Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
Sobre os elementos celulares e acelulares que podem ser observados na microscopia, analise as assertivas abaixo:

I – Dentre os elementos celulares, podem ser observados na microscopia as células epiteliais, leucócitos e eritrócitos.

II – Os cilindros são elementos acelulares que podem estar presentes na microscopia, sua formação depende da redução ou parada do fluxo urinário no néfron, associada à precipitação de proteínas presentes na luz dos túbulos com elementos celulares presentes.

III – As células epiteliais são observadas raramente na microscopia e possui grande relevância clínica porque é sugestiva de lesão renal.

IV – A presença de eritrócitos (hemácias) é uma das alterações mais frequentes nos exames de urina, sendo denominada de piúria e quando acompanhada de cilindros de eritrócitos, é indicativo de sangramento de origem renal.

V – Leucócitos aumentados na urina indicam a ocorrência de inflamação ou infecção do trato urogenital e quando de cilindros de leucócitos ou cilindros mistos contendo leucócitos e células epiteliais, significa que o número aumentado de leucócitos na urina tem origem renal.

Assinale a alternativa correta:
Apenas I, III, IV e V estão corretas.
Apenas I, II, III e V estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas I, II e V estão corretas.
User badge image
patologia360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – Dentre os elementos celulares, podem ser observados na microscopia as células epiteliais, leucócitos e eritrócitos. Verdadeiro, pois esses são elementos celulares que podem ser observados na microscopia. II – Os cilindros são elementos acelulares que podem estar presentes na microscopia, sua formação depende da redução ou parada do fluxo urinário no néfron, associada à precipitação de proteínas presentes na luz dos túbulos com elementos celulares presentes. Verdadeiro, pois descreve corretamente a formação dos cilindros na urina. III – As células epiteliais são observadas raramente na microscopia e possui grande relevância clínica porque é sugestiva de lesão renal. Falso, as células epiteliais são comumente observadas na microscopia e sua presença pode indicar diversos processos, não apenas lesão renal. IV – A presença de eritrócitos (hemácias) é uma das alterações mais frequentes nos exames de urina, sendo denominada de piúria e quando acompanhada de cilindros de eritrócitos, é indicativo de sangramento de origem renal. Verdadeiro, descreve corretamente a presença de eritrócitos na urina. V – Leucócitos aumentados na urina indicam a ocorrência de inflamação ou infecção do trato urogenital e quando de cilindros de leucócitos ou cilindros mistos contendo leucócitos e células epiteliais, significa que o número aumentado de leucócitos na urina tem origem renal. Verdadeiro, descreve corretamente a presença de leucócitos na urina e sua relevância clínica. Portanto, as afirmativas corretas são I, II, IV e V. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: Apenas I, II, III e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os tipos de choque, analise as assertivas abaixo:
I – Choque hipovolêmico caracteriza-se pela diminuição do débito cardíaco, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado e está relacionado com o infarto do miocárdio.
II – Choque anafilático é uma reação alérgica grave, iniciado por uma reação de hipersensibilidade tipo 1 (mediada por IgE), associado com vasodilatação sistêmica e permeabilidade vascular aumentada. Os sintomas surgem poucos segundos ou minutos após contato direto com a substância capaz de desencadear resposta inflamatória grave.
III – Choque cardiogênico caracteriza-se pela restrição no enchimento das câmaras cardíacas. As principais causas são embolia pulmonar maciça (bloqueio do fluxo sanguíneo nas artérias pulmonares) e hidro ou hemopericárdio agudos que levam a restrição diastólica por preenchimento do espaço pericárdico por líquido de edema ou por sangue.
IV - Choque séptico é causado por infecções generalizadas que desencadeiam resposta imunológica severa, capaz de ativar o sistema de coagulação, originando trombos pelo corpo, levando à isquemia. Pode levar à falência múltipla de órgãos e ao óbito.
V – Choque neurogênico caracteriza-se pela incapacidade de fornecimento de sangue para o corpo devido à perda de volume plasmático ou hemorragias, perda líquida por queimaduras graves, diarréias graves, vômitos prolongados ou traumas.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas II, III e V estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas III, IV e V estão corretas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

I – A confirmação do diagnóstico de leucemia é realizada através da punção de medula óssea, que é considerada um bom método para detecção da infiltração da medula óssea por células metastáticas e consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular, a partir disso, pode-se classificar a leucemia em mieloide e linfoide.

PORQUE

II – O paciente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e esse diagnóstico só foi possível porque na punção da medula óssea, observou-se o acometimento neoplásico da linhagem celular proveniente da medula óssea.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina