Logo Passei Direto
Buscar
O professor Ezzati, que 'analisa' dados globais há anos, 'diz' estar surpreso com a velocidade com que o quadro mudou. Conjugando os verbos destacados no pretérito imperfeito do indicativo e no pretérito mais que perfeito do indicativo, respectivamente, tem-se:

(A) O professor Ezzati, que analisaria dados globais há anos, disse estar surpreso com a velocidade com que o quadro mudou.
(B) O professor Ezzati, que analisava dados globais há anos, dissera estar surpreso com a velocidade com que o quadro mudou.
(C) O professor Ezzati, que analisara dados globais há anos, dizia estar surpreso com a velocidade com que o quadro mudou.
(D) O professor Ezzati, que analisou dados globais há anos, dizendo estar surpreso com a velocidade com que o quadro mudou.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a conjugação dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo e no pretérito mais que perfeito do indicativo, temos: - "analisa" no pretérito imperfeito do indicativo fica "analisava"; - "diz" no pretérito mais que perfeito do indicativo fica "dissera". Portanto, a opção que apresenta a conjugação correta dos verbos destacados é a alternativa: (B) O professor Ezzati, que analisava dados globais há anos, dissera estar surpreso com a velocidade com que o quadro mudou.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina