Logo Passei Direto
Buscar
Questão 1/10 - Contabilidade Tributária
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) foi instituída pela Lei n° 7.689 de 15 de dezembro de 1988, portanto após a Lei n° 5.172 de 1966 que instituiu o CTN e devido a isso não é detalhada em nosso código tributário. Pode-se afirmar que o seu fato gerador é o lucro conforme disposto no art. 194 da Constituição Federal de 1988.
Assim, assinale a única alternativa que apresenta a classificação correta da CSLL:

A É uma taxa, pois é específica e divisível
B É um tributo não vinculado, pois não há uma destinação específica desses valores
C É um tributo indireto, pois o contribuinte de direito é diferente do contribuinte de fato
D É um tributo vinculado, pois os valores arrecadados são destinados para a manutenção da seguridade social
E É uma contribuição de melhoria, pois são utilizados recursos do Estado para promover melhorias para a população
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): A) É uma taxa, pois é específica e divisível - Incorreto. A CSLL não é uma taxa, mas sim uma contribuição. B) É um tributo não vinculado, pois não há uma destinação específica desses valores - Correto. A CSLL é considerada um tributo não vinculado, pois sua arrecadação não é destinada a um fim específico. C) É um tributo indireto, pois o contribuinte de direito é diferente do contribuinte de fato - Incorreto. A CSLL é um tributo direto, pois incide sobre o lucro das empresas. D) É um tributo vinculado, pois os valores arrecadados são destinados para a manutenção da seguridade social - Incorreto. Embora a CSLL contribua para a seguridade social, não é considerada um tributo vinculado. E) É uma contribuição de melhoria, pois são utilizados recursos do Estado para promover melhorias para a população - Incorreto. A CSLL não se encaixa na definição de contribuição de melhoria. Portanto, a alternativa correta é: B) É um tributo não vinculado, pois não há uma destinação específica desses valores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) É uma taxa, pois é específica e divisível - A CSLL não se enquadra como uma taxa, pois não possui a característica de contraprestação de um serviço público específico e divisível. B) É um tributo não vinculado, pois não há uma destinação específica desses valores - A CSLL é um tributo vinculado, com destinação específica para a seguridade social. C) É um tributo indireto, pois o contribuinte de direito é diferente do contribuinte de fato - A classificação de tributo indireto não se aplica à CSLL, pois essa classificação está relacionada à forma de incidência do tributo, não à destinação dos valores arrecadados. D) É um tributo vinculado, pois os valores arrecadados são destinados para a manutenção da seguridade social - A CSLL é de fato um tributo vinculado, pois os valores arrecadados são destinados para a manutenção da seguridade social, conforme previsto em legislação específica. E) É uma contribuição de melhoria, pois são utilizados recursos do Estado para promover melhorias para a população - A CSLL não se enquadra como uma contribuição de melhoria, pois não está relacionada a melhorias específicas realizadas pelo Estado. Portanto, a alternativa correta é: D) É um tributo vinculado, pois os valores arrecadados são destinados para a manutenção da seguridade social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina