Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Toda matéria é formada por átomos, tem massa e ocupa lugar no espaço. Na matéria viva, carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio estão sempre presentes. A molécula de água possui geometria linear e ligação iônica entre seus átomos. Uma das principais moléculas carreadoras de energia presentes nas células é a adenosina trifosfato (ATP). A molécula do ATP é sintetizada normalmente por meio de uma reação de desfosforilação, que consiste na remoção de um fosfato inorgânico de outra molécula, a adenosina monofosfato (AMP). Em uma das reações químicas mais importantes da natureza, a fotossíntese, a massa não é conservada, pois há um gasto muito maior de água durante o processo (6CO2 + 12H2O → C6H12O6 + 6H2O + CO2). Uma base nitrogenada, contida tanto no DNA quanto no RNA, é formada por uma cadeia de carbonos e íons fosfato.
01) A vitamina D, quando presente em excesso no organismo humano, promove a fixação de cálcio e de fósforo nos ossos.
02) O íon fosfato (PO43-) é um sal mineral, e nesse íon o átomo de fósforo possui dez elétrons de valência.
04) O hidreto de fósforo (PH3) é um composto iônico.
08) O tecido ósseo atua como um reservatório de cálcio, o qual é fundamental para o funcionamento adequado de diversos mecanismos do corpo humano.
16) No sulfeto de cálcio (CaS) o cálcio está na forma de cátion monovalente.
a) 01, 02 e 08 são corretas.
b) 02, 04 e 16 são corretas.
c) 04, 08 e 16 são corretas.
d) 01, 08 e 16 são corretas.
e) 02, 08 e 16 são corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações apresentadas: 01) A vitamina D, quando presente em excesso no organismo humano, promove a fixação de cálcio e de fósforo nos ossos. - Correta. 02) O íon fosfato (PO43-) é um sal mineral, e nesse íon o átomo de fósforo possui dez elétrons de valência. - Correta. 04) O hidreto de fósforo (PH3) é um composto iônico. - Incorreta, o hidreto de fósforo é um composto covalente. 08) O tecido ósseo atua como um reservatório de cálcio, o qual é fundamental para o funcionamento adequado de diversos mecanismos do corpo humano. - Correta. 16) No sulfeto de cálcio (CaS) o cálcio está na forma de cátion monovalente. - Incorreta, o cálcio está na forma de cátion bivalente. Portanto, as afirmações corretas são a 01, 02 e 08. A alternativa correta é: a) 01, 02 e 08 são corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina