Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Historicamente a formação docente no Brasil iniciou no final do século XIX, com a criação das Escolas Normais para o ensino das “primeiras letras”. Sobre a história da formação inicial e continuada no Brasil, analise as sentenças a seguir:

I - Desde o final da década de 30 até a metade dos anos 70, o modelo tecnicista era privilegiado na formação do professor, pois acreditavam que para desempenhar um trabalho pedagógico competente, o segredo estava no domínio de novas técnicas, numa concepção reformista do processo educacional.
II - A Lei 5.540/68 (Lei da Reforma Universitária) reestrutura o curso de Pedagogia, mas ainda continua desvinculando o conteúdo.
Assinale a alternativa correta:
A Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas.
B Todas as sentenças estão corretas.
C Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
D Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as sentenças apresentadas: I - Desde o final da década de 30 até a metade dos anos 70, o modelo tecnicista era privilegiado na formação do professor, pois acreditavam que para desempenhar um trabalho pedagógico competente, o segredo estava no domínio de novas técnicas, numa concepção reformista do processo educacional. Verdadeiro, o modelo tecnicista foi de fato predominante nesse período, enfatizando o domínio de técnicas como principal aspecto da formação docente. II - A Lei 5.540/68 (Lei da Reforma Universitária) reestrutura o curso de Pedagogia, mas ainda continua desvinculando o conteúdo. Falso, a Lei 5.540/68 foi importante para a reestruturação do curso de Pedagogia, mas ela buscou justamente vincular o conteúdo da formação, buscando uma maior integração entre teoria e prática na formação dos professores. Com base na análise, a única sentença correta é a I. Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas. Alternativa C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A concepção de Educação Integral é uma construção que perpassa tanto as políticas públicas como também a sociedade e não apenas as unidades escolares. Nessa concepção, os sistemas de ensino deverão levar em consideração os seus costumes, história, tradições e as especificidades da região. Além disso, é imprescindível abrir o debate com a comunidade escolar sobre o objetivo da educação escolar, que é a formação integral da criança, jovem e adolescente. Em relação à Educação Integral podemos afirmar que:
Escola de Tempo Integral não é o mesmo que Educação Integral.
A proposta da Educação Integral, indiscutivelmente, tem como centralidade o espaço social, ao qual o educando deve-se adaptar como parte de um coletivo.
A ideia de formação humana não pode estar limitada ao processo formal de educação, pois ela tem sua estruturação inicial na vida cotidiana, inicia no nascimento e prossegue por toda a vida.
A escola tem um papel importante no processo de formação integral dos educandos, como organizadora e responsável pelas ações que vão propiciar uma educação em todos os aspectos humanos, articulando os diversos setores da sociedade para dar conta de realizar seu trabalho de integrar os saberes do contexto e os saberes institucionais.
A escola que trabalha dentro da concepção de Educação Integral, defende e aposta na aprendizagem dos(as) alunos(as) com maior poder aquisitivo e propicia diversas estratégias e instrumentos variados para que estes se desenvolvam ainda mais.
A Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente as sentenças I, II e V estão corretas.
C Somente as sentenças I, III, IV estão corretas.
D Todas as sentenças estão corretas.

A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema atual, estabelecida pela Medida Provisória (MP) nº 746/2016, sendo que a Base Nacional Comum Curricular será obrigatória e irá nortear os currículos das escolas de ensino médio. Assim, em relação à nova configuração do Ensino Médio, analise as sentenças e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Com a proposta de flexibilização da grade curricular, o novo modelo permite que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos.
( ) A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível.
( ) Mesmo com a proposta de flexibilização da grade curricular, o novo modelo não permite que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos.
( ) O Ensino Médio, tem explicitado na Base Nacional Comum Curricular (2017), os direitos e objetivos pretendidos, de aprendizagem e desenvolvimento ano a ano para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
( ) O currículo do novo ensino médio mesmo norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e não é obrigatório.
( ) Em 2017 foram elaboradas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A F – V – V – V – F – V.
B V – V – F – V – F – V.
C V – F – V – V – F – F.
D V – V – F – V – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina