Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Segundo a BNCC, as situações que conduziram o estudo da história enquanto saber necessário para formação dos alunos advém do tempo atual, a forma presente vivenciada na sociedade. Em vista disso, o estudo sobre o passado deve ser inserido no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental, como uma forma de diálogo com o presente, com os fatos que ocorrem atualmente. Sobre os mitos que a disciplina de história acabou construindo nas práticas educativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A aprendizagem dos conteúdos de História ocorre por meio da decoreba, em que os alunos repetem a fala do professor ou dos textos estudados.
( ) Existe somente uma verdade sobre os fatos registrados nos documentos oficiais e fatos políticos, como copiladores da realidade.
( ) Para o entendimento dos alunos sobre um determinado assunto há a necessidade de estudarem um fato após o outro para terem a noção temporal das situações.
( ) O ensino da História não enfatiza lições de moral que segue a tradição de sua criação no país de forma desagregada à criação da identidade nacional.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) V - V - V - F.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre os mitos construídos na disciplina de história: ( ) A aprendizagem dos conteúdos de História ocorre por meio da decoreba, em que os alunos repetem a fala do professor ou dos textos estudados. Falso (F). A aprendizagem em História deve ir além da decoreba, buscando a compreensão dos processos históricos, a análise crítica das fontes e a construção do conhecimento de forma significativa. ( ) Existe somente uma verdade sobre os fatos registrados nos documentos oficiais e fatos políticos, como copiladores da realidade. Falso (F). A História é uma ciência que lida com interpretações dos fatos do passado, não havendo uma única verdade absoluta. Diferentes fontes e abordagens podem levar a interpretações diversas dos eventos históricos. ( ) Para o entendimento dos alunos sobre um determinado assunto há a necessidade de estudarem um fato após o outro para terem a noção temporal das situações. Verdadeiro (V). A compreensão da História requer a análise sequencial dos fatos, a contextualização temporal e a conexão entre os eventos para uma compreensão mais ampla e profunda. ( ) O ensino da História não enfatiza lições de moral que segue a tradição de sua criação no país de forma desagregada à criação da identidade nacional. Falso (F). O ensino de História pode abordar questões éticas, morais e de identidade nacional, contribuindo para a formação cidadã dos alunos. Portanto, a sequência correta é: b) V - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o RCNEI (BRASIL, 1998), as crianças de forma gradativa compreendem o mundo em que vivem de diversas maneiras, de acordo com cada fase do seu desenvolvimento. Assim, nos momentos que vivenciam fenômenos, fatos e objetos do mundo, questionam, organizam as informações e arriscam respostas. Em tempo, as crianças iniciam o reconhecimento das regularidades nos determinados contextos que os fenômenos sociais e naturais ocorrem. Sobre as características quanto ao ensino do espaço geográfico na educação infantil, avalie as asserções a seguir: I- As primeiras construções da percepção de espaço ocorrem na educação infantil, onde as crianças iniciam a compreensão do meio que ocupam, enquanto espaço vivenciado e percebido. PORQUE II- A compreensão sobre orientação e localização necessitam de práticas, de modo a desenvolver entendimentos como frente e atrás, em cima e embaixo, dentro e fora e as formas geométricas, esféricas e planas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- As primeiras construções da percepção de espaço ocorrem na educação infantil, onde as crianças iniciam a compreensão do meio que ocupam, enquanto espaço vivenciado e percebido.
II- A compreensão sobre orientação e localização necessitam de práticas, de modo a desenvolver entendimentos como frente e atrás, em cima e embaixo, dentro e fora e as formas geométricas, esféricas e planas.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A BNCC (BRASIL, 2017) propõe que as aprendizagens assegurem o desenvolvimento nos alunos de dez competências gerais. O documento define competência como a associação de conhecimentos, que refere aos conceitos e procedimentos, as habilidades como as práticas cognitivas e socioemocionais e, por fim, às atitudes e valores identificados pela habilidade de resolver as situações da vida cotidiana. Nesse sentido, na modalidade da Educação Infantil a BNCC aponta os saberes e conhecimentos oriundos de suas experiências, como Campos de Experiência, assegurando as crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. De modo geral, a definição e a denominação dos campos de experiência baseiam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, que preconizam cinco campos de experiência que propõe os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Referente ao campo de experiência denominado 'o eu, o outro e o nós', proposto no documento com relação à Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA:

a) O professor deve oportunizar situações para que as crianças conheçam outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, atitudes e costumes, para que ampliem a percepção sobre si mesmas e com relação ao outro.
b) O professor deve oportunizar atividades que permitam a criança conhecer seu espaço e história de vida local, porque ainda não conseguem compreender a dimensão de espaço e tempo para conhecerem sobre outros lugares geográficos.
c) O professor precisa organizar sua prática educativa a fim de contemplar atividades que promovam a divulgação dos costumes e hábitos locais, para que a criança entenda o contexto em que vive e passe a valorizar como forma hegemônica social.
d) O professor conduz as atividades privilegiando a ludicidade pautada em brincadeiras e cantos folclóricos de sua região, visto que nessa fase as crianças necessitam

Segundo Le Goff (1996), a palavra história provem do grego histor, que significa 'testemunha', no sentido de 'aquele que vê'. Essa concepção origina a ideia de 'aquele que sabe', historein em grego antigo define 'procurar saber' ou 'informar-se', e histoire significa 'procurar'. A noção de quem 'procura saber' evoca do eito e os fatos ocorrem na realidade do mundo, nesse meio a visão do historiador identifica e explica as atividades humanas, no modo como os sujeitos interpretam e apresentam o processo histórico. Sobre as características que conceituam o processo da história no período moderno, avalie as asserções a seguir:
I- No período do Renascimento a cultura europeia ocidental retoma a produção histórica da antiguidade greco-romana com seus valores, arte, investigação e filosófica em detrimento da época medieval. A história passa a ser considerada evidenciando preocupações com relação aos textos antigos.
II- Desde a segunda metade da Idade Média surgiram estudos que começaram a reviver a tradição crítica dos filósofos e historiadores da antiguidade. Nesse sentido, o avanço das técnicas eruditas desencadeou vários campos de estudos como a cronologia, epigrafia, filologia, arqueologia, diplomacia, entre outros.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina