Logo Passei Direto
Buscar
Correto Atingiu 1,00 de 1,00 O termo “fonte do direito” é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindo-se em algumas modalidades. Assim sendo, considera-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho: Escolha uma opção: a. As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica. b. Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional. c. A sentença normativa proferida em dissídio coletivo. d. Os fenômenos sociais, políticos e econômicos que inspir

a. As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
b. Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional.
c. A sentença normativa proferida em dissídio coletivo.
d. Os fenômenos sociais, políticos e econômicos que inspir
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho é aquela que é imposta às partes, ou seja, é externa a elas. Dentre as opções apresentadas, a alternativa correta é: a. As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Em relação aos princípios e às fontes do direito do trabalho, assinale a opção correta. Escolha uma opção: a. Na falta de disposições legais ou contratuais, a justiça do trabalho ou as autoridades administrativas poderão decidir o caso de acordo com os usos e costumes, que são fontes do direito do trabalho. b. Os princípios gerais de direito não são aplicados na interpretação das normas do direito do trabalho, ainda que subsidiariamente. c. Por conter regras específicas acerca da maioria dos institutos trabalhistas, na análise de um caso concreto, a Consolidação das Leis do Trabalho pode se sobrepor aos dispositivos constantes da Constituição Federal de 1988 (CF). d. A sentença normativa é fonte do direito do trabalho, mas não o são os atos normativos do Poder Executivo. e. Em virtude do princípio da boa-fé, via de regra, o trabalhador pode renunciar a seu direito de férias, se assim preferir. A resposta correta é: Na falta de disposições legais ou contratuais, a justiça do trabalho ou as autoridades administrativas poderão decidir o caso de acordo com os usos e costumes, que são fontes do direito do trabalho.

a. Na falta de disposições legais ou contratuais, a justiça do trabalho ou as autoridades administrativas poderão decidir o caso de acordo com os usos e costumes, que são fontes do direito do trabalho.
b. Os princípios gerais de direito não são aplicados na interpretação das normas do direito do trabalho, ainda que subsidiariamente.
c. Por conter regras específicas acerca da maioria dos institutos trabalhistas, na análise de um caso concreto, a Consolidação das Leis do Trabalho pode se sobrepor aos dispositivos constantes da Constituição Federal de 1988 (CF).
d. A sentença normativa é fonte do direito do trabalho, mas não o são os atos normativos do Poder Executivo.
e. Em virtude do princípio da boa-fé, via de regra, o trabalhador pode renunciar a seu direito de férias, se assim preferir.

Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Analise as proposituras em relação à Teoria Geral do Direito do Trabalho e responda. I- O princípio da intangibilidade contratual subjetiva determina ao Juiz do Trabalho privilegiar a situação fática prática em confronto com documentos ou do rótulo conferido à relação jurídica material. II- Os regulamentos empresariais não podem ser considerados como fontes formais do Direito do Trabalho uma vez que não conferem à regra jurídica o caráter de direito positivo. III- Não há previsão expressa no texto consolidado no sentido de que a Justiça do Trabalho decidirá sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público, até mesmo em razão do “princípio tutelar” que norteia o Direito do Trabalho. IV- A primazia dos preceitos de ordem pública na formação do conteúdo do contrato de trabalho está expressamente enunciada pela legislação brasileira, ao dispor a CLT que as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes. V- No Direito do Trabalho são exemplos de fontes heterônomas a Constituição Federal e a Sentença Normativa e são exemplos de fontes autônomas a Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo Coletivo de Trabalho. Estão corretas apenas as assertivas: Escolha uma opção: a. II e V. b. IV e V. c. III, IV e V. d. l, II e IV. e. I, III e IV. A resposta correta é: IV e V.

a. II e V.
b. IV e V.
c. III, IV e V.
d. l, II e IV.
e. I, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina