Uma das características do segundo reinado é a disputa política entre as elites agrícolas brasileiras, divididos em dois partidos, o Partido Liberal e o Partido Conservador. Em essência não existiam grandes diferenças entre estes dois grupos políticos, na medida em que ambos se constituíram no interior das elites Agrárias. As diferenças apareciam nos pequenos detalhes principalmente relacionado aos interesses provinciais defendidos pelos liberais num processo de maior autonomia para o poder provincial.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. Uma das marcas do governo no Segundo Reinado era a dissolução da Câmara dos Deputados, nomeação e destituição de ministros, de tempos em tempos, executado pelo poder moderador.
Pois,
II. Pelos impasses da disputa política entre liberais e conservadores, o que aconteceu nesse período era um verdadeiro revezamento de bancadas e de ministérios, ora com maior presença conservadora ora com maior presença liberal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Ed
há 4 meses
Vamos analisar as asserções: I. Uma das marcas do governo no Segundo Reinado era a dissolução da Câmara dos Deputados, nomeação e destituição de ministros, de tempos em tempos, executado pelo poder moderador. Essa afirmativa é verdadeira. O poder moderador, exercido pelo imperador, tinha a capacidade de dissolver a Câmara dos Deputados e influenciar a nomeação e destituição de ministros. II. Pelos impasses da disputa política entre liberais e conservadores, o que aconteceu nesse período era um verdadeiro revezamento de bancadas e de ministérios, ora com maior presença conservadora ora com maior presença liberal. Essa afirmativa também é verdadeira. Durante o Segundo Reinado, houve um revezamento entre os partidos, refletindo a alternância de poder entre liberais e conservadores. Agora, vamos às opções: a. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO) d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) A alternativa correta é: c) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
Vamos analisar cada asserção: I. Uma das marcas do governo no Segundo Reinado era a dissolução da Câmara dos Deputados, nomeação e destituição de ministros, de tempos em tempos, executado pelo poder moderador. Esta afirmação está incorreta. No Segundo Reinado, o poder moderador não dissolvia a Câmara dos Deputados, mas sim nomeava e destituía ministros, além de outras atribuições. II. Pelos impasses da disputa política entre liberais e conservadores, o que aconteceu nesse período era um verdadeiro revezamento de bancadas e de ministérios, ora com maior presença conservadora ora com maior presença liberal. Esta afirmação está correta. Durante o Segundo Reinado, de fato, ocorria um revezamento de poder entre liberais e conservadores, dependendo das circunstâncias políticas. Com base nessa análise, a alternativa correta é: d) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.