Logo Passei Direto
Buscar

Direito Civil

UNIFATECIE
Conceitua-se a obrigação como sendo a relação jurídica transitória, existente entre um sujeito ativo, denominado credor, e outro sujeito passivo, o devedor, cujo objeto consiste em uma prestação situada no âmbito dos direitos pessoais, positiva ou negativa. Havendo o descumprimento ou inadimplemento obrigacional, poderá o credor satisfazer-se no patrimônio do devedor (TARTUCE, 2015, p.254). Sobre os direitos das obrigações, assinale a alternativa correta: a. A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela, embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso. b. Deteriorada a coisa e sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. c. Não sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos. d. Até a tradição pertence ao credor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o devedor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação. e. Se a coisa se perder por culpa do credor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos.
User badge image
Professor Marcio Inacio

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os direitos das obrigações: a) A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela, embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso. - Esta afirmação está correta, pois a obrigação de dar coisa certa inclui os acessórios, a menos que haja disposição em contrário. b) Deteriorada a coisa e sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. - Esta alternativa também está correta, pois se a deterioração da coisa é culpa do devedor, o credor pode optar por resolver a obrigação ou aceitar a coisa com abatimento. c) Não sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos. - Esta alternativa está incorreta, pois se o devedor não é culpado, o credor não pode exigir o equivalente, mas sim aceitar a coisa no estado em que se encontra. d) Até a tradição pertence ao credor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o devedor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação. - Esta alternativa está incorreta, pois a coisa pertence ao devedor até a tradição. e) Se a coisa se perder por culpa do credor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos. - Esta alternativa está correta, pois se a perda da coisa é culpa do credor, ele deve responder pelo equivalente e perdas e danos. Após a análise, as alternativas a), b) e e) estão corretas, mas a que melhor se encaixa no contexto geral e é mais frequentemente abordada em questões de obrigações é a a). Portanto, a alternativa correta é: a. A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela, embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas em relação aos direitos das obrigações: a. A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela, embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso. - Esta alternativa está correta, pois a obrigação de dar coisa certa inclui os acessórios, a menos que haja disposição em contrário. b. Deteriorada a coisa e sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu. - Esta alternativa está incorreta, pois em caso de deterioração da coisa por culpa do devedor, o credor pode exigir o equivalente ou aceitar a coisa no estado em que se encontra, com direito a indenização por perdas e danos. c. Não sendo culpado o devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos. - Esta alternativa está correta, pois se o devedor não for culpado, o credor pode exigir o equivalente ou aceitar a coisa no estado em que se encontra, com direito a indenização por perdas e danos. d. Até a tradição pertence ao credor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o devedor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação. - Esta alternativa está incorreta, pois até a tradição, a coisa pertence ao devedor, não ao credor. e. Se a coisa se perder por culpa do credor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos. - Esta alternativa está incorreta, pois se a coisa se perder por culpa do credor, ele responderá pelo equivalente, mais perdas e danos. Portanto, as alternativas corretas são: a) A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela, embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso. e) Se a coisa se perder por culpa do credor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No nosso ordenamento jurídico existem obrigações no âmbito civil. São conceituadas como conjunto de normas que disciplina a relação jurídica pessoal vinculativa de um credor a um devedor, por meio da qual o sujeito passivo assume o dever de cumprir uma prestação de interesse do outro. Abaixo temos algumas delas: a. Obrigação de prestar serviços. b. Obrigação de construir. c. Obrigação de não dar. d. Obrigação de não fazer e de construir. e. Obrigação dar e entregar.

Mais conteúdos dessa disciplina