Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
A abordagem crítica acerca da Geografia pode ser compreendida como um movimento científico de renovação teórica e metodológica do pensamento geográfico. Sobre algumas características e especificidades da Geografia Crítica, analise as afirmacoes abaixo:

I – O principal expoente da Geografia Crítica no Brasil é o professor e geógrafo Milton Santos.
II – a Geografia Crítica é assim nomeada, pois faz crítica à todas outras correntes da Geografia.
III – A maioria dos autores da Geografia Crítica assumem uma postura comprometida com as transformações sociais, com o combate às desigualdades e com a libertação humana por meio do conhecimento.
IV – A obra Geografia Ativa (1966), de Pierre George, Yves Lacoste, Bernard Kayser e Raymond Guglielmo, é uma representação do movimento científico de renovação crítica da Geografia.

Assinale a alternativa correta:

a. Apenas II está correta.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – O principal expoente da Geografia Crítica no Brasil é o professor e geógrafo Milton Santos. Verdadeiro, Milton Santos é amplamente reconhecido como um dos principais expoentes da Geografia Crítica no Brasil. II – A Geografia Crítica é assim nomeada, pois faz crítica a todas as outras correntes da Geografia. Falso, a Geografia Crítica não se limita a criticar outras correntes, mas busca uma abordagem mais reflexiva e comprometida com questões sociais e espaciais. III – A maioria dos autores da Geografia Crítica assume uma postura comprometida com as transformações sociais, com o combate às desigualdades e com a libertação humana por meio do conhecimento. Verdadeiro, essa afirmativa reflete bem a postura da Geografia Crítica. IV – A obra Geografia Ativa (1966), de Pierre George, Yves Lacoste, Bernard Kayser e Raymond Guglielmo, é uma representação do movimento científico de renovação crítica da Geografia. Falso, embora a obra tenha contribuído para o debate geográfico, não é diretamente associada ao movimento da Geografia Crítica como um todo. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: d. Apenas I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – O principal expoente da Geografia Crítica no Brasil é o professor e geógrafo Milton Santos. Falso, apesar de Milton Santos ser um renomado geógrafo brasileiro, ele não é considerado o principal expoente da Geografia Crítica no Brasil. II – A Geografia Crítica é assim nomeada, pois faz crítica à todas outras correntes da Geografia. Falso, a Geografia Crítica não se caracteriza por fazer críticas a todas as outras correntes da Geografia, mas sim por adotar uma postura crítica em relação à sociedade e ao conhecimento geográfico. III – A maioria dos autores da Geografia Crítica assumem uma postura comprometida com as transformações sociais, com o combate às desigualdades e com a libertação humana por meio do conhecimento. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a Geografia Crítica geralmente busca uma abordagem comprometida com questões sociais e políticas. IV – A obra Geografia Ativa (1966), de Pierre George, Yves Lacoste, Bernard Kayser e Raymond Guglielmo, é uma representação do movimento científico de renovação crítica da Geografia. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a obra Geografia Ativa é considerada uma das representações do movimento de renovação crítica da Geografia. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O espaço geográfico pode ser entendido como a parte da superfície da Terra onde ocorrem as interações entre o ser humano e o ambiente natural. Desta forma, podemos afirmar que o conceito de espaço abrange diversas interpretações a partir de ações e práticas humanas, que por sua vez, são impulsionadas pela natureza, se dando em uma relação circular de influências mútuas. Com base nos seus conhecimentos acerca das relações entre a sociedade e a natureza existentes no espaço geográfico, analise as asserções abaixo:

I. Apesar de recíproca, as relações entre sociedade e natureza são marcadas, muitas vezes, por extremas assimetrias, desigualdades e violências,

PORQUE

II. No princípio, tudo eram coisas, enquanto hoje tudo tende a ser objeto, já que as próprias coisas, dádivas da natureza, quando utilizadas pelos homens a partir de um conjunto de intenções sociais, passam, também, a ser objetos (SANTOS, 1996, p. 65).

Referência: SANTOS, Milton. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Quais revistas configuram-se como importantes para a Geografia Crítica? Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) Revista Critics criada por Pierre George (França).
( ) Revista Herodote criada por Yves Lacoste (França).
( ) Revista Detroit Geographical Expedition criada por Cobarrubias (EUA).
( ) Revista Antipode publicada por um grupo de pesquisadores da Clark University (EUA).
( ) Revista Geonordeste publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (Brasil).
a. F-V-F-V-V.
b. F-F-V-V-V.
c. V-F-V-F-F.
d. F-V-F-V-F.
e. V-V-F-F-V.

Como vimos durante a unidade “Geografia como ciência”, o desmembramento entre Geografia Física e Geografia Humana configura-se como a principal divisão da ciência geográfica. É a partir dessa separação de caráter temático e metodológico que surgiram diversos ramos de estudos, pesquisas e investigações no interior dessa disciplina. Marque a alternativa que apresenta corretamente alguns ramos de estudo referentes à Geografia Física e alguns ramos de estudo referentes à Geografia Humana.

a. Alguns ramos da Geografia Física: Geomorfologia e Geopolítica. Alguns ramos da Geografia Humana: Geografia da População e Biogeografia.
b. Alguns ramos da Geografia Física: Geografia da População, Geografia Social, Geografia Econômica e Geopolítica. Alguns ramos da Geografia Humana: Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Biogeografia, Hidrografia e Cartografia.
c. Alguns ramos da Geografia Humana: Geografia da População, Geografia Social, Geografia Econômica e Geomorfologia. Alguns ramos da Geografia Física: Geopolítica, Climatologia, Pedologia, Biogeografia, Hidrografia e Cartografia.
d. Alguns ramos da Geografia Humana: Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Biogeografia, Hidrografia e Cartografia. Alguns ramos da Geografia Física: Geografia da População, Geografia Social, Geografia Econômica e Geopolítica.
e. Alguns ramos da Geografia Física: Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Biogeografia, Hidrografia e Cartografia. Alguns ramos da Geografia Humana: Geografia da População, Geografia Social, Geografia Econômica e Geopolítica.

Mais conteúdos dessa disciplina