Logo Passei Direto
Buscar
Autopsicografia O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. Nas duas estrofes extraídas do poema Autopsicografia, Fernando Pessoa:
Aponta que o texto literário não deve ser utilizado com linguagem subjetiva, por não ser o espaço ideal para tal.
Identifica o processo de criação literária com o da redação de uma constituição.
Isola autor e leitor em prol de uma obra independente de ambos.
Revela a relação que existe entre ficção e realidade no processo criativo do autor e o seu efeito no leitor.
Expõe a objetividade da criação literária.
a) Aponta que o texto literário não deve ser utilizado com linguagem subjetiva, por não ser o espaço ideal para tal.
b) Identifica o processo de criação literária com o da redação de uma constituição.
c) Isola autor e leitor em prol de uma obra independente de ambos.
d) Revela a relação que existe entre ficção e realidade no processo criativo do autor e o seu efeito no leitor.
e) Expõe a objetividade da criação literária.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao poema "Autopsicografia" de Fernando Pessoa. O poema fala sobre a natureza do poeta como um "fingidor", que cria uma dor que não é necessariamente a sua, mas que é sentida pelo leitor. Isso sugere uma relação entre a ficção e a realidade, onde o autor expressa suas emoções de forma que o leitor possa se conectar com elas, mesmo que não sejam as mesmas. Agora, vamos às opções: a) Aponta que o texto literário não deve ser utilizado com linguagem subjetiva, por não ser o espaço ideal para tal. - Esta opção não reflete a essência do poema, que é bastante subjetivo. b) Identifica o processo de criação literária com o da redação de uma constituição. - Essa comparação não é pertinente ao conteúdo do poema. c) Isola autor e leitor em prol de uma obra independente de ambos. - O poema não sugere um isolamento, mas sim uma conexão entre autor e leitor. d) Revela a relação que existe entre ficção e realidade no processo criativo do autor e o seu efeito no leitor. - Esta opção reflete bem a ideia central do poema, que discute como a dor é transformada em ficção e como isso afeta o leitor. e) Expõe a objetividade da criação literária. - O poema enfatiza a subjetividade, não a objetividade. Portanto, a alternativa correta é: d) Revela a relação que existe entre ficção e realidade no processo criativo do autor e o seu efeito no leitor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as estrofes do poema "Autopsicografia" de Fernando Pessoa, percebemos que o autor: - Fala sobre a natureza do poeta como um fingidor, que finge suas emoções de forma tão completa que consegue fingir até mesmo a dor que realmente sente. - Destaca que os leitores, ao lerem o que o poeta escreve, conseguem sentir a dor descrita, mas não as duas dores que o poeta teve, apenas aquela que eles não possuem. Dessa forma, a opção que melhor descreve a relação entre ficção e realidade no processo criativo do autor e seu efeito no leitor é: d) Revela a relação que existe entre ficção e realidade no processo criativo do autor e o seu efeito no leitor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina