Logo Passei Direto
Buscar
Pode-se dizer que o fascismo italiano foi a primeira ditadura de direita que dominou um país europeu: ele era uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas. É possível conceber um movimento totalitário que consiga juntar monarquia e revolução, exército real e milícia pessoal de Mussolini, os privilégios concedidos à Igreja e uma educação estatal que exaltava a violência e o livre mercado? A partir da leitura do texto do escritor italiano Umberto Eco (1932-2016), é correto afirmar que o fascismo italiano
A) era marcado pela política de integração europeia, eliminação de fronteiras nacionais e produção regulada pelo Estado.
B) resultou da combinação de ideários político-filosóficos inicialmente incompatíveis, valendo-se da violência como instrumento político.
a) Apenas a afirmativa A está correta.
b) Apenas a afirmativa B está correta.
c) Ambas as afirmativas estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando o texto e as alternativas apresentadas, podemos concluir que a afirmativa correta é a seguinte: B) Apenas a afirmativa B está correta. Isso porque o fascismo italiano, conforme descrito no texto de Umberto Eco, de fato resultou da combinação de ideários político-filosóficos inicialmente incompatíveis, como a junção de monarquia e revolução, exército real e milícia pessoal de Mussolini, entre outros elementos. Além disso, o fascismo italiano utilizava a violência como instrumento político, o que está de acordo com a afirmativa B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina