Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
O Brasil possui um território de 8.514.877 km² e é considerado o país de maior diversidade biológica, destacando-se no ranking mundial e abrigando cerca de 14% da diversidade de plantas do mundo.

Sobre a biodiversidade brasileira, assinale a alternativa CORRETA:

A As combinações de diferentes fatores, como a variedade climática, de relevos, de solos e de vegetação, produzem diferentes biomas e ecossistemas.
B Seus produtos vegetais são importantes para as inovações dos setores de fármacos, cosméticos, fragrâncias, agronômicos, petroquímicos e suplementos alimentares.
C A biodiversidade dá ao país a possibilidade de competitividade diante de demandas ambientais e biotecnológicas, nas quais os investimentos econômicos geram grandes capitais naturais.
D O número de espécies conhecidas no território estão documentadas em coleções biológicas por iconografia.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A) As combinações de diferentes fatores, como a variedade climática, de relevos, de solos e de vegetação, produzem diferentes biomas e ecossistemas - Esta alternativa está correta, pois a diversidade de fatores no território brasileiro contribui para a formação de diversos biomas e ecossistemas. B) Seus produtos vegetais são importantes para as inovações dos setores de fármacos, cosméticos, fragrâncias, agronômicos, petroquímicos e suplementos alimentares - Esta alternativa também está correta, pois a biodiversidade brasileira fornece uma ampla gama de recursos naturais que são utilizados em diversos setores industriais. C) A biodiversidade dá ao país a possibilidade de competitividade diante de demandas ambientais e biotecnológicas, nas quais os investimentos econômicos geram grandes capitais naturais - Esta alternativa está correta, pois a biodiversidade do Brasil pode ser um diferencial competitivo em termos de inovação e desenvolvimento sustentável. D) O número de espécies conhecidas no território estão documentadas em coleções biológicas por iconografia - Esta alternativa está incorreta, pois o número de espécies conhecidas não necessariamente está documentado apenas por iconografia, mas sim por meio de estudos científicos e coleções biológicas. Portanto, as alternativas corretas são A, B e C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para as células pétreas de pera, assinale a alternativa CORRETA:
A São paredes rígidas, presentes em células mortas, conferindo resistência à estrutura do tecido vegetal em que está depositada, e rompimento celular em caso de entrada e excesso de água.
B Em células pétreas há a presença de parede primária espessa, depositada internamente à parede secundária.
C São paredes rígidas que proporcionam o transporte e a troca de substâncias e estímulos, sendo ainda as estruturas responsáveis pelo transporte de hormônios de crescimento e amadurecimento do fruto.
D São paredes rígidas que não permitem o crescimento celular e sua viscosidade promove regulação de entrada e saída de água.
A
B
C
D

No Brasil podemos encontrar diferentes tipos de biomas. Esses biomas são importantes não somente como recursos naturais para o país, mas também se destacam como ambientes de grande riqueza natural para o planeta. De acordo com as espécies vegetais com potencial de crescimento do mercado, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Cacau, açaí, bacuri, castanha-do-pará, seringueira, jaborandi, copaíba.
( ) Brejaúva, indaiá, palmito, ingá-feijão, ingá-mirim, araçá, amorinha.
( ) Pequi, mangaba, araticum, caju-do-cerrado, maracujás, baru.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - II - III.
D II - III - I.

[Microscopia e Preparação de Lâmina Histológica Vegetal] Apesar dos grandes avanços no estudo das células e tecidos dos seres vivos, o sucesso na observação dessas estruturas depende do correto manuseio do microscópio óptico. Para tal, é necessário que o estudante ou profissional conheça as estruturas do microscópio e o modo como estas operam. A utilização do equipamento requer alguns passos básicos, os quais devem ser executados em uma sequência lógica. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Ligar o microscópio e girar o parafuso macrométrico até que a platina seja completamente abaixada; após, colocar a lâmina na platina.
Após ligar o microscópio, certificar se a lente objetiva de maior aumento está corretamente posicionada sobre a lâmina.
Após colocar a lâmina, executar a transição do revólver para os aumentos de 10x e de 40x; lembrando que é extremamente importante utilizar o óleo de imersão ao utilizar a lente de 40x.
Para ajustar o foco de observação, devemos utilizar o charriot, ajustando a intensidade de luz com o auxílio do revólver, para que a iluminação esteja a mais adequada possível.
A
B
C
D

) Planta medicinal ou suas partes que contenham as substâncias ou classes de substâncias responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta, estabilização, quando aplicável, e secagem, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.

( ) Produto obtido de matéria-prima ativa vegetal, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa, incluindo medicamento fitoterápico e produto tradicional fitoterápico. Pode ser simples, quando o ativo é proveniente de uma única espécie vegetal, ou composto, quando o ativo é proveniente de mais de uma espécie vegetal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A II - V - VI - I - IV - III.
B I - V - VI - III - II - IV.
C IV - V - VI - I - II - III.
D IV - VI - V - I - II - III.

Sobre a estrutura observada para as células pétreas de pera, assinale a alternativa CORRETA:
A São paredes rígidas, presentes em células mortas, conferindo resistência à estrutura do tecido vegetal em que está depositada, e rompimento celular em caso de entrada e excesso de água.
B Em células pétreas há a presença de parede primária espessa, depositada internamente à parede secundária.
C São paredes rígidas que proporcionam o transporte e a troca de substâncias e estímulos, sendo ainda as estruturas responsáveis pelo transporte de hormônios de crescimento e amadurecimento do fruto.
D São paredes rígidas que não permitem o crescimento celular e sua viscosidade promove regulação de entrada e saída de água.

Mais conteúdos dessa disciplina