Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 04 - (CETAP – 2012) Há grafia INCORRETA da palavra na alternativa: A) Você não escreve sobre a morte, por quê? B) Não escrevo, porque não houve oportunidade. C) Ninguém sabe por que o homem tem medo da morte. D) Por que será que há tantos adolescentes sem compostura? E) Os porques da velha dama só Deus sabe.

A) Você não escreve sobre a morte, por quê?
B) Não escrevo, porque não houve oportunidade.
C) Ninguém sabe por que o homem tem medo da morte.
D) Por que será que há tantos adolescentes sem compostura?
E) Os porques da velha dama só Deus sabe.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a grafia incorreta da palavra: A) "Você não escreve sobre a morte, por quê?" - Aqui, "por quê" está correto, pois está no final da frase e é usado como substantivo. B) "Não escrevo, porque não houve oportunidade." - "Porque" está correto, pois está explicando a razão. C) "Ninguém sabe por que o homem tem medo da morte." - "Por que" está correto, pois está introduzindo uma pergunta indireta. D) "Por que será que há tantos adolescentes sem compostura?" - "Por que" está correto, pois está no início de uma pergunta. E) "Os porques da velha dama só Deus sabe." - Aqui, "porques" está incorreto. O correto seria "porquês", que é o plural de "porquê" (substantivo). Portanto, a alternativa com a grafia INCORRETA é: E) Os porques da velha dama só Deus sabe.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A questão pede para identificar a grafia INCORRETA da palavra "por que" nas alternativas apresentadas. Vamos analisar cada uma: A) Você não escreve sobre a morte, por quê? - Neste caso, "por quê" está sendo utilizado de forma correta, indicando uma pergunta. B) Não escrevo, porque não houve oportunidade. - Aqui, "porque" está sendo usado de forma correta, indicando uma justificativa. C) Ninguém sabe por que o homem tem medo da morte. - Novamente, "por que" está correto, introduzindo uma pergunta. D) Por que será que há tantos adolescentes sem compostura? - Mais uma vez, "por que" está sendo utilizado corretamente, introduzindo uma pergunta. E) Os porques da velha dama só Deus sabe. - Neste caso, a grafia correta seria "porquês" (plural de "porquê"), indicando motivos ou razões. Portanto, a grafia INCORRETA da palavra "por que" está na alternativa E. Assim, a resposta correta é a alternativa E) Os porques da velha dama só Deus sabe.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 08 - (IADES – 2019) De acordo com as regras de ortografia e de acentuação gráfica vigentes e com as questões gramaticais, assinale a alternativa correta. A) O trecho “em decorrência dessa mudança” poderia ser substituído corretamente pela redação porque ocorreu essa mudança, pois o vocábulo sublinhado está grafado corretamente. B) A forma plural do vocábulo “mês” também deve ser acentuada. C) O vocábulo “temporariamente” poderia ser substituído corretamente pela forma provisóriamente. D) A expressão “em funcionamento” poderia ser substituída corretamente pela orma re-habilitados, pois o prefixo re deve se associar com hífen a toda palavra iniciada pela consoante h. E) Como se pode observar, a forma verbal “tem” não deve ser acentuada em nenhuma hipótese, pois é um monossílabo tônico terminado em consoante, assim como os vocábulos bem e vem.

A) O trecho “em decorrência dessa mudança” poderia ser substituído corretamente pela redação porque ocorreu essa mudança, pois o vocábulo sublinhado está grafado corretamente.
B) A forma plural do vocábulo “mês” também deve ser acentuada.
C) O vocábulo “temporariamente” poderia ser substituído corretamente pela forma provisóriamente.
D) A expressão “em funcionamento” poderia ser substituída corretamente pela orma re-habilitados, pois o prefixo re deve se associar com hífen a toda palavra iniciada pela consoante h.
E) Como se pode observar, a forma verbal “tem” não deve ser acentuada em nenhuma hipótese, pois é um monossílabo tônico terminado em consoante, assim como os vocábulos bem e vem.

QUESTÃO 09 - (CESPE - 2016) Quanto à semântica e à ortografia oficial da língua portuguesa, assinale a opção correta. A) O sentido original do texto seria preservado e as normas da ortografia oficial da língua portuguesa seriam respeitadas caso se substituísse o trecho “é conferida aos cidadãos uma série de direitos” por aos cidadões confere-se muitos direitos. B) O emprego do hífen no vocábulo “bem-estar” justifica-se pela mesma regra ortográfica que justifica a grafia do antônimo desse vocábulo: mal-estar. C) As formas verbais “torná-la” e “fazê-la” recebem acentuação gráfica porque se devem acentuar todas as formas verbais combinadas a pronome enclítico. D) A mesma regra de acentuação justifica o emprego de acento em “à” e “é”. E o vocábulo “período” é acentuado em razão da regra que determina que se acentuem palavras paroxítonas com vogal tônica i formadora de hiato.

A) O sentido original do texto seria preservado e as normas da ortografia oficial da língua portuguesa seriam respeitadas caso se substituísse o trecho “é conferida aos cidadãos uma série de direitos” por aos cidadões confere-se muitos direitos.
B) O emprego do hífen no vocábulo “bem-estar” justifica-se pela mesma regra ortográfica que justifica a grafia do antônimo desse vocábulo: mal-estar.
C) As formas verbais “torná-la” e “fazê-la” recebem acentuação gráfica porque se devem acentuar todas as formas verbais combinadas a pronome enclítico.
D) A mesma regra de acentuação justifica o emprego de acento em “à” e “é”. E o vocábulo “período” é acentuado em razão da regra que determina que se acentuem palavras paroxítonas com vogal tônica i formadora de hiato.

Mais conteúdos dessa disciplina