Logo Passei Direto
Buscar
Em 1927, foi aprovada a primeira legislação voltada ao atendimento das crianças: o Código de Menores. Qual era a sua finalidade?
a. Coibir fortemente atos violentos praticados por menores e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
b. Favorecer a forte repressão a atos infracionais praticados por crianças e adolescentes e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
c. Prestar assistência, proteção e vigilância a menores de 18 anos em condições irregulares e àqueles entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
d. Prestar proteção integral à criança e ao adolescente em qualquer situação, bem como para indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
e. Definir a palavra menor perante a Legislação e também definir métodos de repressão a atos infracionais praticados por adolescentes.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a. Coibir fortemente atos violentos praticados por menores e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei. - Esta opção não reflete a finalidade principal do Código de Menores. b. Favorecer a forte repressão a atos infracionais praticados por crianças e adolescentes e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei. - A ideia de repressão não condiz com a abordagem de assistência e proteção prevista na legislação. c. Prestar assistência, proteção e vigilância a menores de 18 anos em condições irregulares e àqueles entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei. - Esta opção está mais alinhada com a finalidade do Código de Menores em oferecer assistência e proteção. d. Prestar proteção integral à criança e ao adolescente em qualquer situação, bem como para indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei. - Esta opção reflete a ideia de proteção integral, o que está de acordo com a finalidade do Código de Menores. e. Definir a palavra menor perante a Legislação e também definir métodos de repressão a atos infracionais praticados por adolescentes. - A definição de menor e métodos de repressão não são os principais objetivos do Código de Menores. Portanto, a opção correta é: d. Prestar proteção integral à criança e ao adolescente em qualquer situação, bem como para indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A questão social é um tema de suma importância para o Serviço Social, já que consiste no objeto de trabalho dos assistentes sociais. A respeito da questão social e de suas expressões, materializadas nas famílias, assinale a afirmativa que está correta.
a. Eventuais situações de vulnerabilidade social às quais as famílias fiquem expostas devido às expressões da questão social por elas vivenciadas não requerem intervenção estatal.
b. As famílias que vivenciam expressões da questão social ficam potencializadas a prover ambientes saudáveis e seguros aos seus membros.
c. As expressões da questão social se materializam no cotidiano de vida das famílias monoparentais. O fenômeno não pode ser observado no caso das famílias nucleares.
d. A questão social é constituída por duas dimensões indissociáveis: uma diz respeito às expressões de desigualdades sociais e outra diz respeito às resistências.
e. O uso do termo questão social é recente e diz respeito às transformações societárias que impactam o cotidiano das famílias.
a) Eventuais situações de vulnerabilidade social às quais as famílias fiquem expostas devido às expressões da questão social por elas vivenciadas não requerem intervenção estatal.
b) As famílias que vivenciam expressões da questão social ficam potencializadas a prover ambientes saudáveis e seguros aos seus membros.
c) As expressões da questão social se materializam no cotidiano de vida das famílias monoparentais. O fenômeno não pode ser observado no caso das famílias nucleares.
d) A questão social é constituída por duas dimensões indissociáveis: uma diz respeito às expressões de desigualdades sociais e outra diz respeito às resistências.
e) O uso do termo questão social é recente e diz respeito às transformações societárias que impactam o cotidiano das famílias.

Em 1927, foi aprovada a primeira legislação voltada ao atendimento das crianças: o Código de Menores.
Qual era a sua finalidade?
a. Coibir fortemente atos violentos praticados por menores e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
b. Favorecer a forte repressão a atos infracionais praticados por crianças e adolescentes e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
c. Prestar assistência, proteção e vigilância a menores de 18 anos em condições irregulares e àqueles entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
d. Prestar proteção integral à criança e ao adolescente em qualquer situação, bem como para indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
e. Definir a palavra menor perante a Legislação e também definir métodos de repressão a atos infracionais praticados por adolescentes.
a) Coibir fortemente atos violentos praticados por menores e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
b) Favorecer a forte repressão a atos infracionais praticados por crianças e adolescentes e indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
c) Prestar assistência, proteção e vigilância a menores de 18 anos em condições irregulares e àqueles entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
d) Prestar proteção integral à criança e ao adolescente em qualquer situação, bem como para indivíduos entre 18 e 21 anos, conforme situação expressa em lei.
e) Definir a palavra menor perante a Legislação e também definir métodos de repressão a atos infracionais praticados por adolescentes.

O assistente social tem no espaço sociojurídico uma importante área para atuação. No entanto, esse termo ainda gera dúvidas sobre seu significado. Assim, quando se fala em espaço sociojurídico, está se referindo a que?
a. Ao conjunto de áreas em que a ação social do Serviço Social articula-se a ações de natureza jurídica, como o sistema penitenciário, o sistema de segurança, os sistemas de proteção e acolhimento, etc.
b. Ao trabalho desenvolvido exclusivamente no Poder Judiciário, Ministério Público e Defensorias Públicas.
c. A todo trabalho em rede que tem como finalidade a garantia de direitos.
d. Ao trabalho desenvolvido no Poder Judiciário, especialmente nas áreas da infância e juventude.
e. À atuação profissional do assistente social e do psicólogo junto à população que precisa recorrer à justiça para assegurar direitos.
a) Ao conjunto de áreas em que a ação social do Serviço Social articula-se a ações de natureza jurídica, como o sistema penitenciário, o sistema de segurança, os sistemas de proteção e acolhimento, etc.
b) Ao trabalho desenvolvido exclusivamente no Poder Judiciário, Ministério Público e Defensorias Públicas.
c) A todo trabalho em rede que tem como finalidade a garantia de direitos.
d) Ao trabalho desenvolvido no Poder Judiciário, especialmente nas áreas da infância e juventude.
e) À atuação profissional do assistente social e do psicólogo junto à população que precisa recorrer à justiça para assegurar direitos.

O Plano Nacional de Promoção, Proteção Integral e Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes é um documento importante na trajetória da garantia de direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Sobre ele, é correto afirmar que:
a. Entre as diretrizes do Plano, está posta a centralidade na sociedade civil e a ausência de autonomia para crianças, adolescentes e suas famílias.
b. O Plano apresenta ênfase ao direito à convivência comunitária em detrimento da convivência familiar.
c. O documento preza que, nos casos em que ocorrem violações de direitos de crianças e adolescentes no âmbito da família, esses devem ser privados do convívio familiar e também comunitário, ficando até a fase adulta nas instituições ou nas famílias acolhedoras.
d. O Plano não tem relevância no histórico de garantia de direitos de crianças e adolescentes no Brasil, pois ele não reconhece esse público como sujeitos de direitos.
e. Uma das diretrizes fundamentais do Plano é o caráter provisório e excepcional da colocação de crianças e adolescentes nos Programas de Famílias Acolhedoras e de Acolhimento Institucional.
a) Entre as diretrizes do Plano, está posta a centralidade na sociedade civil e a ausência de autonomia para crianças, adolescentes e suas famílias.
b) O Plano apresenta ênfase ao direito à convivência comunitária em detrimento da convivência familiar.
c) O documento preza que, nos casos em que ocorrem violações de direitos de crianças e adolescentes no âmbito da família, esses devem ser privados do convívio familiar e também comunitário, ficando até a fase adulta nas instituições ou nas famílias acolhedoras.
d) O Plano não tem relevância no histórico de garantia de direitos de crianças e adolescentes no Brasil, pois ele não reconhece esse público como sujeitos de direitos.
e) Uma das diretrizes fundamentais do Plano é o caráter provisório e excepcional da colocação de crianças e adolescentes nos Programas de Famílias Acolhedoras e de Acolhimento Institucional.

Mais conteúdos dessa disciplina