Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica Clínica

Colégio Objetivo
Das fases analíticas presentes no laboratório clínico, a fase pré-analítica é responsável pela maior porcentagem de erros laboratoriais. Em relação às variáveis pré-analíticas existentes, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O torniquete é utilizado para facilitar a visualização da veia apropriada, o tempo máximo que ele pode ficar no braço do paciente é cinco minutos.
II. Mesmo que discreta, a hemólise tem alto impacto em alguns analitos, como a troponina.
III. A turbidez provocada por elevada concentração de lipídios (lipemia) na amostra pode interferir na realização de exames, especialmente aqueles que utilizam metodologias colorimétricas ou turbidimétricas.
a. I e II, apenas.
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III, apenas.
e. III, apenas.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O torniquete é utilizado para facilitar a visualização da veia apropriada, o tempo máximo que ele pode ficar no braço do paciente é cinco minutos. Falso. O tempo recomendado para o uso do torniquete é geralmente de até 1 a 2 minutos, pois o uso prolongado pode causar alterações nos resultados laboratoriais. II. Mesmo que discreta, a hemólise tem alto impacto em alguns analitos, como a troponina. Verdadeiro. A hemólise pode interferir significativamente em diversos analitos, incluindo a troponina, que é um marcador importante para diagnóstico de infarto. III. A turbidez provocada por elevada concentração de lipídios (lipemia) na amostra pode interferir na realização de exames, especialmente aqueles que utilizam metodologias colorimétricas ou turbidimétricas. Verdadeiro. A lipemia pode causar interferências em exames que dependem de medições ópticas. Agora, vamos verificar as alternativas: a. I e II, apenas. (Incorreta, pois I é falsa) b. I, apenas. (Incorreta, pois I é falsa) c. I, II e III. (Incorreta, pois I é falsa) d. II e III, apenas. (Correta, pois II e III são verdadeiras) e. III, apenas. (Incorreta, pois II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O torniquete é utilizado para facilitar a visualização da veia apropriada, o tempo máximo que ele pode ficar no braço do paciente é cinco minutos. Correto, o uso do torniquete é importante para facilitar a visualização da veia, porém, deixá-lo por mais de cinco minutos pode causar hemólise e interferir nos resultados dos exames. II. Mesmo que discreta, a hemólise tem alto impacto em alguns analitos, como a troponina. Correto, a presença de hemólise na amostra pode afetar significativamente a precisão dos resultados de exames, especialmente em analitos sensíveis como a troponina. III. A turbidez provocada por elevada concentração de lipídios (lipemia) na amostra pode interferir na realização de exames, especialmente aqueles que utilizam metodologias colorimétricas ou turbidimétricas. Correto, a presença de lipemia na amostra pode interferir na leitura de exames que utilizam métodos colorimétricos ou turbidimétricos, prejudicando a precisão dos resultados. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina