Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o currículo por projetos diz Hernández (1998, p. 69): "[...] em cada nível de escolaridade, essa escolha adota características diferentes. Os alunos partem das suas experiências anteriores, da informação que têm sobre os projetos já realizados ou em processo de elaboração por outras classes. Essa informação deve se tornar pública nos espaços formativos. Dessa forma, o tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto". Em relação à importância do currículo por projetos para a aprendizagem, marque a alternativa INCORRETA.

Na pedagogia de projetos os conteúdos passam a significar que aprendizagens o aluno precisa para desenvolver as competências necessárias a sua formação.
Na pedagogia de projetos o professor deve estabelecer um objetivos e tanto professor quanto alunos devem contribuir para que as metas sejam cumpridas.
O paradigma de gestão do currículo por projetos traz a perspectiva de que o professor se torne um pesquisador e abandone o ensino que prioriza a memorização de conteúdos.
O currículo por projetos propicia aos alunos e professores mais reflexão, mais participação e nem todas as coisas podem ser ensinadas por projetos.
Na pedagogia de projetos o aluno deixa o papel de passividade para uma participação ativa e mais significativa.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Na pedagogia de projetos o professor deve estabelecer um objetivos e tanto professor quanto alunos devem contribuir para que as metas sejam cumpridas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Pedagogia de Projetos está relacionada com a prática do professor e de suas interações com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Assim afirma Kátia Aparecida Campos Portes: "A Pedagogia de Projetos visa à re-significação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo por isso impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação do aluno é um processo global e complexo, onde o conhecer e intervir no real não se encontram dissociados". Marque a alternativa correta sobre Pedagogia de Projetos.

A Pedagogia de Projetos é a forma de ensino que dissocia os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do processo de aprendizagem.
A Pedagogia de Projetos propicia a utilização de modelos de ensino únicos para todos os recursos da vida em sociedade.
A Pedagogia de Projetos é uma das formas de gestão do currículo escolar que visa um processo dinâmico de aprendizagem.
A Pedagogia de Projetos é a forma mais eficaz de planejamento das aulas do professor.
A pedagogia de Projetos é um modo de ensinar que privilegia a memorização e aberto a interações sociais.

Considerando as reflexões da autora, marque a alternativa INCORRETA.
Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.
Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.
a) Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.
b) Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
c) O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
d) O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
e) A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.

De acordo com Goodson (2003, p. 67), "o primado da ideologia do currículo como prescrição (CAP) pode ser constatado através de um simples passar de olhos pela literatura curricular. Esta visão de currículo se desenvolve com base na ideia [sic] de que podemos definir desapaixonadamente os principais ingredientes do curso de estudos e, em seguida, continuar com o ensino dos diversos segmentos e sequências, [sic] numa variação sistemática". Marque a alternativa que interpreta a ideia do autor:
Da perspectiva do currículo como prescrição, o professor precisa aceitar e seguir as normas estabelecidas para o sucesso das aprendizagens.
Os projetos pedagógicos das escolas são definidos à margem das políticas públicas com total autonomia dos professores.
Há nesta visão, um jogo de interesses e de expressões do poder de decisão centradas nas políticas públicas e os professores adquirem um certo grau de autonomia ao aceitarem as normas.
O currículo prescrito é necessariamente decidido pelos professores e pelas escolas.
Na relação políticas públicas e atos de currículo não existem relações de poder evidentes ou camufladas.
a) Da perspectiva do currículo como prescrição, o professor precisa aceitar e seguir as normas estabelecidas para o sucesso das aprendizagens.
b) Os projetos pedagógicos das escolas são definidos à margem das políticas públicas com total autonomia dos professores.
c) Há nesta visão, um jogo de interesses e de expressões do poder de decisão centradas nas políticas públicas e os professores adquirem um certo grau de autonomia ao aceitarem as normas.
d) O currículo prescrito é necessariamente decidido pelos professores e pelas escolas.
e) Na relação políticas públicas e atos de currículo não existem relações de poder evidentes ou camufladas.

Macedo (2007, p. 126) ressalta que "um currículo de dignidade social e formativa necessita de novos sujeitos epistêmicos, históricos e democráticos, que filtrem política e pedagogicamente aquilo que a tecnociência se nos oferece como subsídio para a formação, como interpretações abstratas e mirabolantes, invenções eficazes, soluções fantásticas, realizações rápidas e perfeitamente generalizáveis". Para o autor, o currículo deve ser encarado como um processo intercrítico nas formações. Assinale a afirmativa correta:
Currículo e tecnociência são aspectos que verticalizam as aprendizagens dos alunos.
O autor, na sua fala, critica e nega o processo intercrítico nas elaborações curriculares.
Para o autor, a tecnociência é um campo de produção do conhecimento que não contribui para a construção do currículo.
Para o autor, a tecnociência é sempre uma área redutora do conhecimento do aluno.
O sujeito epistêmico, histórico e democrático é aquele que propicia espaços intercríticos para pensar o currículo nas formações.
a) Currículo e tecnociência são aspectos que verticalizam as aprendizagens dos alunos.
b) O autor, na sua fala, critica e nega o processo intercrítico nas elaborações curriculares.
c) Para o autor, a tecnociência é um campo de produção do conhecimento que não contribui para a construção do currículo.
d) Para o autor, a tecnociência é sempre uma área redutora do conhecimento do aluno.
e) O sujeito epistêmico, histórico e democrático é aquele que propicia espaços intercríticos para pensar o currículo nas formações.

Ao se refletir sobre o campo e a história da disciplina denominada Currículo e sua inserção nos cursos de formação docente ao longo dos tempos, a única afirmação correta é a que apresenta o seguinte argumento:
A disciplina passou a ser estudada porque seu quadro teórico-prático analisa os limites e possibilidades entre as diretrizes oficiais e as práticas escolares.
A disciplina ainda carece de setores e documentos específicos sobre as diretrizes curriculares, com abrangência nacional.
Os conteúdos e os objetivos da disciplina já são enfatizados no ensino das demais disciplinas pedagógicas.
A disciplina acumula estudos acadêmicos, mas carece de quadros teóricos explicativos sobre as relações entre currículo e poder.
A disciplina já faz parte do currículo oficial desde a primeira faculdade de formação de professores, no Brasil.
a) Os alunos se relacionam com os atos de currículo no movimento da práxis formativa.
b) A disciplina acumula estudos acadêmicos, mas carece de quadros teóricos explicativos sobre as relações entre currículo e poder.
c) A disciplina passou a ser estudada porque seu quadro teórico-prático analisa os limites e possibilidades entre as diretrizes oficiais e as práticas escolares.
d) Os conteúdos e os objetivos da disciplina já são enfatizados no ensino das demais disciplinas pedagógicas.
e) A disciplina ainda carece de setores e documentos específicos sobre as diretrizes curriculares, com abrangência nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina