Logo Passei Direto
Buscar
O Brasil adota: - Forma de Governo →republicana. - Forma de Estado → federação. - Sistema de Governo → presidencialista. - Entes componentes da federação → União, Estados, Municípios e DF.

a) Forma de Governo → monarquia. Forma de Estado → confederação. Sistema de Governo → parlamentarista. Entes componentes da federação → União, Estados, Municípios e Territórios Federais.
b) Forma de Governo → republicana. Forma de Estado → federação. Sistema de Governo → presidencialista. Entes componentes da federação → União, Estados, Municípios e DF.
c) Forma de Governo → ditadura. Forma de Estado → federação. Sistema de Governo → presidencialista. Entes componentes da federação → União, Estados, Municípios e DF.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que o Brasil adota: - Forma de Governo → republicana - Forma de Estado → federação - Sistema de Governo → presidencialista - Entes componentes da federação → União, Estados, Municípios e DF Dessa forma, a alternativa correta é: b) Forma de Governo → republicana. Forma de Estado → federação. Sistema de Governo → presidencialista. Entes componentes da federação → União, Estados, Municípios e DF.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é a classificação dogmática correta das Constituições?

a) Quanto ao conteúdo: materiais e formais; Quanto à forma: escritas e não escritas; Quanto ao modo de elaboração: dogmáticas e históricas; Quanto à origem: populares (democráticas) ou outorgadas; Quanto à estabilidade: rígidas, flexíveis e semi rígidas.
b) Quanto à origem: Outorgadas, Democráticas, Cesaristas, Dualistas; Quanto à forma: Escritas, Não-escritas; Quanto ao modo de elaboração: Dogmáticas.
c) Quanto ao conteúdo: materiais e formais; Quanto à forma: escritas e não escritas; Quanto à origem: populares (democráticas) ou outorgadas; Quanto à estabilidade: rígidas, flexíveis e semi rígidas.

Na ação de inconstitucionalidade interventiva, qual das afirmativas está correta?
No processo de ação de inconstitucionalidade interventiva:
- Visa não apenas obter a declaração de inconstitucionalidade, mas também restabelecer a ordem constitucional no Estado, ou Município, mediante a intervenção.
- A sentença não será meramente declaratória, não cabendo ao Senado a suspensão da execução do ato.
- A Constituição declara que o decreto se limitará a suspender a execução do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade.
- A decisão tem um efeito condenatório que fundamenta o decreto de intervenção.
- A condenação tem efeito constitutivo da sentença que faz coisa julgada material erga omnes.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.

Quais são os legitimados para proposição de edição de súmula vinculante de acordo com o art. 3º da Lei nº 11.417/2006?

I - o Presidente da República;
II - a Mesa do Senado Federal;
III – a Mesa da Câmara dos Deputados;
IV – o Procurador-Geral da República;
V - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
VI - o Defensor Público-Geral da União;
VII – partido político com representação no Congresso Nacional;
VIII – confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional;
IX – a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
X - o Governador de Estado ou do Distrito Federal;
XI - os Tribunais Superiores, os Tribunais de Justiça de Estados ou do Distrito Federal e Territórios, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho, os Tribunais Regionais Eleitorais e os Tribunais Militares.

na competência legislativa somente a União vai legislar, privativamente, sobre as matérias arroladas no artigo 22, como por exemplo, sobre transporte. Contudo, Lei Complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas no artigo 22, da CF/88, conforme prevê o parágrafo único desse mesmo artigo. Tal delegação de assuntos da competência legislativa privativa da União aos Estados depende do cumprimento de três requisitos:

a) Competências Tributárias: são as que estabelecem o poder para instituir tributos de que dispõem todos os entes federados, como uma das formas de manutenção da sua autonomia.
b) Modelos de Repartição de Competências: Clássico, Moderno, Horizontal, Vertical.
c) Repartição Horizontal: A Constituição outorga aos entes federativos competência para atuar em áreas específicas, sem a interferência de um sobre o outro, sob pena de inconstitucionalidade. Esse tipo de repartição de competências é característico dos Estados que adotam um federalismo dual ou clássico.
d) Repartição Vertical: As competências serão exercidas em conjunto pelos entes federativos, que irão, portanto, atuar de forma coordenada. Esse tipo de repartição de competências é característica dos Estados que adotam um federalismo de cooperação ou neoclássico.

Imunidades dos Deputados Estaduais, Deputados Distritais e Vereadores:

Deputados Estaduais gozam de imunidade formal e imunidade material. Vereadores têm apenas imunidade material e são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato apenas na circunscrição do Município.

Incompatibilidades dos Parlamentares:

Desde a expedição do diploma, é vedado firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes; aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis 'ad nutum', em pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público. Desde a posse, é vedado ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada; ocupar cargo ou função.

Qual é a regra para a eleição de Prefeito e Vice-Prefeito em municípios com mais de 200.000 eleitores?

a) Adota-se o sistema majoritário de dois turnos.
b) Será eleito o candidato que obtiver o maior número de votos.
c) Caso não obtenha maioria na primeira votação, será realizada nova eleição.

Nos casos de crime de responsabilidade: a)Os Ministros de Estado são julgados pelo STF nos crimes comuns. b)Os Ministros de Estado são julgados pelo STF nos crimes de responsabilidade "autônomos". c)Os Ministros de Estado são julgados pelo Senado Federal nos crimes de responsabilidade conexos com os do Presidente.

a)Os Ministros de Estado são julgados pelo STF nos crimes comuns.
b)Os Ministros de Estado são julgados pelo STF nos crimes de responsabilidade "autônomos".
c)Os Ministros de Estado são julgados pelo Senado Federal nos crimes de responsabilidade conexos com os do Presidente.

Ocupantes da “linha sucessória” do Presidente da República, ao se tornarem réus em processo penal, ficarão afastados de suas funções?
a) Aqueles que forem réus em processo-criminal não poderão, em hipótese alguma, exercer o ofício de Presidente da República. Não será admissível, dessa forma, que réus em ação penal efetivamente substituam o Presidente da República.
b) O fato de ser réu em processo criminal não impede que o indivíduo exerça a Presidência da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do STF.

Qual é a finalidade do remédio constitucional conhecido como Habeas Data?

a) Assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
b) Retificar dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

Mais conteúdos dessa disciplina