Logo Passei Direto
Buscar
As iniquidades em saúde são grandes desafios que o setor precisa passar. Trata-se de situações sistemáticas e relevantes, que são evitáveis, injustas e desnecessárias, sendo um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil e um dos principais marcos relacionados aos Determinantes de Saúde. Sobre os Determinantes Sociais na Saúde, analise as opções a seguir. I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, iniciando com as camadas mais próximas aos determinantes individuais, até as mais generalistas. II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais/intrínsecas, como: idade, sexo e fatores genéticos. III. Desigualdades e iniquidades são características que caracterizam as demandas de saúde, e em relação à OMS existem os níveis primário, secundário e terciário. No Brasil, adota-se o análogo: atenção básica, média e alta complexidade.
I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, iniciando com as camadas mais próximas aos determinantes individuais, até as mais generalistas.
II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais/intrínsecas, como: idade, sexo e fatores genéticos.
III. Desigualdades e iniquidades são características que caracterizam as demandas de saúde, e em relação à OMS existem os níveis primário, secundário e terciário. No Brasil, adota-se o análogo: atenção básica, média e alta complexidade.
a. I, II e III.
b. I e II.
c. II e III.
d. I e III.
e. I, II e III.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) dispostos em diferentes camadas, iniciando com as camadas mais próximas aos determinantes individuais, até as mais generalistas. Esta afirmativa está correta, pois o modelo de Dahlgren e Whitehead de fato organiza os determinantes da saúde em diferentes camadas, indo do individual ao mais amplo. II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais/intrínsecas, como idade, sexo e fatores genéticos. Esta afirmativa está correta, pois o modelo de Dahlgren e Whitehead coloca os indivíduos na base, considerando suas características intrínsecas como parte dos determinantes da saúde. III. Desigualdades e iniquidades são características que caracterizam as demandas de saúde, e em relação à OMS existem os níveis primário, secundário e terciário. No Brasil, adota-se o análogo: atenção básica, média e alta complexidade. Esta afirmativa está incorreta, pois a relação entre desigualdades e iniquidades com os níveis de atenção à saúde não está diretamente ligada ao modelo de Dahlgren e Whitehead. Portanto, as afirmativas I e II estão corretas. A alternativa que contém os itens verdadeiros é: b) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao princípio da descentralização e o SUS, avalie as proposições a seguir. Na descentralização busca-se hierarquizar a tomada de decisões, de modo que as decisões sejam tomadas do órgão nacional para o município. Uma das características mais evidentes do SUS é a centralização de decisões que colocam no Ministério da Saúde o poder decisório. No âmbito do SUS, a descentralização está relacionada ao fato de dar maior poder decisório para a instância governamental municipal, que tem maior poder de conhecimento sobre as necessidades de saúde da população. A cooperação entre os entes federativos: união, estado e município é garantida no SUS, sendo que cada esfera tem atribuições e responsabilidades específicas e complementares. Está correto o que se afirma em:
I. Na descentralização busca-se hierarquizar a tomada de decisões, de modo que as decisões sejam tomadas do órgão nacional para o município.
II. Uma das características mais evidentes do SUS é a centralização de decisões que colocam no Ministério da Saúde o poder decisório.
III. No âmbito do SUS, a descentralização está relacionada ao fato de dar maior poder decisório para a instância governamental municipal, que tem maior poder de conhecimento sobre as necessidades de saúde da população.
IV. A cooperação entre os entes federativos: união, estado e município é garantida no SUS, sendo que cada esfera tem atribuições e responsabilidades específicas e complementares.
a. I e II.
b. IV apenas.
c. II, III e IV.
d. II e III.
e. I, II, III e IV.

Sobre as práticas integrativas e complementares, analise as afirmacoes a seguir.
I. A arteterapia consiste na prática que coloca a expressão artística e visual como importante instrumento de integração entre consciência e inconsciência como instrumento terapêutico.
II. A constelação familiar consiste em compreender a relação existente entre experiências familiares estabelecidas e a gênese para problemas individuais entre os membros.
a. I e II.
b. I e IV.
c. II e III.
d. I e III.
e. II e IV.

Sobre a promoção da saúde. Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. I. A promoção da saúde mantém relação com a Vigilância em Saúde, articulando e reforçando a exigência de um movimento integrador. II. Para a promoção da saúde a cidadania é peça muito importante, traduzindo-se como uma forma de expressão cultural e autonomia dentro do contexto social. III. Para a garantia da promoção da saúde, é importante a participação de todas as expressões da comunidade, isto é, usuários, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores, entre outras expressões. IV. A promoção da saúde é uma estratégia de produção de saúde, no entanto, não tem relação com intervenções nas políticas e tecnologias desenvolvidas em um sistema de saúde. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
I. A promoção da saúde mantém relação com a Vigilância em Saúde, articulando e reforçando a exigência de um movimento integrador.
II. Para a promoção da saúde a cidadania é peça muito importante, traduzindo-se como uma forma de expressão cultural e autonomia dentro do contexto social.
III. Para a garantia da promoção da saúde, é importante a participação de todas as expressões da comunidade, isto é, usuários, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores, entre outras expressões.
IV. A promoção da saúde é uma estratégia de produção de saúde, no entanto, não tem relação com intervenções nas políticas e tecnologias desenvolvidas em um sistema de saúde.
a. F, V, V, V.
b. V, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. V, F, F, V.
e. V, F, F, F.

Levando em consideração a prevenção em saúde, analise as afirmativas a seguir. A prevenção em saúde se relaciona à aplicabilidade dos modos de controle e redução de riscos e vulnerabilidades pautados em uma determinada situação específica. A prevenção tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença específica, reduzindo a probabilidade de que uma doença ou desordem venha a acarretar algum dano ao indivíduo, família ou coletividades. Em termos práticos, pode-se compreender a prevenção como uma interface aplicativa da promoção da saúde. Prevenção em saúde diz respeito ao conjunto de políticas e programas de saúde, sendo puramente atividades de cunho generalista. Está correto o que se afirma em:
A prevenção em saúde se relaciona à aplicabilidade dos modos de controle e redução de riscos e vulnerabilidades pautados em uma determinada situação específica.
A prevenção tem como objetivo a redução do risco de se adquirir uma doença específica, reduzindo a probabilidade de que uma doença ou desordem venha a acarretar algum dano ao indivíduo, família ou coletividades.
Em termos práticos, pode-se compreender a prevenção como uma interface aplicativa da promoção da saúde.
Prevenção em saúde diz respeito ao conjunto de políticas e programas de saúde, sendo puramente atividades de cunho generalista.
a. I e IV.
b. I, III e IV.
c. I, II e III.
d. I e III.
e. I e II.

Está correto o que se afirma em:
I. As iniquidades são manejáveis e não são sinônimos de igualdade, ao contrário, com a equidade se busca superar tal concepção, oferecendo e se adequando às reais necessidades.
II. A resposta correta é: I e II.
a. I, II e III.
b. I, II, III e IV.
c. II, III, IV.
d. III, IV.
e. I e II.

Entre as alternativas a seguir, identifique a alternativa que melhor descreve a Vigilância Epidemiológica.
Resposta correta: o sentido epidemiológico da vigilância é garantido pelo monitoramento e acompanhamento dos serviços de saúde, no inados e não contaminados, assim como os agravos e fatores de risco.
III. A observação de forma sistematizada dos contatos de doentes, com intuito de acompanhar os eventos à saúde e fatores secundários, podem ser compreendidas como finalidades da vigilância em saúde.
a. I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina