Logo Passei Direto
Buscar
Pronomes muitas vezes retomam palavras enunciadas no texto, constituindo uma opção para que se evitem repetições enfadonhas ao longo dele. Considere, em relação ao uso do pronome isso, neste anúncio publicitário, as afirmacoes abaixo: MOTOQUEIRO, O CAPACETE É SUA SEGURANÇA: PONHA ISSO NA CABEÇA. I. O pronome isso retoma “capacete”, advertindo, assim, o leitor a que use esse protetor de cabeça. II. O pronome isso retoma toda a ideia “o capacete é sua segurança”, insistindo, dessa forma, em que o leitor abrace essa causa. III. O anúncio é incoerente, pois o emprego de isso leva o destinatário da mensagem a uma leitura ambígua (duplo sentido). IV. A força apelativa do anúncio encontra-se, exatamente, no fato de o uso de isso desencadear uma leitura ambígua (duplo sentido). Dessas afirmativas, são verdadeiras apenas:

II, III e IV.
I, II e IV.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O pronome isso retoma “capacete”, advertindo o leitor a usar o protetor de cabeça. Esta afirmativa está correta, pois o pronome "isso" está se referindo diretamente ao "capacete" mencionado anteriormente. II. O pronome isso retoma toda a ideia “o capacete é sua segurança”, insistindo para que o leitor abrace essa causa. Esta afirmativa está correta, pois o pronome "isso" está se referindo à ideia de segurança associada ao capacete. III. O anúncio não é incoerente, pois o uso de "isso" não leva a uma leitura ambígua, mas sim a uma referência clara ao capacete como item de segurança. Esta afirmativa está incorreta. IV. A força apelativa do anúncio está no fato de o uso de "isso" desencadear uma leitura ambígua. Esta afirmativa está incorreta, pois o uso de "isso" no anúncio não tem a intenção de gerar ambiguidade, mas sim de reforçar a importância do capacete como segurança. Portanto, as afirmativas corretas são apenas a II. Sendo assim, a alternativa correta é: I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Grande e complexa variedade das experiências humanas, e de, por outro lado, procurar a simplicidade e a economia nas hipóteses básicas. A crença de que esses dois objetivos podem existir paralelamente é, devido ao estágio primitivo de nosso conhecimento científico, uma questão de fé’. Sem essa fé eu não poderia ter uma convicção firme e inabalável acerca do valor independente do conhecimento. Essa atitude de certo modo religiosa de um homem engajado no trabalho científico tem influência sobre toda sua personalidade. Além do conhecimento proveniente da experiência acumulada, e além das regras do pensamento lógico, não existe, em princípio, nenhuma autoridade cujas confissões e declarações possam ser consideradas ‘Verdade ‘ pelo cientista. Isso leva a uma situação paradoxal: uma pessoa que devota todo seu esforço a objetivos materiais se tornará, do ponto de vista social, alguém extremamente individualista, que, a princípio, só tem fé em seu próprio julgamento, e em nada mais. É possível afirmar que o individualismo intelectual e a sede de conhecimento científico apareceram simultaneamente na história e permaneceram inseparáveis desde então. “ (Einstein, In: O Pensamento Vivo de Einstein, p. 13 e 14, 5a. edição, Martin Claret Editores) Observe: I. “Essa atitude de certo modo religiosa de ‘um’ homem engajado no trabalho…” II. “Pedro comprou ‘um’ jornal”. III. “Maria mora no apartamento ‘um’.” IV. “Quantos namorados você tem?” ‘Um’. A palavra “um” nas frases acima é, no plano morfológico, respectivamente:

X artigo indefinido em I e II e numeral em III e IV.
artigo indefinido em III e IV e numeral em I e II.
artigo indefinido em I, II, III e IV.
artigo indefinido em I e numeral em II, III e IV.
artigo indefinido em I e III e numeral em II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina