Você, profissional já formado, está fazendo estágio em uma empresa de tratamento de água de sua região e percebe que o pH está abaixo do ideal. Para corrigir, pode-se adicionar KOH diluído no processo.
1) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de “Preparo e diluição de soluções”, no qual aborda em específico sobre a produção e diluição de uma solução de KOH. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual e responda as questões a seguir:
a) Descreva os cálculos utilizados na determinação da massa de KOH a ser pesada para preparar 100 mL de solução de Hidróxido de Potássio 0,1 mol/L.
b) Descreva os cálculos utilizados na determinação da concentração da solução final de KOH, após a diluição.
c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou este experimento em uma bancada de laboratório real, cite (no mínimo 3) quais seriam as possíveis causas de desvios nas respostas? Por exemplo: contaminação da espátula que adiciona o KOH.
2) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de “Indicadores ácido-base”, no qual aborda em específico sobre os indicadores de pH. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual e responda as questões a seguir:
a) A água a ser tratada no processo está com pH abaixo de 5. Após adicionar o KOH que você preparou anteriormente, os níveis de pH ficaram dentro do normal (aproximadamente 8,0). Para conferir, você adicionou a água após o tratamento em 3 amostras, com os indicadores de Fenolftaleína na amostra I, Alaranjado de Metila na amostra II e Azul de Bromotimol na amostra III. Quais as cores das respectivas amostras?
Ed
ano passado
Você tem que criar uma nova pergunta.
Larissa Araujo
ano passado
Deve-se pesar 0,56 gramas de KOH e diluir em 100mL afim de obter uma concentração de 0,1 mol/L.
2) A concentração em % p/v é de 0,56%.
3) A concentração é de 0,1 mol/L. A sua unidade de concentração é o mol/L.
Explicação:
A massa molar do KOH (hidróxido de potássio) é de: 56g.
Logo, em 1 mol de KOH há presença de 56 gramas em 1 litro de solução.
Calculando a massa para 100mL:
56g --- 1 litro
xg --- 0,1 litro (100mL)
x = 5,6g
Calculando a massa para 0,1 mol/L:
5,6g --- 1 mol
y g --- 0,1 mol
y = 0,56g
Será necessário pesar 0,56g e diluir em 100mL para obter uma solução 0,1mol/L.
2) A concentração p/V (peso por volume) será dada pela massa pesada e o volume.
Como pesou-se 0,56g para 100mL, esta já está na relação peso/volume. Ou seja, 0,56%.
3) A concentração da solução formada é de 0,1mol/L.
A unidade de concentração é o mol/L.