Logo Passei Direto
Buscar
Tanto a pintura como a escultura, e que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes das obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes na Renascença. A pintura é retratada de forma naturalista e de acordo com os elementos observados, sendo que o aprimorar das técnicas de representação tornam-se um marco deste período. Quanto às técnicas, é possível observar na arte da renascença: I. O contraste acentuado entre áreas claras e escuras de um quadro, influenciando a posterior arte barroca. II. As composições da cena pictórica apresentavam os elementos dispostos em “triângulo” como também de forma horizontal. III. O sfumato e a suavização das gradações tonais, não sendo possível ver onde começa um tom de fundo e termina outro. IV. As esculturas passam a ser produzidas em gessos, por expressar melhor o branco e facilitar o processo de esculpir. É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
a) I, II e III.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O contraste acentuado entre áreas claras e escuras de um quadro, influenciando a posterior arte barroca. Verdadeiro, o uso do claro-escuro, conhecido como chiaroscuro, foi uma técnica muito utilizada na Renascença e influenciou a arte barroca. II. As composições da cena pictórica apresentavam os elementos dispostos em “triângulo” como também de forma horizontal. Verdadeiro, a disposição dos elementos em triângulo e de forma horizontal era comum na arte renascentista para criar equilíbrio e harmonia na composição. III. O sfumato e a suavização das gradações tonais, não sendo possível ver onde começa um tom de fundo e termina outro. Verdadeiro, o sfumato era uma técnica utilizada por artistas renascentistas, como Leonardo da Vinci, para criar transições suaves entre tons, dando uma sensação de profundidade e realismo. IV. As esculturas passam a ser produzidas em gessos, por expressar melhor o branco e facilitar o processo de esculpir. Falso, as esculturas renascentistas eram produzidas principalmente em mármore, bronze e outras pedras, não em gesso. Portanto, a alternativa correta que contém apenas as afirmativas verdadeiras I, II e III é: a) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 6/10 - História da Arte e do Design
Observe a imagem das ânforas antigas de Figuras Vermelhas e Figuras Negras, analisando como são bem definidas em termos de figura e fundo (positivo/negativo):
Os vasos cerâmicos na história da Grécia são tidos como importante artefato, tendo valores simbólicos e emprego prático, como o armazenamento de água e azeite e em rituais da vida cotidiana e funerário.
A partir do contexto apresentado no texto e nas figuras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. Os vasos eram adornados tanto com motivos geométricos quanto com representações figurativas dos temas míticos.
II. Na representação das figuras importava somente as cenas mitológicas. O cotidiano da sociedade grega não fazia parte das representações.
III. A pintura dos vasos tem características próprias, entretanto percebe-se o princípio egípcio de frontalidade nas representações.
IV. As técnicas de pintura, conhecidas como Figuras Negras e Figuras Vermelhas, representavam também o ‘estado de espírito’ das figuras representadas.
Agora, marque a sequência correta:
I. Os vasos eram adornados tanto com motivos geométricos quanto com representações figurativas dos temas míticos.
II. Na representação das figuras importava somente as cenas mitológicas. O cotidiano da sociedade grega não fazia parte das representações.
III. A pintura dos vasos tem características próprias, entretanto percebe-se o princípio egípcio de frontalidade nas representações.
IV. As técnicas de pintura, conhecidas como Figuras Negras e Figuras Vermelhas, representavam também o ‘estado de espírito’ das figuras representadas.
C V, F, V, V

Os termos e conceitos são sempre um desafio na História da Arte, basta tomarmos como exemplo os termos Barroco e Rococó. Com tal afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. (I) No início o Barroco, termo originado a partir do lapidário espanhol Barrueco, remetia à ideia de ‘irregular, contorcido e grotesco’. Assim como o termo Rococó, criado pelos ingleses e que se propunha a ridicularizar as formas entalhadas do Estilo Luis XV. PORQUE (II) Os ‘maneiristas’ tendiam a ver a arte como a “maneira de”, fazendo comparações constantes e severas críticas entre os estilos, principalmente entre o Neoclássico e o Romântico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina