Logo Passei Direto
Buscar
Em 1815, após o Congresso de Viena, a Península Itálica permaneceu bastante fragmentada e, com boa parte de seu território submetido à dominação estrangeira, principalmente austríaca. Entre 1848 e 1870, ocorreu o processo de unificação nacional, que resultou na formação do Estado Italiano. Sobre a unificação italiana, é correto afirmar que:
(a) teve iniciativa sardo-piemontesa e foi concretizada graças à habilidade diplomática do Conde Cavour, que estreitou acordos com a Santa Sé e com a Áustria para a obtenção da unidade.
(b) foi empreendida pelo Reino das Duas Sicílias, onde o rei Francesco II utilizou-se da habilidade militar de Giuseppe Garibaldi para libertar a Lombardia e a Itália Central e, posteriormente ser coroado rei da Itália.
(c) foi marcado pela forte presença de guerras e pela habilidade diplomática e militar de personagens como Garibaldi e Cavour, resultando na coroação de Vítor Emanuel II como rei da Itália.
(d) teve grande apoio das potências estrangeiras, uma vez que o Segundo Império Francês visava eliminar a dominação austríaca e, a Prússia buscava afrontar a influência do Papado por meio da chamada Kulturkampf.
(e) resultou no enfraquecimento da monarquia sabauda e na ascensão do Fascismo Italiano, chefiado por Benito Mussolini.
a) teve iniciativa sardo-piemontesa e foi concretizada graças à habilidade diplomática do Conde Cavour, que estreitou acordos com a Santa Sé e com a Áustria para a obtenção da unidade.
b) foi empreendida pelo Reino das Duas Sicílias, onde o rei Francesco II utilizou-se da habilidade militar de Giuseppe Garibaldi para libertar a Lombardia e a Itália Central e, posteriormente ser coroado rei da Itália.
c) foi marcado pela forte presença de guerras e pela habilidade diplomática e militar de personagens como Garibaldi e Cavour, resultando na coroação de Vítor Emanuel II como rei da Itália.
d) teve grande apoio das potências estrangeiras, uma vez que o Segundo Império Francês visava eliminar a dominação austríaca e, a Prússia buscava afrontar a influência do Papado por meio da chamada Kulturkampf.
e) resultou no enfraquecimento da monarquia sabauda e na ascensão do Fascismo Italiano, chefiado por Benito Mussolini.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: (a) teve iniciativa sardo-piemontesa e foi concretizada graças à habilidade diplomática do Conde Cavour, que estreitou acordos com a Santa Sé e com a Áustria para a obtenção da unidade. Correto. A unificação italiana teve de fato a iniciativa sardo-piemontesa e o Conde Cavour desempenhou um papel fundamental na diplomacia para alcançar a unidade. (b) foi empreendida pelo Reino das Duas Sicílias, onde o rei Francesco II utilizou-se da habilidade militar de Giuseppe Garibaldi para libertar a Lombardia e a Itália Central e, posteriormente ser coroado rei da Itália. Incorreto. A unificação italiana não foi liderada pelo Reino das Duas Sicílias e Francesco II, mas sim pela região sardo-piemontesa e por Vítor Emanuel II. (c) foi marcado pela forte presença de guerras e pela habilidade diplomática e militar de personagens como Garibaldi e Cavour, resultando na coroação de Vítor Emanuel II como rei da Itália. Correto. A unificação italiana de fato envolveu guerras e a atuação de figuras como Garibaldi e Cavour, culminando na coroação de Vítor Emanuel II como rei. (d) teve grande apoio das potências estrangeiras, uma vez que o Segundo Império Francês visava eliminar a dominação austríaca e, a Prússia buscava afrontar a influência do Papado por meio da chamada Kulturkampf. Incorreto. A unificação italiana não teve um grande apoio das potências estrangeiras, sendo um processo mais conduzido internamente. (e) resultou no enfraquecimento da monarquia sabauda e na ascensão do Fascismo Italiano, chefiado por Benito Mussolini. Incorreto. A unificação italiana não resultou diretamente no Fascismo Italiano, que surgiu décadas depois. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: a) teve iniciativa sardo-piemontesa e foi concretizada graças à habilidade diplomática do Conde Cavour, que estreitou acordos com a Santa Sé e com a Áustria para a obtenção da unidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina