Logo Passei Direto
Buscar
10) 2013 – FGV – AL-MT- O direito à convivência familiar, prevista no ECA, para todas as crianças e adolescentes, baseia-se nos pressupostos a seguir, à exceção de um. Assinale-o. A) A intervenção do Estado será prioritariamente voltada para a orientação e o apoio de promoção social da família natural. B) A reintegração da criança e do adolescente à sua família terá preferência em relação a qualquer outra providência de atendimento. C) Na impossibilidade de permanência na família de origem, a criança e o adolescente serão colocados sob adoção, tutela ou guarda. D) A inclusão de criança ou adolescente em programas de acolhimento institucional terá preferência no caso da ausência da família natural. E) A adoção internacional de criança ou adolescente domiciliado no Brasil somente terá lugar quando se esgotarem todas as possibilidades no Brasil.

User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando os pressupostos apresentados em relação ao direito à convivência familiar previsto no ECA, podemos identificar que todos os itens estão alinhados com os princípios da lei, exceto um. Vamos analisar cada um: A) A intervenção do Estado será prioritariamente voltada para a orientação e o apoio de promoção social da família natural. B) A reintegração da criança e do adolescente à sua família terá preferência em relação a qualquer outra providência de atendimento. C) Na impossibilidade de permanência na família de origem, a criança e o adolescente serão colocados sob adoção, tutela ou guarda. D) A inclusão de criança ou adolescente em programas de acolhimento institucional terá preferência no caso da ausência da família natural. E) A adoção internacional de criança ou adolescente domiciliado no Brasil somente terá lugar quando se esgotarem todas as possibilidades no Brasil. Analisando os princípios do ECA, o item que não está alinhado com a lei é o item D) A inclusão de criança ou adolescente em programas de acolhimento institucional terá preferência no caso da ausência da família natural. Isso porque a lei prioriza a reintegração da criança ou adolescente à sua família, conforme o princípio da preferência pela convivência familiar. Portanto, o item que não está de acordo com os pressupostos do ECA é o item D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Estatuto do Criança e Adolescente (ECA), no que diz respeito a convivência familiar e comunitária, é correto afirmar o seguinte: A) a permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 5 (cinco) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária B) o poder familiar será exercido, pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado ao pai, o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência. C) a falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder família D) toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório laborado por equipe multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar o colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 20 desta Lei. E) toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

Mais conteúdos dessa disciplina