas: I. O sistema de numeração atual, no qual se formam os números por justaposição dos dez dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) é denominado de notação árabe devido à sua divulgação pelos árabes no século VII. Esta afirmação está correta. II. O zero ganhou o status de número com os gregos, pois anteriormente era utilizado apenas para indicar "ausência". Esta afirmação está incorreta, pois o zero como número foi desenvolvido pelos indianos e não pelos gregos. III. O primeiro registro do uso de números negativos remonta ao matemático e astrônomo hindu Brahmagupta, que já conhecia as regras para as operações com esses números. Esta afirmação está correta. Portanto, a alternativa correta é: b) As afirmações I e III são verdadeiras, e a II é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(CONCURSO IFPB – 2013) Adaptada - Cursos em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado têm-se voltado para o movimento denominado Educação Matemática nos quais são investigados temas vinculados a diversas linhas de pesquisa, nas diversas instituições de ensino. Assim, implementaram algumas diretrizes e campos de atuação para a investigação científica em História da Matemática como área de atuação dentro do programa de pós-graduação em Educação Matemática. Dentre vários argumentos favoráveis à introdução da História da Matemática no processo educacional como fator de melhoria no ensino da Matemática (BARONI, TEIXEIRA, NOBRE, 2004), destacamos que
a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.

a) a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.
b) a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.
c) a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.
d) a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.
e) a história da matemática levanta questões relevantes, mas fornece problemas desmotivadores incapazes de estimular e atrair o aluno.

Em relação à importância da Matemática Grega para o desenvolvimento do conhecimento matemático, percebemos que, com os antigos gregos,
aconteceu a transformação do conhecimento matemático dedutivo para o indutivo, e as afirmativas baseadas em definições e axiomas adquiriram caráter científico.
a Matemática passou a ser a ciência mãe das demais áreas do conhecimento.
aconteceu a transformação do conhecimento matemático “primitivo” por meio da suplantação da razão pela empiria, e iniciou-se o uso das demonstrações lógico-dedutivas.
a Matemática assumiu o caráter abstrato, os números passaram a ser entidades “ideais”, e as afirmativas matemáticas adquiriram a conotação de verdades lógicas.
a Matemática assumiu um papel essencialmente empírico e indutivo, e iniciou-se o uso das demonstrações e do raciocínio lógico.

a) aconteceu a transformação do conhecimento matemático dedutivo para o indutivo, e as afirmativas baseadas em definições e axiomas adquiriram caráter científico.
b) a Matemática passou a ser a ciência mãe das demais áreas do conhecimento.
c) aconteceu a transformação do conhecimento matemático “primitivo” por meio da suplantação da razão pela empiria, e iniciou-se o uso das demonstrações lógico-dedutivas.
d) a Matemática assumiu o caráter abstrato, os números passaram a ser entidades “ideais”, e as afirmativas matemáticas adquiriram a conotação de verdades lógicas.
e) a Matemática assumiu um papel essencialmente empírico e indutivo, e iniciou-se o uso das demonstrações e do raciocínio lógico.

) se evidenciou pela qualidade e quantidade de publicações matemáticas com características diversas, tais como romances; textos de divulgação/popularização da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em diversos encontros brasileiros de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.

textos de divulgação científica da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em diversos encontros brasileiros de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
textos de divulgação/popularização da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em revistas brasileiras de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
romances; textos de divulgação/popularização da matemática e de orientação didática; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.
romances; estudos bibliográficos de tópicos específicos da matemática; artigos em revistas brasileiras de Educação Matemática; estudos de episódios da história da matemática como biografias, paradoxos, lendas, problemas célebres; levantamentos e ilustrações de fatos, de jogos e curiosidades populares.

Mais conteúdos dessa disciplina