Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia da Educação

Colégio Objetivo
10- "(...) grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais." (DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia.) A Sociologia surgiu com o objetivo de compreender as complexas relações sociais, ocasionadas pelas transformações ocorridas ao longo da história do ocidente, para então explicar, as origens e as consequências desse novo modelo de organização social. Sobre o surgimento da Sociologia e as transformações citadas no texto, assinale a alternativa correta.
a) A mecanização das fábricas, nas cidades, possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural, que recebeu investimentos pesados.
b) A divisão social do trabalho foi minimizada com a inserção de novas tecnologias proporcionadas pelas revoluções do século XIX.
c) A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
d) O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e da ciência como solução para os fatores sociais.
e) As atividades rurais foram os principais objetos de estudo dos intelectuais que deram origem à Sociologia como ciência.
User badge image
atualidades360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada alternativa: a) A mecanização das fábricas, nas cidades, possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural, que recebeu investimentos pesados. Falso, a mecanização nas fábricas geralmente levou à urbanização e ao deslocamento da população rural para as cidades, não ao desenvolvimento econômico da população rural. b) A divisão social do trabalho foi minimizada com a inserção de novas tecnologias proporcionadas pelas revoluções do século XIX. Falso, a divisão social do trabalho foi, na verdade, ampliada com a Revolução Industrial, pois novas tecnologias criaram especializações e novas funções de trabalho. c) A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial. Verdadeiro, a Sociologia surgiu em parte como uma resposta às mudanças sociais e problemas que emergiram com a Revolução Industrial. d) O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e da ciência como solução para os fatores sociais. Falso, a razão e a ciência foram usadas para questionar e desafiar o controle teológico, não para sustentá-lo. e) As atividades rurais foram os principais objetos de estudo dos intelectuais que deram origem à Sociologia como ciência. Falso, os intelectuais que fundaram a Sociologia estavam mais preocupados com as transformações urbanas e sociais resultantes da Revolução Industrial do que com as atividades rurais. Com base nas análises, a alternativa correta é: c) A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a) A mecanização das fábricas, nas cidades, possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural, que recebeu investimentos pesados. Esta afirmação está incorreta, pois a mecanização das fábricas nas cidades não teve como principal consequência o desenvolvimento econômico da população rural. b) A divisão social do trabalho foi minimizada com a inserção de novas tecnologias proporcionadas pelas revoluções do século XIX. Esta afirmação está incorreta, pois a inserção de novas tecnologias proporcionadas pelas revoluções do século XIX não minimizou a divisão social do trabalho, mas sim a intensificou. c) A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial. Esta afirmação está correta, pois a Sociologia surgiu como uma tentativa de compreender e responder aos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial. d) O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e da ciência como solução para os fatores sociais. Esta afirmação está incorreta, pois o surgimento da Sociologia e a Revolução Industrial representaram um afastamento do controle teológico da sociedade em direção a uma abordagem mais racional e científica. e) As atividades rurais foram os principais objetos de estudo dos intelectuais que deram origem à Sociologia como ciência. Esta afirmação está incorreta, pois as atividades rurais não foram o principal objeto de estudo dos intelectuais que deram origem à Sociologia, mas sim as transformações sociais e os problemas decorrentes da Revolução Industrial. Portanto, a única alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

7- (UFU – JULHO – 2007) Considere a citação. "[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupado primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana." Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35. Com relação ao contexto histórico e intelectual da emergência da Sociologia como disciplina científica, assinale a alternativa CORRETA.
a) A crise do Iluminismo e a consequente descrença no potencial emancipatório e libertário da ciência e das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a partir do século XVIII, impulsionaram o desenvolvimento da Sociologia.
b) A Sociologia é herdeira direta das tradicionais concepções de mundo religiosas que tiveram reforçadas a legitimidade e a capacidade explicativa, a partir do século XVI, ocasião em que novas formas de sociabilidade emergiram na esteira do desenvolvimento do Estado Moderno e da economia de mercado.
c) A emergência e consolidação institucional da Sociologia ocorreram em um cenário intelectual caracterizado pelo otimismo quanto à capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objetivas para os novos padrões de convivência e comportamento social, que floresciam nas sociedades europeias modernas.
d) A Sociologia constituiu-se como disciplina científica na contramão dos valores, ideais e formas de sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a partir do século XVIII, com o advento das Revoluções Francesa e Inglesa.

A Sociologia surgiu com o objetivo de compreender as complexas relações sociais, ocasionadas pelas transformações ocorridas ao longo da história do ocidente, para então explicar, as origens e as consequências desse novo modelo de organização social. Sobre o surgimento da Sociologia e as transformações citadas no texto, assinale a alternativa correta.
A mecanização das fábricas, nas cidades, possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural, que recebeu investimentos pesados.
A divisão social do trabalho foi minimizada com a inserção de novas tecnologias proporcionadas pelas revoluções do século XIX.
A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e da ciência como solução para os fatores sociais.
As atividades rurais foram os principais objetos de estudo dos intelectuais que deram origem à Sociologia como ciência.
a) A mecanização das fábricas, nas cidades, possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural, que recebeu investimentos pesados.
b) A divisão social do trabalho foi minimizada com a inserção de novas tecnologias proporcionadas pelas revoluções do século XIX.
c) A Sociologia pretendia ser uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
d) O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e da ciência como solução para os fatores sociais.
e) As atividades rurais foram os principais objetos de estudo dos intelectuais que deram origem à Sociologia como ciência.

1- A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
A) A sociologia surgiu mediante a necessidade de se explicar a sociedade as questões teológicas inerentes daquele momento
B) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
C) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
D) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.
E) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
a) A sociologia surgiu mediante a necessidade de se explicar a sociedade as questões teológicas inerentes daquele momento
b) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
c) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
d) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.
e) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

6- De acordo com o surgimento da sociologia. Observe as alternativas abaixo, em seguida, em relação ao conteúdo estudado, assinale a incorreta:
a) A Sociologia é a ciência que tem como objeto de estudo as relações sociais e as formas de associação e interação entre os seres humanos que vivem em sociedade.
b) A Sociologia é uma ciência muito importante, pois através da compreensão que ela pode nos proporcionar sobre a forma com que nós nos relacionamos e interagimos em sociedade, podemos também compreender e até sermos agentes de transformação da nossa realidade. Em outras palavras, a Sociologia nos ajuda a entender a sociedade em que vivemos e a refletir sobre possíveis mudanças e melhorias.
c) A Sociologia não tem relevância para a compreensão da sociedade e das relações humanas.
d) A Sociologia é uma ciência que estuda apenas os aspectos biológicos dos seres humanos.
e) A Sociologia não se preocupa com a análise das estruturas sociais e das interações entre os indivíduos.
a) A Sociologia é a ciência que tem como objeto de estudo as relações sociais e as formas de associação e interação entre os seres humanos que vivem em sociedade.
b) A Sociologia é uma ciência muito importante, pois através da compreensão que ela pode nos proporcionar sobre a forma com que nós nos relacionamos e interagimos em sociedade, podemos também compreender e até sermos agentes de transformação da nossa realidade. Em outras palavras, a Sociologia nos ajuda a entender a sociedade em que vivemos e a refletir sobre possíveis mudanças e melhorias.
c) A Sociologia não tem relevância para a compreensão da sociedade e das relações humanas.
d) A Sociologia é uma ciência que estuda apenas os aspectos biológicos dos seres humanos.
e) A Sociologia não se preocupa com a análise das estruturas sociais e das interações entre os indivíduos.

7- (UFU – JULHO – 2007) Considere a citação. '[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupado primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana.' Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35. Com relação ao contexto histórico e intelectual da emergência da Sociologia como disciplina científica, assinale a alternativa CORRETA.
a) A crise do Iluminismo e a consequente descrença no potencial emancipatório e libertário da ciência e das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a partir do século XVIII, impulsionaram o desenvolvimento da Sociologia.
b) A Sociologia é herdeira direta das tradicionais concepções de mundo religiosas que tiveram reforçadas a legitimidade e a capacidade explicativa, a partir do século XVI, ocasião em que novas formas de sociabilidade emergiram na esteira do desenvolvimento do Estado Moderno e da economia de mercado.
c) A emergência e consolidação institucional da Sociologia ocorreram em um cenário intelectual caracterizado pelo otimismo quanto à capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objetivas para os novos padrões de convivência e comportamento social, que floresciam nas sociedades europeias modernas.
d) A Sociologia constituiu-se como disciplina científica na contramão dos valores, ideais e formas de sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a partir do século XVIII, com o advento das Revoluções Francesa e Inglesa.

Mais conteúdos dessa disciplina