Logo Passei Direto
Buscar

O crime de importunação sexual, previsto no artigo 215-A do Código Penal, foi incluido ao diploma repressivo material com a lei 13.718/2018 e se configura na conduta dolosa do sujeito ativo que pratica contra alguém e sem a sua anuência, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascivia ou de terceiro.


Considerando os conhecimentos construídos no decorrer dos estudos sobre os crimes sexuais, assinale a alternativa correta:


O crime de importunação sexual se constitui de infração penal de menor potencial ofensivo.


O crime se verifica tanto na forma dolosa quanto na forma culposa


Trata-se de crime próprio em relação ao sujeito passivo, eis que o tipo penal exige condições e características pessoais da vituma para configuração do delito.


E crime de ação penal privada


Configura-se apenas na modalidade dolosa e é considerado crime comum tanto em relação ao sujeito ativo quanto ao sujeito passivo.

User badge image
Reginaldo Teschi

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O crime de importunação sexual, previsto no artigo 215-A do Código Penal, é considerado um crime doloso e não se configura como uma infração penal de menor potencial ofensivo. Além disso, ele não admite a forma culposa, pois a intenção de satisfazer a própria lascívia ou de terceiro é um elemento essencial do tipo penal. Portanto, a alternativa correta é que "configura-se apenas na modalidade dolosa e é considerado crime comum tanto em relação ao sujeito ativo quanto ao sujeito passivo."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O crime de importunação sexual, previsto no artigo 215-A do Código Penal, foi incluído com a lei 13.718/2018 e consiste na conduta dolosa do sujeito ativo que pratica ato libidinoso contra alguém sem sua anuência. Este crime não se constitui como infração penal de menor potencial ofensivo, pode ocorrer tanto de forma dolosa quanto culposa, não é um crime próprio em relação ao sujeito passivo, não é de ação penal privada e configura-se apenas na modalidade dolosa, sendo considerado crime comum em relação ao sujeito ativo e passivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante de tal assertiva e considerando os conhecimentos construídos no decorrer dos estudos, analise as alternativas abaixo, assinalando a única correta: O crime de estupro se configura independente de violência ou grave ameaça quando, por exemplo, a vítima não tem, por qualquer motivo, condição de opor resistência a conduta. O crime de estupro se configura tanto com a violência ou grave ameaça, quanto na hipótese da vítima, por sua condição, não puder opor resistência à conduta. O crime de estupro se configura independente de violência ou grave ameaça quando, por exemplo, o autor se vale da fraude para conseguir manter relação sexual com a vítima. O crime de estupro se configura tanto com a violência ou grave ameaça, quanto nas hipóteses do autor se vale da fraude para conseguir manter relação sexual com a vítima. O crime de estupro tem como elementar a violência ou grave ameaça na conduta, não ocorrendo o crime sem tal elementar.

O crime de estupro se configura independente de violência ou grave ameaça quando, por exemplo, a vítima não tem, por qualquer motivo, condição de opor resistência a conduta.
O crime de estupro se configura tanto com a violência ou grave ameaça, quanto na hipótese da vítima, por sua condição, não puder opor resistência à conduta.
O crime de estupro se configura independente de violência ou grave ameaça quando, por exemplo, o autor se vale da fraude para conseguir manter relação sexual com a vítima.
O crime de estupro se configura tanto com a violência ou grave ameaça, quanto nas hipóteses do autor se vale da fraude para conseguir manter relação sexual com a vítima.
O crime de estupro tem como elementar a violência ou grave ameaça na conduta, não ocorrendo o crime sem tal elementar.

Mais conteúdos dessa disciplina