Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com os sinais clínicos das Clostridioses, assinale verdadeiro ou falso nas seguintes afirmações:
a) Paralisia rígida progressiva, convulsões, cauda em bandeira e dificuldade respiratória são sinais clínicos característicos do Carbúnculo ( ).
b) Morte súbita, mangueira, lesões crepitantes em membros posteriores e anteriores e na tábua do pescoço são sinais clínicos característicos do Tétano ( ).
c) Paralisia flácida, decúbito lateral e esternal e fraqueza muscular generalizada são sinais clínicos característicos do Botulismo ( ).
d) Morte súbita, mangueira, lesões crepitantes em membros posteriores e anteriores e na tábua do pescoço são sinais clínicos característicos do Carbúnculo ( ).
(F) São sinais característicos do Tétano.
(F) São sinais característicos do Carbúnculo
(V)
(V)
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações sobre os sinais clínicos das Clostridioses, temos: a) Paralisia rígida progressiva, convulsões, cauda em bandeira e dificuldade respiratória são sinais clínicos característicos do Carbúnculo (F). Esses sinais clínicos são característicos do Botulismo. b) Morte súbita, mangueira, lesões crepitantes em membros posteriores e anteriores e na tábua do pescoço são sinais clínicos característicos do Tétano (V). Esses são sinais característicos do Tétano. c) Paralisia flácida, decúbito lateral e esternal e fraqueza muscular generalizada são sinais clínicos característicos do Botulismo (V). Esses são sinais característicos do Botulismo. d) Morte súbita, mangueira, lesões crepitantes em membros posteriores e anteriores e na tábua do pescoço são sinais clínicos característicos do Carbúnculo (F). Esses sinais clínicos são característicos do Tétano. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a letra c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Clostridioses: Assinale verdadeiro ou falsos nas seguintes afirmacoes sobre as principais Clostridioses de interesse médico veterinário, justifique as questões falsas:
I ) O bactéria Clostridium tetani tem como porta de entrada feridas acidentais ou iatrogênica profundas, que em condição de anaerobiose induz a forma germinativa da bactéria que passa a produzir toxinas que levam a paralisia flácida, e por meio de terminações nervosas atingem o Sistema Nervoso Central, e pode levar a morte do animal em estado de consciência ( ).
II) O botulismo ocorre após a ingestão de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que por via hematolinfática atua nas junções neuromusculares inibindo a ação do neurotransmissor acetilcolina, o que leva a uma paralisia flácida, e como não atravessa a barreira hematocefálica, o animal morre consciente ( ).
III) O Botulismo ocorre geralmente após a ingestão da bactéria Clostridium botulinum, a qual passa pelo trato gastrointestinal, e por via hematolinfática atinge o fígado, e fica em um estado de latência, até ter uma condição de hipóxia que leve a bactéria a um estado germinativo, o que costuma ocorrer após algum trauma ou lesão, deste modo, a bactéria passa a produzir toxinas que induzem a produção de gás entre a musculatura e o tecido subcutâneo ( ).
IV) A bactéria C. tetani é residente do trato gastrointestinal dos equídeos e eliminadas nas fezes, deste modo se encontra presente no ambiente, o que favorece a ocorrência do tétano pela ingestão das bactérias presentes na pastagem, e leva a morte súbita da maioria dos animais em 72 horas ( ).
(F) No tétano o animal tem paralisia rígida e morre inconsciente.
(V)
(F) patogênese característica do Carbúnculo, não do botulismo.
(F) Tétano não ocorre por ingestão das bactérias, e não leva à morte súbita. A porta de entrada é ferida com anaerobiose, e tem o período de incubação de 7 a 21 dias.