Logo Passei Direto
Buscar
(Prefeitura de Cujubim - RO 2018) Em teoria literária, usa-se o termo CATARSIS. Este termo, um tanto técnico, tem sua origem:
em tratados papais, expressão usada para caracterizar homem confuso e apreensivo com as transformações do mundo. Platão, na alegoria da Caverna, utilizou-a pela primeira vez na história da literatura.
no Termo filosófico cunhado por Aristóteles em A República e agregado aos ofícios literários para designar que a arte replica o mundo, no qual está tudo contido e faz sentido. A expressão Catarsis se configurou como exercício de expurgação e purificação.
na expressão Hebraica adaptada por Aristóteles em Filosofia prática.
na época de Aristóteles, termo empregado por um médico, significando purgação e, se usado por um discurso religioso, representava expiação ou purificação.
na mescla de mistério e magia desde sua criação. Penetrou na cultura dos povos primitivos e descobriu-se como gênero de experiências extravagantes na contemplação do belo.
a) em tratados papais, expressão usada para caracterizar homem confuso e apreensivo com as transformações do mundo. Platão, na alegoria da Caverna, utilizou-a pela primeira vez na história da literatura.
b) no Termo filosófico cunhado por Aristóteles em A República e agregado aos ofícios literários para designar que a arte replica o mundo, no qual está tudo contido e faz sentido. A expressão Catarsis se configurou como exercício de expurgação e purificação.
c) na expressão Hebraica adaptada por Aristóteles em Filosofia prática.
d) na época de Aristóteles, termo empregado por um médico, significando purgação e, se usado por um discurso religioso, representava expiação ou purificação.
e) na mescla de mistério e magia desde sua criação. Penetrou na cultura dos povos primitivos e descobriu-se como gênero de experiências extravagantes na contemplação do belo.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

O termo "catarsis" tem suas raízes na filosofia, especialmente na obra de Aristóteles. Ele é utilizado para descrever o efeito purificador que a arte, especialmente a tragédia, pode ter sobre o público, levando à expurgação de emoções como a piedade e o medo. Analisando as alternativas: a) Fala sobre Platão e a alegoria da Caverna, mas não é a origem correta do termo catarsis. b) Menciona Aristóteles, mas confunde com "A República", que é uma obra de Platão. Aristóteles discute catarsis em "Poética". c) Refere-se a uma expressão hebraica, mas não é a origem do termo catarsis. d) Fala sobre o uso do termo por um médico na época de Aristóteles, o que está mais próximo da origem do conceito de purgação. e) Menciona mistério e magia, o que não se relaciona diretamente com a origem do termo catarsis. A alternativa que melhor se alinha com a origem do termo catarsis, considerando seu significado de purgação e expiação, é a d) na época de Aristóteles, termo empregado por um médico, significando purgação e, se usado por um discurso religioso, representava expiação ou purificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A catarse é um termo utilizado na teoria literária que tem sua origem na época de Aristóteles, sendo empregado por um médico e significando purgação. Quando utilizado em um discurso religioso, representava expiação ou purificação. Portanto, a alternativa correta é: d) na época de Aristóteles, termo empregado por um médico, significando purgação e, se usado por um discurso religioso, representava expiação ou purificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(FUNDATEC 2018) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto.
A literatura brasileira constitui-se de peculiaridades distintas, que marcam a sua divisão ou periodização. Nesse viés, os aspectos políticos e econômicos do Brasil estão diretamente relacionados com os diferentes momentos de nossa literatura, a qual se divide, de modo geral, em duas fases. A primeira, ____________, refere-se às manifestações durante o período e vai da descoberta – 1500 – até 1822 – ano da Proclamação da Independência. Nessa fase, mesmo distante das metrópoles europeias, artistas brasileiros receberam influência do que se produzia lá e usaram tal influência para suas produções locais. Exemplo disso é ___________, escola literária marcada com traços do Iluminismo. A segunda fase, também denominada _____________, compreende a fase que vai da independência até os dias de hoje e buscou, no seu início, estabelecer uma identidade nacional, tarefa de que se ocuparam os poetas da primeira geração do ___________.
Indianista – o Romantismo – Social – Parnasianismo.
Colonial – o Barroco – Contemporânea – Modernismo.
Informativa – a Literatura de Catequese – Colonial – Real-Naturalismo.
Colonial – o Arcadismo – Nacional – Romantismo.
Pré-Colonial – o Quinhentismo – Nacional – Barroco.
a) Indianista – o Romantismo – Social – Parnasianismo.
b) Colonial – o Barroco – Contemporânea – Modernismo.
c) Informativa – a Literatura de Catequese – Colonial – Real-Naturalismo.
d) Colonial – o Arcadismo – Nacional – Romantismo.
e) Pré-Colonial – o Quinhentismo – Nacional – Barroco.

Mais conteúdos dessa disciplina