Logo Passei Direto
Buscar

Quando entramos em uma discussão sobre classes sociais, consumo, responsabilidade social e relações sociais, são indelével uma ferrenha dicotomia entre duas visões hegemônicas. De um lado, uma perspectiva mais liberal, que aponta para uma meritocracia que define os lugares sociais dos indivíduos, tanto econômica quanto politicamente. Em outra ponta, uma perspectiva tida como mais progressista, principalmente de vertente socialista, que apresenta a sociedade dividida em duas classes sociais.

 Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais.

 

PORQUE

 

II. A dicotomia entre a meritocracia e a luta de classes apresenta visões iguais, ambas jamais terão divisões sociais.

 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


C) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


E) As asserções I e II são falsas.


User badge image
Kauitta Gonçalves

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as asserções: I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais. Verdadeiro, pois o texto realmente discute a dicotomia entre a perspectiva liberal (meritocracia) e a perspectiva progressista (luta de classes). II. A dicotomia entre a meritocracia e a luta de classes apresenta visões iguais, ambas jamais terão divisões sociais. Falso, essa afirmação é incorreta, pois as visões de meritocracia e luta de classes são opostas e não iguais. A meritocracia sugere que o sucesso é baseado no mérito individual, enquanto a luta de classes reconhece as divisões sociais e as desigualdades. Agora, vamos às opções: A) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Falso, pois a II é falsa. B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Verdadeiro, essa opção está correta. C) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Falso, pois a II é falsa. D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Falso, pois a I é verdadeira. E) As asserções I e II são falsas. Falso, pois a I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções apresentadas: I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais. Verdadeiro, o texto menciona a dicotomia entre uma perspectiva mais liberal, baseada na meritocracia, e uma perspectiva mais progressista, de vertente socialista, que enxerga a sociedade dividida em classes sociais. II. A dicotomia entre a meritocracia e a luta de classes apresenta visões iguais, ambas jamais terão divisões sociais. Falso, as visões de meritocracia e luta de classes são opostas e implicam em diferentes formas de divisão social, sendo a meritocracia baseada no mérito individual e a luta de classes na divisão entre classes sociais. Portanto, a alternativa correta que contém as informações verdadeiras é: B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

robson celio dantas dos santos

há 12 meses

a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.


Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina