Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a história da educação, julgue as afirmativas:
I- A educação e a sociedade serviram de modelo para muitas sociedades durante séculos. Alguns historiadores argumentam que a educação sempre foi espontânea e dinâmica ao longo do tempo. As interações com o mundo e com outros indivíduos sempre possibilitaram algum tipo de aprendizado, além de observar membros mais velhos da tribo caçando, fenômenos naturais, comportamentos, microrregiões, rituais, etc.
II- O acesso das pessoas à educação na Grécia Antiga não era adequado para todas as crianças. No entanto, esse acesso depende do poder aquisitivo da controladora e é distribuído de forma desigual e privilegiada.
III- Na Idade Moderna, a educação romana foi fortemente influenciada pela tradição espartana. Os alunos foram educados de acordo com a mentalidade conservadora da época e a educação foi desenvolvida de acordo com os rígidos ensinamentos da Igreja Protestante.
IV- A história da educação em geral avançou gradativamente e de diferentes maneiras devido à relação contraditória dos diferentes modos políticos no Brasil.
Resposta Marcada : I, II e IV estão corretas
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
User badge image
PsicoEducacao

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- A educação e a sociedade serviram de modelo para muitas sociedades durante séculos. Alguns historiadores argumentam que a educação sempre foi espontânea e dinâmica ao longo do tempo. As interações com o mundo e com outros indivíduos sempre possibilitaram algum tipo de aprendizado, além de observar membros mais velhos da tribo caçando, fenômenos naturais, comportamentos, microrregiões, rituais, etc. Esta afirmativa está correta ao destacar a importância da educação ao longo da história e como as interações sociais contribuem para o aprendizado. II- O acesso das pessoas à educação na Grécia Antiga não era adequado para todas as crianças. No entanto, esse acesso depende do poder aquisitivo da controladora e é distribuído de forma desigual e privilegiada. Esta afirmativa está correta ao destacar a desigualdade de acesso à educação na Grécia Antiga. III- Na Idade Moderna, a educação romana foi fortemente influenciada pela tradição espartana. Os alunos foram educados de acordo com a mentalidade conservadora da época e a educação foi desenvolvida de acordo com os rígidos ensinamentos da Igreja Protestante. Esta afirmativa está incorreta, pois mistura referências históricas de períodos diferentes e culturas diferentes (Romana, Espartana e Igreja Protestante). IV- A história da educação em geral avançou gradativamente e de diferentes maneiras devido à relação contraditória dos diferentes modos políticos no Brasil. Esta afirmativa está incorreta, pois se refere especificamente à história da educação no Brasil, não abordando o avanço da história da educação de forma geral. Portanto, as afirmativas corretas são apenas a I e II. A alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: a) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o ensino fundamental no Brasil – uma análise da efetivação do direito à educação obrigatória. Assinale V para alternativas verdadeiras e F para falsas.
( ) O atraso em termos de oferta e cobertura escolar em que o Brasil se encontrava, até meados do século passado, colocava sob ameaça o acelerado processo de urbanização da população brasileira e o desenvolvimento econômico que vinha se consolidando no país a partir da década de 1960.
( ) Número absoluto de analfabetos no país atualmente (14,9 milhões) é mais que o dobro do que era em 1900 (6,3 milhões), fato esse para o qual já chamava a atenção Anísio Teixeira em estudo de 1953 (apud Brasil, 2003, p.6).
( ) Os alunos chegavam ao sistema de ensino, lá permanecendo alguns anos, mas não concluíam qualquer etapa do seu processo de formação, em virtude de múltiplas reprovações seguidas de abandono” (Oliveira, 2007, p. 671).
( ) A Lei nº 9.394/96 se mostra contribuidora dessa tendência de regularização de fluxo, ao possibilitar a adoção de mecanismos como os ciclos, a aceleração de estudos, a recuperação paralela e a reclassificação, entre outras medidas indicadas nos artigos 23, 24 e 32, parágrafos 1º e 2º, destaca Oliveira (2009).
( ) Ainda existe um número considerável de alunos que não chegam às séries finais do ensino fundamental, posto como mostram os dados da referida tabela, um percentual de 8,8% continua vigorando de diferença entre as séries iniciais e finais dessa etapa.
F, F, V, F, V;

Mais conteúdos dessa disciplina