Logo Passei Direto
Buscar

Redação

Outros
Analise as sentenças a seguir: I-"Vou-me embora de Pasárgada", de Millôr Fernandes, possui intertextualidade em relação a "Vou-me embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, porém ele repete o cenário e o tema do poema de Manuel Bandeira, não sendo, portanto, inovador. II- "Vou-me embora de Pasárgada", de Millôr Fernandes, possui intertextualidade em relação ao diálogo com "Vou-me embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, e é inovador com relação ao conteúdo e com a ambientação do Brasil hoje. III- Millôr Fernandes, ao estabelecer intertextualidade com o poema de Manuel Bandeira, acabou criando um conflito de ideias com o autor principal. O leitor que não compreende a intertextualidade presente nos textos pode classificá-lo como plágio. IV- O texto de Millôr Fernandes cria um novo ambiente para o poema de Bandeira, mas não se pode dizer que há intertextualidade entre ambos, pois Millôr apenas ambienta o leitor na sociedade brasileira de hoje.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I e IV estão corretas.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- "Vou-me embora de Pasárgada", de Millôr Fernandes, possui intertextualidade em relação a "Vou-me embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, porém ele repete o cenário e o tema do poema de Manuel Bandeira, não sendo, portanto, inovador. Falso, a intertextualidade não implica falta de inovação, e sim uma relação de diálogo com o texto original. II- "Vou-me embora de Pasárgada", de Millôr Fernandes, possui intertextualidade em relação ao diálogo com "Vou-me embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, e é inovador com relação ao conteúdo e com a ambientação do Brasil hoje. Verdadeiro, essa afirmativa está correta ao destacar a intertextualidade e a inovação presente no texto de Millôr Fernandes. III- Millôr Fernandes, ao estabelecer intertextualidade com o poema de Manuel Bandeira, acabou criando um conflito de ideias com o autor principal. O leitor que não compreende a intertextualidade presente nos textos pode classificá-lo como plágio. Falso, a intertextualidade não implica conflito de ideias com o autor original, e sim uma relação de diálogo e referência. IV- O texto de Millôr Fernandes cria um novo ambiente para o poema de Bandeira, mas não se pode dizer que há intertextualidade entre ambos, pois Millôr apenas ambienta o leitor na sociedade brasileira de hoje. Falso, a presença de intertextualidade é clara na relação entre os dois textos. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: b) Somente a sentença II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do tura e, consequentemente, para a produção textual. ( ) Para que o leitor saiba posicionar-se frente aos textos, é necessário ler prioritariamente textos científicos e analisá-los. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina