Logo Passei Direto
Buscar
Kleiman destaca que as atividades de letramento se expandem para diversos contextos e não se reduzem às práticas escolares, nesse sentido podemos afirmar EXCETO:
A pessoa letrada é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter a mesma condição social e cultural –se trata propriamente de mudar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura – sua relação com os outros, com o contexto, com os bens culturais torna-se diferente.
A partir dos dois anos a criança torna-se mais dependente.
User badge image
PsicoEducacao

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Podemos afirmar que a opção correta é: "A partir dos dois anos a criança torna-se mais dependente." Essa afirmação não condiz com o conceito de letramento exposto por Kleiman, que destaca a ampliação das práticas de letramento para além do contexto escolar e a transformação da pessoa letrada em sua relação com a sociedade e a cultura, não se referindo à dependência infantil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o ensino fundamental no Brasil – uma análise da efetivação do direito à educação obrigatória. Assinale V para alternativas verdadeiras e F para falsas.
( ) O atraso em termos de oferta e cobertura escolar em que o Brasil se encontrava, até meados do século passado, colocava sob ameaça o acelerado processo de urbanização da população brasileira e o desenvolvimento econômico que vinha se consolidando no país a partir da década de 1960.
( ) Número absoluto de analfabetos no país atualmente (14,9 milhões) é mais que o dobro do que era em 1900 (6,3 milhões), fato esse para o qual já chamava a atenção Anísio Teixeira em estudo de 1953 (apud Brasil, 2003, p.6).
( ) Os alunos chegavam ao sistema de ensino, lá permanecendo alguns anos, mas não concluíam qualquer etapa do seu processo de formação, em virtude de múltiplas reprovações seguidas de abandono” (Oliveira, 2007, p. 671).
( ) A Lei nº 9.394/96 se mostra contribuidora dessa tendência de regularização de fluxo, ao possibilitar a adoção de mecanismos como os ciclos, a aceleração de estudos, a recuperação paralela e a reclassificação, entre outras medidas indicadas nos artigos 23, 24 e 32, parágrafos 1º e 2º, destaca Oliveira (2009).
( ) Ainda existe um número considerável de alunos que não chegam às séries finais do ensino fundamental, posto como mostram os dados da referida tabela, um percentual de 8,8% continua vigorando de diferença entre as séries iniciais e finais dessa etapa.
F, F, V, F, V;

Mais conteúdos dessa disciplina