Logo Passei Direto
Buscar

Agroecologia

Colégio Objetivo
Sobre os impactos socioambientais gerados pela busca descontrolada do crescimento econômico pelas sociedades contemporâneas, é correto afirmar que:
A proteção das águas dos rios, em áreas florestais, tem contribuído para o crescimento do uso irracional e aumento da poluição de seus recursos hídricos.
O incentivo à redução do desmatamento intensifica a preservação das espécies vegetais, em áreas de floresta, e, ao mesmo tempo, combate às péssimas condições ambientais que se vão generalizando.
O crescimento da pecuária, nas pradarias e nas savanas tropicais, contribui para a implantação de programas de preservação de organismos vivos de todas as origens.
As políticas e as práticas para o desenvolvimento sustentável alteram a composição atmosférica e intensificam o desaparecimento de corredores de biodiversidade no planeta.
O processo de desertificação no planeta, intensificado pelas atividades econômicas, preserva os cursos de água e a vegetação ribeirinha presente nas estepes tropicais.
a. I, II e IV estão corretas.
b. II, III e V estão corretas.
c. I, III e V estão corretas.
d. II, IV e V estão corretas.
e. III, IV e V estão corretas.
User badge image
Questões de Sociologia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A proteção das águas dos rios, em áreas florestais, tem contribuído para o crescimento do uso irracional e aumento da poluição de seus recursos hídricos. Esta afirmação está incorreta, pois a proteção das águas dos rios em áreas florestais geralmente visa justamente a preservação e a redução da poluição dos recursos hídricos. Portanto, não está correta. II. O incentivo à redução do desmatamento intensifica a preservação das espécies vegetais, em áreas de floresta, e, ao mesmo tempo, combate às péssimas condições ambientais que se vão generalizando. Esta afirmação está correta, pois a redução do desmatamento contribui para a preservação das espécies vegetais e combate as más condições ambientais. Está correta. III. O crescimento da pecuária, nas pradarias e nas savanas tropicais, contribui para a implantação de programas de preservação de organismos vivos de todas as origens. Esta afirmação está incorreta, pois o crescimento da pecuária, em muitos casos, pode contribuir para o desmatamento e a degradação ambiental, não necessariamente para a preservação de organismos vivos. Portanto, não está correta. IV. As políticas e as práticas para o desenvolvimento sustentável alteram a composição atmosférica e intensificam o desaparecimento de corredores de biodiversidade no planeta. Esta afirmação está incorreta, pois as políticas e práticas para o desenvolvimento sustentável visam justamente a preservação da biodiversidade e a redução dos impactos ambientais. Portanto, não está correta. V. O processo de desertificação no planeta, intensificado pelas atividades econômicas, preserva os cursos de água e a vegetação ribeirinha presente nas estepes tropicais. Esta afirmação está incorreta, pois a desertificação é um processo que leva à degradação do solo e à perda de vegetação, não contribuindo para a preservação dos cursos de água e da vegetação ribeirinha. Portanto, não está correta. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a II. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: b) II, III e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o conceito de “segurança alimentar”, pode-se afirmar que:
Ele representa uma mudança de concepção que poderá transformar a qualidade de vida de inúmeras sociedades historicamente dependentes dos padrões de consumo alimentar de países e regiões possuidores de índices de desenvolvimento humano (IDH) bastante elevados.
Ele é o caminho para a construção de outro conceito, ainda mais expressivo, voltado para a erradicação da miséria no mundo: o da “sustentabilidade alimentar”. Este conceito, que incorpora programas ligados à preservação do meio ambiente e à não utilização de agrotóxicos nas monoculturas extensivas, concebe o enfrentamento da pobreza a partir de programas locais voltados para o mercado de trabalho.
Se as populações em estado de “pobreza absoluta” forem os principais atores de sua própria emancipação social – isto é, se o controle da “fome” apoiar-se sobre suas atividades econômicas e não fundamentalmente na ajuda alimentar dos outros – então há chances de que espaços diversos onde há “insegurança alimentar” sejam menos afetados por processos de marginalização socioespacial.
A sustentabilidade das atividades agrícolas nos países mais pobres deve ser delegada às suas tecnologias e tradições produtivas, para que seja possível a erradicação da fome.
O conceito relaciona a autonomia alimentar dos países com a geração de novos empregos e a menor dependência das importações e flutuações dos preços no mercado internacional.
a) Todas as afirmacoes.
b) Somente as afirmações I, II e III.
c) Somente as afirmações I, II e IV.
d) Somente as afirmações II e III.
e) Somente as afirmações III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina