Logo Passei Direto
Buscar
Os mapas temáticos podem ser representados na forma matricial ou vetorial, em que sua região geográfica é representada por um polígono (vetorial) segundo ao seu tema. De acordo com o estudo da unidade, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à diferença entre um mapa temático e um mapa cadastral:

a. Mapas temáticos são responsáveis por apresentar objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno).
b. Nenhuma das alternativas está correta.
c. Nos mapas temáticos os polígonos apresentados são resultado de funções de análise apenas, enquanto os mapas cadastrais apresentam objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno).
d. Nos mapas temáticos os polígonos apresentados são resultado de funções de análise e classificação de dados e não correspondem a elementos identificáveis do mundo real. Enquanto que mapas cadastrais, apresentam objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno).
e. Os lotes de uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos (por exemplo: mapas temáticos e mapas cadastrais).
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas: a. Mapas temáticos são responsáveis por apresentar objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno). - Esta afirmação não está correta, pois os mapas temáticos não necessariamente apresentam objetos identificáveis como lotes de terreno. b. Nenhuma das alternativas está correta. - Esta opção descarta todas as outras alternativas como incorretas, o que não é verdade. c. Nos mapas temáticos os polígonos apresentados são resultado de funções de análise apenas, enquanto os mapas cadastrais apresentam objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno). - Esta opção está parcialmente correta ao diferenciar os mapas temáticos, que são mais analíticos, dos mapas cadastrais, que apresentam objetos identificáveis. d. Nos mapas temáticos os polígonos apresentados são resultado de funções de análise e classificação de dados e não correspondem a elementos identificáveis do mundo real. Enquanto que mapas cadastrais, apresentam objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno). - Esta opção está correta ao destacar a natureza analítica dos mapas temáticos e a presença de elementos identificáveis nos mapas cadastrais. e. Os lotes de uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos (por exemplo: mapas temáticos e mapas cadastrais). - Esta opção não aborda diretamente a diferença entre mapas temáticos e mapas cadastrais. Portanto, a alternativa correta que corresponde à diferença entre um mapa temático e um mapa cadastral é: d. Nos mapas temáticos os polígonos apresentados são resultado de funções de análise e classificação de dados e não correspondem a elementos identificáveis do mundo real. Enquanto que mapas cadastrais, apresentam objetos identificáveis (por exemplo, lotes de terreno).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Jensen (2009), a Aerofotogrametria é a arte ou ciência de realizar medições precisas por meio de fotografias aéreas. De acordo com as características desta arte, assinale a alternativa CORRETA:
I) O objetivo da aerofotogrametria é a medição sobre fotografias aéreas para a elaboração de cartas topográficas, cartográficas, geológicas, geomorfológicas, geográfico, entre outras;
II) A aerofotogrametria é uma subdivisão da fotogrametria, sendo que a câmera fotográfica (analógica ou digital) está acoplada na aeronave ou drone para a realização das fotografias;
III) O termo Fotogrametria foi criado pelo geógrafo Kersten em 1890;
IV) O francês Edouard Gaston Deville (1849-1924) desenvolveu serviços de mapeamento com a aplicação da fotogrametria nas Montanhas Rochosas. O primeiro mapeamento de grande área foi cerca de 3300 km;
V) As fotografias começaram a ser digitalizadas apenas a partir dos anos 2000.
a. Apenas III, IV e V estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II está correta.
d. As afirmacoes I, II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas IV e V estão corretas.

A respeito das aplicações do geoprocessamento, em áreas diretamente ligadas com a Topografia por meio de Sensoriamento Remoto, Cartografia, Sistema de Informação Geográfica e Sistema de Navegação Global por Satélites (GNSS), assinale a alternativa CORRETA:
I) Para a construção de um novo posto de saúde, verifica-se a densidade demográfica, a renda média e a área de abrangência dos postos existentes, por meio da geomática, que possibilita identificar determinadas características de acordo com seu objetivo;
II) Para o monitoramento e planejamento de ações para controlar o desmatamento ilegal, o uso de imagens de satélites e fotografias aéreas permite acompanhar a evolução do desmatamento numa análise temporal das imagens;
III) Para uso na agricultura, o processamento das informações gera laudos e mapas de aplicação das regiões que necessitam maior aplicação de insumos agrícolas para a correção do solo e plantio;
IV) Na construção ou ampliação de uma rodovia em um determinado local, o uso do geoprocessamento possibilita aos planejadores as diferentes informações geográficas;
V) Os softwares são programas de computador com a finalidade de difundir os conceitos e procedimentos metodológicos voltados para a criação, visualização, gerenciamento, elaboração e análise das informações geográficas.
a. As afirmacoes I, II, III, IV e V estão corretas.
b. Apenas IV e V estão corretas.
c. Apenas II está incorreta.
d. Apenas III, IV e V estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina